Dmitri
Shostakovich é um dos meus compositores favoritos. Quando vejo uma foto dele, fico
com uma impressão de alguém que ficava grandes períodos em silêncio por trás de
óculos indefectíveis. Sua personalidade se derrama em cada obra que escreveu, repletas
de ironia, pessimismo e de cargas melancólicas corrosivas.
Seus dois concertos para piano são duas das obras mais incríveis escritas ao longo do século XX. O Primeiro Concerto é do ano de 1933, uma década difícil para os artistas da União Soviética. Pode-se considerar que seja uma obra de juventude. Escrita para piano, trompete solo e orquestra de cordas, a partitura soa como uma paródia exuberante do virtuosismo romântico — uma mistura de sarcasmo e brilho técnico. Shostakovich faz citações e alusões a Beethoven, Haydn e até canções populares russas, num jogo de espelhos em que o humor serve tanto de máscara quanto de crítica. O trompete, com seu timbre cortante, funciona como um alter ego zombeteiro do piano: comenta, interrompe e até ridiculariza a grandiloquência pianística.
Já o Concerto No. 2 foi escrita em 1957 e oferecido ao seu filho Maxim que, à época, completava 19 anos de idade. A obra, escrita como presente de aniversário, revela um compositor diferente — mais sereno, menos ácido, mas ainda profundamente humano. O segundo concerto é luminoso e de uma sinceridade quase desconcertante.
Do site da Deutsch Grammophon pode ler sobre o disco:
“Andris Nelsons e a Orquestra Sinfônica de Boston anunciam seu próximo álbum com a pianista estrela Yuja Wang interpretando os dois concertos para piano de Shostakovich. As gravações fazem parte do premiado projeto de Nelsons e da BSO, que já dura uma década, para celebrar o 50º aniversário da morte do compositor.
Aproveitando a qualidade de áudio excepcional proporcionada pela acústica impecável do Symphony Hall de Boston, Yuja Wang oferece interpretações dinâmicas e expressivas, características de sua obra, dos dois concertos para piano de Shostakovich, compostos com 24 anos de diferença. O novo álbum também inclui seis peças para piano solo das 24 Prelúdios e Fugas de Shostakovich, Op. 87 e Op. 34.
Ouça mais uma faixa inédita, a enérgica e ao mesmo tempo suave Prelúdio nº 2 em Lá Menor . O álbum completo será lançado digitalmente, em CD e vinil no dia 2 de maio”.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Dmitri Shostakovich (1906-1975) -
01 I. Allegretto -
02 II. Lento -
03 III. Moderato
04 IV. Finale. Allegro Con Brio - Presto
05 I. Allegro
06 II. Andante
07 III. Allegro
08 Prelude No. 8 in F-sharp Minor. Allegretto
09 Prelude No. 2 in a Minor. Allegro
10 Fugue No. 2 in a Minor. Allegretto
11 Prelude No. 5 in D Major. Allegro Vivace
12 Prelude No. 15 in D-flat Major. Allegretto
13 Fugue No. 15 in D-flat Major. Allegro Molto
Boston Symphony Orchestra
Andris Nelsons, regente
Yuja Wang, piano
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

Nenhum comentário:
Postar um comentário