quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Félix Mendelssohn (1809-1847) - Symphonie No. 1 in C minor, Op. 11 e Symphony No. 3 in A minor, Op. 56 - "Scottish"

Mendelssohn foi um indivíduo bastante privilegiado. Filho de uma família rica e influente, desde muito cedo, teve contato com um ambiente de reflexões profundas e o que havia de mais sofisticado do ponto de vista intelectual. Começou a compor ainda muito jovem. Suas primeiras obras datam de um período em que ele havia saído da infância.

É o que acontece, por exemplo, com as duas obras que se encontram neste disco. A Sinfonia No. 1 foi escrita quando o compositor tinha apenas 15 anos de idade. É um trabalho cujo tributo aos mestres – Haydn, Mozart e Beethoven – é perceptível. O primeiro movimento irrompe com energia e tensão; o segundo, de ternura quase mozartiana, contrasta com o scherzo vivo e espirituoso; e o finale deixa transparecer a ousadia de um adolescente que dialoga com gigantes sem medo. É música que vibra, cheia de brilho e de uma urgência juvenil que Mendelssohn, mais tarde, deixaria para trás.

Já a Sinfonia No. 3, também conhecida como “Escocesa”, foi escrita entre os anos de 1829 e 1842. É um trabalho em que se pode perceber o amadurecimento do compositor. A inspiração de Mendelssohn surgiu após uma épica viagem que realizou à Escócia. As paisagens, o clima, a história, os monumentos, mexeram com a imaginação do compositor alemão. Ele voltou de lá com a certeza de que algo grandioso havia acontecido em sua interioridade. Apesar do tempo que levou para ser escrita, as imagens e evocações do país permaneceram na memória do compositor. Tanto é assim, que Mendelssohn faz da orquestra um instrumento de narração para criar imagens belíssimas.

A introdução sombria evoca ruínas e névoas; o allegro seguinte, vigoroso e dramático, parece conter ecos de gaitas e tambores distantes. O movimento lento, de uma melancolia transparente, e o final triunfante compõem uma jornada quase cinematográfica antes do cinema existir. É o romantismo em sua forma mais elegante — sentimental, mas nunca excessivo. Ou seja, a “Escocesa” é a presença do romantismo profundo na produção do compositor.

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Félix Mendelssohn (1809-1847) - 

01 - I. Allegro molto
02 - II. Andante
03 - III. Menuetto. Allegro molto - Trio
04 - IV. Allegro con fuoco
05 - I. Andante con molto - Allegro un poco agitato
06 - II. Vivace non troppo
07 - III. Adagio
08 - IV. Allegro vivacissimo

NDR Radiophilharmonie
Andrew Manze, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário: