2001 - Uma odisseia no espaço é um dos filmes mais revolucionários da história do cinema. Devo confessar, humildemente, que é um dos meus filmes prediletos. Quando o vi pela primeira vez, fiquei por quase uma semana pensando em suas cenas densas de significado. Todavia, penso que Kubrick não foi feliz apenas com o enredo e as cenas; a escolha da trilha sonora também foi algo de gênio. Dissociar as imagens da música, causaria um prejuízo insanável ao filme. Além de Richard Strauss e Johann Strauss, penso que a presença da música de Ligeti ajude a criar uma experiência lisérgica, com doses caleidoscópicas de reflexões assustadas. Este disco se propõe a fazer uma viagem cronológica pela música de Ligeti, da juventude às composições tardias - inclusive àquelas que fizeram parte da trilha sonora do filme. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
[1] Invention (1948)
Fredrik Ullén piano
[2]-[7] Six Bagatelles for wind quintet (1953)
Berlin Philharmonic Wind Quintet
[8] Volumina for organ (1961–62, rev. 1966)
Hans-Ola Ericsson
[9] Lux aeterna for 16-part mixed choir a cappella (1966)
Schola Heidelberg conducted by Walter Nußbaum
[10]-[19] Ten Pieces for wind quintet (1968)
Berlin Philharmonic Wind Quintet
[20]-[25] Sonata for Solo Viola (1991–94)
Nobuko Imai viola
[26]-[28] from Études pour piano (3, 18, 17) (1985–2001)
Fredrik Ullén piano
Você pode comprar este disco na Amazon
BAIXAR AQUI
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog vivo!
Assisti ¨2001¨ aos 15 anos, pela primeira vez, e me pareceu lento e de difícil compreensão. Anos mais tarde o filme foi tomando outra dimensão. Na última vez que o vi, me deixou espantado e maravilhado ao mesmo tempo; pelas imagens, músicas, roteiro, reflexões sobre o homem, o universo, a vida, a inteligência artificial. Obra-prima realizada em 1968. Kubrick estava além do seu tempo. Nota 1000.
ResponderExcluirGrato e um forte abraço do Dirceu.
muchas gracias
ResponderExcluirMuchas, muchas gracias por su inmensa labor divulgativa. ¡Cuánto trabajo por su parte para ofrecernos estas maravillas!. Eternamente agradecido. Miguel Angel (desde España)
ResponderExcluir