sábado, 1 de novembro de 2014

Maurice Ravel (1875-1937) - Daphnis et Chloe, Pavane pour une infante defunte e Bolero

Ravel é um compositor espetacular, enfeitiçante. Suas "brincadeiras" orquestrais são fruto de uma música capaz de produzir efeitos eloquentes no ouvinte. Todos as vezes que escuto o compositor francês, fica-me a impressão de que estou banhando em lago mágico em que moram seres mitológicos. Vizinho a este lago estão gramíneas enormes e cogumelos gigantes, onde moram seres minúsculos e alados. Ele soube trabalhar como ninguém esses efeitos estéticos. Trata-se, pois, de uma música repleta de feitiços, povoada por fadas, gnomos, dríades, ogros e outros seres. O presente disco traz três obras de Ravel: a mitológica Daphnis et Chloe, a Pavanne de beleza triste e desolada e o famoso e imortal Bolero. A regência fica a cargo de Valery Gergiev. Uma boa apreciação!

Maurice Ravel (1875-1937) - 

Daphnis et Chloe
01. 1. Introduction et Danse Religieuse
02. 2. Les jeunes filles attirent Daphnis - Danse Generale
03. 3. Danse grotesque de Dorcon
04. 4. Danse legere et gracieuse de Daphnis - Lyceion danse - L
05. 5. Une lumiere irreelle enveloppe le paysage - Danse lente
06.  6. Daphnis se prosterne suppliant. Voix, tres lointaines
07. 7. Danse suppliante de Chlo- Bryaxis veut l'entrainer - L'
08. 8. Lever du jour - Daphnis cherche pour Chloe et il reve d'
09. 9. Chloe reapparait
10. 10. Anime - Danse Generale - Danse finale (Bacchanale)

Pavane pour une infante defunte
11. Pavane pour une infante defunte

Bolero
12. Bolero

Você pode comprar este disco na Amazon

London Symphony Orchestra
London Symphony Chorus
Valéry Gergiev, regente


*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela juda a manter o nosso blog vivo!

2 comentários:

  1. Muito obrigado, mais uma vez. Cara, sou professor de História e estou interessado em trabalhar também com um projeto de música nas escolas em que atuo. Para isso, além de ouvir muita música (obrigado mais uma vez pela ajuda) quero estudar mais teoria musical e história da música erudita. Comprei recentemente o guia da Editora Zahar (Guia Ilustrado Música Clássica) e estou gostando bastante. Inclusive estou pesquisando os discos no teu blog a partir dele. Mas peço a você que dê umas indicações de leituras. Quem sabe até mesmo em uma postagem especial sugerindo umas obras importantes sobre os compositores e a história da música. Bom, pelo menos se der para me indicar uns trabalhos acessíveis ao leitor sem tanta familiaridade, eu agradeceria muito. Acho que você já leu, mas fica a dica do livro de Norbert Elias: Mozart, a sociologia de um gênio. Estou terminando. Obra-prima! Se possível, visita o meu blog cinehistoriaeduc. Obrigado, de antemão.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, mais uma vez. Cara, sou professor de História e estou interessado em trabalhar também com um projeto de música nas escolas em que atuo. Para isso, além de ouvir muita música (obrigado mais uma vez pela ajuda) quero estudar mais teoria musical e história da música erudita. Comprei recentemente o guia da Editora Zahar (Guia Ilustrado Música Clássica) e estou gostando bastante. Inclusive estou pesquisando os discos no teu blog a partir dele. Mas peço a você que dê umas indicações de leituras. Quem sabe até mesmo em uma postagem especial sugerindo umas obras importantes sobre os compositores e a história da música. Bom, pelo menos se der para me indicar uns trabalhos acessíveis ao leitor sem tanta familiaridade, eu agradeceria muito. Acho que você já leu, mas fica a dica do livro de Norbert Elias: Mozart, a sociologia de um gênio. Estou terminando. Obra-prima! Se possível, visita o meu blog cinehistoriaeduc. Obrigado, de antemão.

    ResponderExcluir