sexta-feira, 20 de junho de 2025

Antonio Vivaldi (1678-1741) - The Four Seasons

 

As quatro estações estão entre as obras mais gravadas de toda a história do disco e existem sob todas as formas de arranjos e adaptações. Tornaram-se um patrimônio da nossa cultura. Mesmo quem não conhece música clássica certamente as ouviu. Já em seu tempo, estes concertos tinham imensa popularidade: a peça estrangeira mais executada nos Concerts Spirituels, tradicionais séries de concertos de alto nível que aconteciam em Paris, era tão apreciada pelo público francês que, em 1766, o compositor Michel Corrette (1707-1795) utilizou a música da Primavera no seu grandioso salmo Laudate Dominum. De 1950 para cá, a obra de Vivaldi recuperou integralmente a reputação que tinha na época em que foi composta.

O primeiro concerto de As quatro estações, em Mi maior (RV 269), intitulado A Primavera, é o mais famoso do conjunto, já tendo até sido utilizado em comercial de sabonetes na década de 80. No soneto que acompanha a obra, anuncia-se a chegada da primavera, com a saudação festiva dos pássaros e o murmúrio das fontes e das brisas suaves.

O sol abrasador atinge os camponeses no segundo concerto, em Sol menor (RV 315), chamado de O Verão, mas uma tempestade se anuncia, eclodindo no terceiro movimento numa furiosa chuva de granizo acompanhada pelo crepitar de uma rápida passagem ornamental na orquestra e no solo.

O Outono, terceiro concerto da série em Fá maior (RV 293), abre com uma dança camponesa para celebrar a colheita e conclui com uma caça (completa, com “trompas, armas e cães”), que culmina na morte de um veado selvagem. 

Finalmente, o Inverno, quatro e último concerto das Estações, em Fá menor (RV 297), descreve primeiro o frio e o bater de dentes (vídeo a seguir), depois momentos calmos junto ao fogo e, enfim, a alegria temerária de deslizar no gelo quebradiço e ouvir o assobio dos ventos invernais. 

Na verdade, cada compasso fala por si, tornando praticamente desnecessários os sonetos explicativos. A sequência dos eventos está perfeitamente clara, um quadro fresco como uma pintura. Tudo é imediatamente percebido, sem ser, no entanto, ingênuo, pois esses quatro concertos, com sua tradicional sucessão de movimentos rápido-lento-rápido, trazem muitas surpresas, agradando inclusive o conhecedor experiente por sua riqueza formal que nada tem de esquemática, por expressivas irregularidades, com mudanças de tempos e de ritmos.

Com cerca de 500 gravações realizadas, As quatro estações representam o epicentro do gosto do grande público: são doces, melodicamente irresistíveis e descomplicadas para se apreciar. O passar dos seus quase 300 anos de composição em nada as afetou, e, apesar de ouvidas com frequência nas salas de concerto e por meio de gravações, elas em nada perderam seu frescor original. É como se tivessem sido escritas ontem. A escala das gravações vai desde a versão com grande orquestra do regente austríaco Herbert von Karajan (1908-1989) e a Filarmônica de Berlim até os 16 instrumentos espartanos na interpretação do Drottningholm Baroque Ensemble da Suécia. A primeira a vender maciçamente foi a gravação de 1955, com o grupo I Musici, de Roma, com Felix Ayo como solista, tão bem sucedida que teve que ser refeita quatro anos depois em estéreo – e teve 9,5 milhões de discos vendidos.

“Natureza e arte combinaram-se antes do que se possa imaginar”, como teria desejado o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). Em As quatro estações, sentimos a fúria de Vivaldi, mas essa fúria era pura paixão, paixão pela arte. Apesar de sua saúde frágil, o incansável Padre Ruivo passou 40 anos de sua vida como professor de um orfanato recebendo um salário que não ia além daquele de um principiante, evidentemente por amor desinteressado à arte.

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Trecho extraído daqui 

01 - The Four Seasons, Violin Concerto in E Major, Op. 8 No. 1, RV 269 _Spring__ I. Allegro
02 - The Four Seasons, Violin Concerto in E Major, Op. 8 No. 1, RV 269 _Spring__ II. Largo e pianissimo sempre
03 - The Four Seasons, Violin Concerto in E Major, Op. 8 No. 1, RV 269 _Spring__ III. Danza pastorale. Allegro
04 - The Four Seasons, Violin Concerto in G Minor, Op. 8 No. 2, RV 315 _Summer__ I. Allegro non molto
05 - The Four Seasons, Violin Concerto in G Minor, Op. 8 No. 2, RV 315 _Summer__ II. Adagio e piano
06 - The Four Seasons, Violin Concerto in G Minor, Op. 8 No. 2, RV 315 _Summer__ III. Presto
07 - The Four Seasons, Violin Concerto in F Major, Op. 8 No. 3, RV 293 _Autumn__ I. Allegro
08 - The Four Seasons, Violin Concerto in F Major, Op. 8 No. 3, RV 293 _Autumn__ II. Adagio molto
09 - The Four Seasons, Violin Concerto in F Major, Op. 8 No. 3, RV 293 _Autumn__ III. Allegro
10 - The Four Seasons, Violin Concerto in F Minor, Op. 8 No. 4, RV 297 _Winter__ I. Allegro non molto
11 - The Four Seasons, Violin Concerto in F Minor, Op. 8 No. 4, RV 297 _Winter__ II. Largo
12 - The Four Seasons, Violin Concerto in F Minor, Op. 8 No. 4, RV 297 _Winter__ III. Allegro

Anima Musicæ Chamber Orchestra 

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