No período em que viveu, o compositor alemão Louis Spohr conseguiu um enorme sucesso e respeito. Reconhecido tanto como violinista virtuoso quanto como compositor inovador, Spohr teve enorme reconhecimento em sua época - mas, curiosamente, caiu em relativo esquecimento após sua morte em 1859. Neste disco, encontramos três dos seus concertos para violino e orquestra.
Comentarei em ordem numérica e não na ordem em que aparece no disco. O Concerto No. 1 foi composto no ano de 1803. É uma obra estruturada nos moldes clássicos conforme Haydn e Mozart. Há insinuações virtuosísticas e operísticas, o que indica a atenção do compositor às exigências do público do século XIX por melodias cantáveis.
Já o Décimo Quarto é do ano de 1833, ou seja, trinta anos mais tarde em relação ao Primeiro. Aqui o compositor já se encontra completamente imerso no romantismo. Ele foi escrito para Ferdinand David, o mesmo violinista que estrearia o Concerto de Mendelssohn alguns anos depois, o que diz muito sobre o prestígio de Spohr entre seus pares.
O Décimo Quinto é do ano de 1836. Este talvez seja o mais maduro dos três concertos aqui encontrados. A obra procura equilibrar uma escrita clássica e liberdade romântica com sofisticação.
Embora, hoje, Spohr não seja um compositor respeitado e ouvido como Beethoven, Mendelssohn ou Brahms, seus concertos revelam ideias respeitáveis e com bastante originalidade. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Louis Spohr (1784-1859) -
(01)_Violin_Concerto_No._14,_Op._110
(02)_Violin_Concerto_No._15,_Op._128-_I._Allegro
(03)_Violin_Concerto_No._15,_Op._128-_II._Larghetto
(04)_Violin_Concerto_No._15,_Op._128-_III._Rondo_grazioso
(05)_Violin_Concerto_No._1,_Op._1-_I._Allegro_vivace
(06)_Violin_Concerto_No._1,_Op._1-_II._Siciliano
(07)_Violin_Concerto_No._1,_Op._1-_III._Polonaise
Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin
Christian Fröhlich, regente
Ulf Hoelscher, violino
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário