sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Piotr. I. Tchaikovsky (1840-1893) - Violin Concerto in D Major, Op. 35 e Béla Bartók (1881-1945) - Violin Concerto No. 2, Sz. 112

"No início de 1878, Nadezhda von Meck, patronesse de Tchaikovsky, deu ao compositor uma boa quantia para que ele pudesse repousar no campo. Ela achava que, depois do fracasso de seu casamento com Antonina Miliukova e de sua tentativa de suicídio no Rio Moscou, ele merecia uma viagem de férias fora da Rússia.

Acompanhado pelo violinista Joseph Kotek, os dois rumaram para Clarens, na Suíça, levando uma pilha de partituras de música para violino, incluindo a Symphonie espagnole, de Lalo. Esta teria sido uma fonte de inspiração para o Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, que Tchaikovsky começou a compor em 17 de março e terminou apenas duas semanas depois.

Mal sabia Tchaikovsky que estava criando uma tempestade de críticas, começando pela própria Nadezhda von Meck, que lhe escreveu expressando sua decepção. “Tenho esperança de que, com o tempo, a peça lhe dará prazer”, respondeu-lhe o compositor.

Leopold Auer, spalla da Orquestra Imperial, a quem o concerto havia sido dedicado, recusou-se a tocá-lo, dizendo ser ele “inapropriado ao caráter do instrumento”. Já Eduard Hanslick, um dos mais importantes críticos da época, escreveu uma verdadeira torrente de impropérios sobre a obra. Tchaikovsky recortou a crítica e a carregou em seu bolso por vários meses.

O concerto parecia destinado ao fracasso, quando as coisas começaram a mudar em dezembro de1881. O violinista Adolf Brodsky, a quem a peça também havia sido dedicada, fez a sua estreia em Viena e escreveu: “O concerto pode ser executado várias vezes sem ficar monótono”. O concerto tinha revivido!

Hoje em dia, a obra faz parte de uma trilogia de concertos para violino da era romântica que inclui ainda os de Mendelssohn e Brahms, sendo o de Tchaikovsky o mais popular. Isto não quer dizer que ela seja fácil.

Apesar de seu caráter lírico, o primeiro movimento termina com uma cadenza extremamente difícil composta por uma série de fogos de artifício técnicos. O segundo movimento, uma Canzonella, tem um sabor italiano, como seu nome implica: música simples, de profundo sentimento, com uma esplêndida transição que leva ao rondó final. Sobre este, diz um crítico: “O final tem de tudo: melodias inesquecíveis, drama, ternura e brilho.” Aqui

"O Concerto para Violino nº 2 , tamanho 112, BB 117, de Béla Bartók , foi escrito em 1937-38. Durante a vida do compositor, era conhecido simplesmente como Concerto para Violino. Seu outro concerto para violino, o Concerto para Violino nº 1 , tamanho 36, BB 48a, foi escrito entre 1907 e 1908, mas só foi publicado em 1956, após a morte do compositor, como "Concerto para Violino nº 1, Op. posth."

Bartók compôs o concerto em uma fase difícil de sua vida, quando estava tomado por sérias preocupações com a crescente força do fascismo . Ele tinha firmes opiniões antifascistas e, por isso, tornou-se alvo de vários ataques na Hungria pré-guerra .

Bartók planejou inicialmente escrever um concerto de movimento único com um conjunto de variações , mas Zoltán Székely queria um concerto padrão de três movimentos. No final, Székely recebeu seus três movimentos, enquanto Bartók recebeu suas variações: o segundo movimento é um conjunto formal de variações, e o terceiro movimento é uma variação do material do primeiro". Daqui

01 - Violin Concerto in D Major, Op. 35_I. Allegro moderato - Moderato assai
02 - Violin Concerto in D Major, Op. 35_II. Canzonetta. Andante - Attacca subito
03 - Violin Concerto in D Major, Op. 35_III. Finale. Allegro vivacissimo
04 - Violin Concerto No. 2, Sz. 112_I. Allegro non troppo
05 - Violin Concerto No. 2, Sz. 112_II. Andante tranquillo
06 - Violin Concerto No. 2, Sz. 112_III. Allegro molto

Swiss Festival Orchestra
Lorin Maazel, regente
Ernest Ansermet, regente
Isaac Stern, violino 

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