domingo, 9 de janeiro de 2022

The Authentic George Gershwin

É possível que mesmo os grandes conhecedores de música jamais tenham ouvido falar de Jacob Gershovitz. Mas com certeza saberão quem foi George Gershwin. Jacob Gershovitz e George Gershwin, porém, são a mesma pessoa. Nascido no dia 26 de setembro de 1898, em Nova York, ele foi o segundo filho do casal de imigrantes russos Moritz Gershovitz e Rosa Brushkin.

Como muitos estrangeiros naquela época, acabaram americanizando seus nomes para facilitar a vida nos Estados Unidos. Moritz e Rosa passaram então a ser conhecidos, respectivamente, como Morris e Rose. O primogênito, Israel, tornou-se Ira. E foi assim que Jacob Gershovitz virou George Gershwin.

Desde cedo, os irmãos Gershwin foram companheiros no gosto pela música. Com personalidades diferentes, Ira gostava de estudar, era fascinado por arte e aos 14 anos pediu um piano de presente aos pais. George, ao contrário, vivia pelas ruas de East Side, arrumando encrenca e jogando beisebol. Mas para espanto de todos, foi ele quem mais se encantou com o novo instrumento em casa. Aos 12 anos, conseguiu sozinho tirar de ouvido uma canção. Impressionados pelo talento, seus pais contrataram um professor particular que passou a dar aulas de piano aos meninos.

George Gershwin nunca foi um aluno exemplar. Aos 16 anos, abandonou o curso médio de comércio onde estudava para trabalhar em uma editora musical como leitor de partituras. O emprego consistia em tocar piano para os fregueses, mostrando os lançamentos musicais. Nas horas vagas, ocupava-se em suas próprias composições.

Após alguns desapontamentos, consegue finalmente em 1916 publicar sua primeira canção, intitulada “When you want'em, you can't get'em, when you got'em, you dont' want'em”. Cansado de tocar apenas música clássica, que considerava "ultrapassada", passou a compor trechos inspirados no jazz que, de Nova Orleans, começava a ganhar espaço em todo o país.

Gershwin sempre se mostrou um homem otimista, mas nunca poderia imaginar que em tão pouco tempo de trabalho se tornaria rico e famoso. A surpresa veio em 1919 quando compôs seu grande sucesso, “Swanee”. A canção foi interpretada por Al Jonson no musical Simbad e rendeu a Gershwin reconhecimento e um bom dinheiro. Milhares de partituras e gravações foram vendidas, fazendo seu nome ser divulgado por toda a América.

Apesar do sucesso, sofreu severas críticas por inventar um estilo musical totalmente revolucionário, misturando as formas clássicas ao jazz. Desde então, seria uma conquista atrás da outra. Em parceria com o irmão Ira, compôs inúmeras obras para musicais da Broadway, como La La Lucile (1919), Lady be good (1924) e Funny face (1927).

Mas foi graças a um convite feito pelo célebre maestro Paul Whiteman, em 1924, que Gershiwn produziu sua obra-prima. A proposta era a de produzir uma grande peça de jazz sinfônico. A principio, Gershwin temeu tamanha responsabilidade, mas, com o incentivo do irmão, acabou aceitando o trabalho. Daí nasceria a famosa Rhapsody in Blue.

Na estréia do espetáculo, estavam na platéia nomes ilustres como Stravinsky, Rachmaninov e Leopold Stokowski. O sucesso foi tamanho que o nome de George Gershwin entrou, definitivamente, para a história artística dos Estados Unidos.

Porém, seu mais audacioso projeto aconteceu mesmo em 1935, com a montagem da ópera Porgy and Bess. O libreto escolhido foi Porgy, de Edwin duBose Hayward, que relata o melancólico drama amoroso entre uma bela mulher e um mendigo, ambos negros. Apesar do êxito, houve muita resistência por conta do forte preconceito racial. Mesmo assim, a música composta por Gershwin acabou se tornando a maior ópera americana de todos os tempos.

O sucesso aumentava a cada dia, quando Gershiwn, com 39 anos incompletos, percebeu que algo estava errado com a sua saúde. Passou a sofrer desmaios, dores de cabeça e lapsos de memória. No começo de julho de 1937, teve um desmaio e entrou em coma. Os médicos detectaram um tumor no cérebro em estado avançado. Na manhã do dia 11, George Gershwin morreu ao lado do irmão, em Hollywood, Califórnia.

Daqui

DISCO 01

01 Swanee [1918]
02 Come to the Moon [1918]
03 I Was So Young (You Were So Beautiful) [1918/1919]
04 Tee-Oodle-Um-Bum-Bo [from "La, La, Lucille"] [1919]
05 Nobody But You [from "La, La, Lucille"] [1919]
06 Limehouse Nights [from "Morris Gest Midnight Whirl"] [1919]
07 Drifting Along With the Tide [from "George White's Scandals"] [1921]
08 Rhapsody in Blue [solo piano version adapted by Jack Gibbons from Gershwin's two piano/piano roll arrangement]
09 Oh Lady Be Good! [from "Lady, Be Good!"] [1924] [arr. Gershwin/Gibbons]
10 Fascinating Rhythm [from "Lady, Be Good!"] [1924]
11 Hang On To Me [from "Lady, Be Good!"] [1924]
12 I'd Rather Charleston [from "Lady, Be Good!"] [London Production, 1926]
13 The Man I Love [from "Lady, Be Good!"] [1924] [arr. Gershwin/Gibbons]
14 The Half of it, Dearie, Blues [from "Lady, Be Good!"] [1924]
15 So Am I [from "Lady, Be Good!"] [1924]
16 Kickin' The Clouds Away [from "Tell Me More"] [1925]
17 Concerto in F (slow movement) [1925] [solo piano version adapted by Jack Gibbons from Gershwin's original two piano version]

DISCO 02

01 Sweet and Low-Down (I) [from "Tip-Toes"]
02 That Certain Feeling (I) [from "Tip-Toes"] [1925]
03 Looking for a Boy [from "Tip-Toes"] [1925]
04 When Do We Dance? [from "Tip-Toes"] [1925]
05 Sweet and Low-Down (II) [from "Tip-Toes"] [1925]
06 That Certain Feeling (II) [from "Tip-Toes"] [1925]
07 Irish Waltz (Three-Quarter Blues) [1927]
08 Do, Do, Do [from "Oh, Kay!"] [1926]
09 Someone to Watch Over Me [from "Oh, Kay!"] [1926]
10 Clap Yo' Hands [from "Oh, Kay!"] [1926]
11 Maybe [from "Oh, Kay!"] [1926]
12 Three Preludes [1927]: No. 1 Allegro ben ritmato e deciso - No. 2 Andante con moto - No. 3 Allegro ben ritmato e deciso
13 Meadow Serenade [from "Strike Up The Band" [1927 version] [score courtesy of Edward Jablonski]
14 My One and Only [from "Funny Face"] [1927]
15 'S Wonderful/Funny Face [from "Funny Face"] [1927]
16 He Loves and She Loves [from "Funny Face"] [1927]
17 An American in Paris [1928] [transcr. Dal, arr. Gibbons]
18 Liza [from "Show Girl"] [1929] [arr. Gershwin/Gibbons]
19 Strike Up the Band - Overture [from "Strike Up The Band" [1929 version] [arr. Gibbons]
20 Embraceable You [from "Girl Crazy"] [1930] [arr. Gibbons]
21 I Got Rhythm (I) [from "Girl Crazy"] [1930]
22 I Got Rhythm (II) [from "Girl Crazy"] [1930]

DISCO 03

01 Of Thee I Sing - Overture [from "Of Thee I Sing"] [1931] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original score]
02 Jilted [from "Of Thee I Sing"] [1931]
03 Second Rhapsody [1931] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original two-piano version]
04 For You, For Me, For Evermore [pub. posth.]
05 Cuban Overture [1932] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original two-piano version]
06 Isn't It a Pity? [from "Pardon My English"] [1933]
07 Variations on "I Got Rhythm" [1934] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original two-piano version]
08 Porgy and Bess Suite (Catfish Row) [1936] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original orchestral suite]: I. Catfish Row: Introduction - Jazzbo Brown (cpte) - first chorus, "Summertime"
09 Porgy and Bess Suite (Catfish Row) [1936] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original orchestral suite]: II. Porgy Sings: "I Got Plenty O' Nuthin'" - "Bess, You is My Woman Now"
10 Porgy and Bess Suite (Catfish Row) [1936] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original orchestral suite]: III. Fugue: Murder of Crown, Act III Scene 1
11 Porgy and Bess Suite (Catfish Row) [1936] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original orchestral suite]: IV. Hurricane: Introduction, Act III Scene 3 - Hurricane, Act II Scene 3
12 Porgy and Bess Suite (Catfish Row) [1936] [solo piano version arr. Gibbons from Gershwin's original orchestral suite]: V. Good Morning, Brother: Occupational Humoresque, Act III Scene 3 - "Good Morning, Brother" - Children's Song "Sure To Go To Heaven"
13 They Can't Take That Away From Me [from "Shall We Dance"] [1936] [arr. Gibbons from Gershwin's original film music]
14 Let's Call the Whole Thing Off [from "Shall We Dance"] [1936] [arr. Gibbons from Gershwin's original music]
15 Our Love Is Here To Stay [from "The Goldwyn Follies"] [1937]

DISCO 04

01 Girl Crazy Overture [original version] [1930]
02 French Ballet Class [from "Shall We Dance"] [1936]
03 Dance of the Waves [from "Shall We Dance"] [1936]
04 Slap That Bass [from "Shall We Dance"] [1936]
05 Walking the Dog (Promenade) [from "Shall We Dance"] [1936]
06 I've Got Beginner's Luck [from "Shall We Dance"] [1936]
07 They All Laughed [Song sequence and Dance sequence] [from "Shall We Dance"] [1936]
08 They Can't Take That Away From Me [from "Shall We Dance"] [1936]
09 Shall We Dance [from "Shall We Dance"] [1936]
10 By Strauss [from "The Show Is On"] [1936]
11 I Can't Be Bothered Now [from "A Damsel in Distress"] [1937]
12 The Jolly Tar and the Milkmaid [1st version] ["English Madrigal" from "A Damsel in Distress"] [1937]
13 Put Me to the Test [from "A Damsel in Distress"] [1937]
14 The Jolly Tar and the Milkmaid [2nd version] ["English Madrigal" from "A Damsel in Distress"] [1937]
15 Stiff Upper Lip [Funfair sequence from "A Damsel in Distress"] [1937]
16 A Foggy Day (In London Town) [from "A Damsel in Distress"] [1937]
17 Nice Work If You Can Get It [from "A Damsel in Distress"] [1937]
18 Things Are Looking Up [from "A Damsel in Distress"] [1937]
19 I Was Doing All Right [from "The Goldwyn Follies"] [1937]
20 Love Walked In [from "The Goldwyn Follies"] [1937]

Jack Gibbons - Piano

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4 comentários:

  1. Olá! Só descobri este blog fantástico há poucos meses, e quero te agradecer pelo esforço e dedicação. O pouco que sei de música clássica devo isso a você! Muito Grato, Cleomir

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  2. Que tesouro! grato, Carlinus! Feliz ano novo! paz, saúde, muita música! Abrs

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  3. Há vários anos acompanho seu blog que nos presta inestimáveis serviços. Estava sentindo saudades das histórias de cada álbum, mas imagino que seja por falta de tempo.
    Muito obrigado, abraços.

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