segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Georges Bizet (1838-1875) - Carmen, ópera em 4 atos

Nâo tenho muito costume de ouvir óperas. É necessário todo um treinamento para apreciá-las. E, talvez, eu ainda não esteja pronto para ouvi-las com tanta recorrência. Mas há certas óperas da qual eu gosto bastante. Posso citar, por exemplo, A Flauta Mágica de Mozart, Tristão e Isolda de Wagner, La Traviata de Verdi e Carmen de Bizet. Esta última é um dos trabalhos operísticos mais populares de todos os tempos. É belo, delicado e envolvente. A musicalidade fácil e alegre não nos lança em um meio árido e asfixiante. Pelo contrário, a música é graciosa, habitada por uma aragem suave e benfazeja. Todas as vezes que penso nessa obra lembro de Nieztsche e suas palavras:

 "Ouvi ontem - podem acreditar? - pela vigésima vez a obra-prima de Bizet. Mais uma vez com suave recolhimento perseverei até o fim, uma vez mais não empreendi a fuga. Essa vitória sobre minha impaciência me surpreende. Como semelhante obra nos torna perfeitos! Nós próprios chegamos a nos transformar em "obra-prima". - E realmente cada vez que ouvi Carmen, me senti mais filósofo, melhor filósofo do que habitualmente me sinto: tão indulgente, tão feliz, tão indiano, tão seguro... Cinco horas sentado: primeira etapa da santidade! - Seria ousado dizer que a orquestração de Bizet é das poucas que ainda posso suportar? Tudo outro estilo de orquestração que ora está em voga, o wagneriano, ao mesmo tempo brutal, artificial e "ingênuo" e que assim fala a um tempo aos três sentidos da alma moderna - como é nociva esta orquestração de estilo wagneriano! Chamo-a de siroco. Ela me provoca desagradáveis suores. Acaba com meu bom tempo! Essa música me parece perfeita. Vem vindo leve, suave, com toda a delicadeza. Á amável. não transpira. "É bom aquilo que é leve, tudo o que é divino se move com pés delicados": primeiro princípio de minha estética. Essa música é maldosa, refinada, fatalista: permanece, apesar disso, popular - tem o refinamento de uma raça, não o de um indíviduo. É rica. É precisa. Constrói, organiza, completa: é assim o exato oposto do verdeiro pólipo na música, que é a "melodia infinita". Alguma vez já se ouviu no palco acentos mais tragicamente dolorosos?"

Nietzsche descreve os aspectos raciais e estéticos da obra de maneira precisa. Não posso deixar de pensar nessa descrição do filósofo alemão todas as ocasiões que penso na obra de Bizet. Essa gravação possui uma exclente qualidade! Traz nomes importantes do meio operístico e um regente consagrado. Vale a pena a aldição! Boa apreciação!

Georges Bizet (1838-1875) - Carmen, ópera em 4 atos

DISCO 01

01. Overture (Prelude)
02. Introduction: "Sur la place chacun passe"
03. Regardez donc cette petite (Moralès, Les Soldats, Micaela)
04. Avec la garde montante (Choeur des Gamins)
05. Repos! (Zuniga, Moralès, Don José)
06. Allons! Allons! (Zuniga, Choeur des Gamins)
07. Dites-moi, brigadier? (Zuniga, Don José)
08. La cloche a sonné (Les Jeunes Gens, Les Soldats, Les Cigarières)
09. Mais nous ne voyons pas la Carmencita (Les Soldats, Les Jeunes Gens)
10. "Quand je vous aimerai?" - "L'amour est un oiseau rebelle" (Havanaise) (Carmen, Choeur)
11. Carmen, sur tes pas, nous nous pressons tous (Les Jeunes Gens, Les Cigarières, Don José)
12. "Monsieur le brigadier?" - "Parle-moi de ma mère!" (Micaela, Don José / Don José, Micaela)
13. Votre mère avec moi sortait de la chapelle (Micaela, Don José)
14. Ma mère, je la vois.. (Don José, Micaela)
15. "Que son fils l'aime et la vénère" - "Eh bien, eh bien!" (Don José, Micaela / Zuniga)
16. Au secours! (Les Cigarières, Zuniga, Les Soldats)
17. "Voyons, brigadier..." - "Tra la la la..." (Zuniga, Don José, Carmen / Carmen, Zuniga, Les Cigarières, Un Soldat, Don José)
18. Chanson et Duo: "Près des remparts de Séville"
19.  Le lieutenant!... Prenez garde. (Don José, Zuniga, Carmen)

DISCO 02


01. Entracte (between Act I & II)
02. Les tringles des sistres tintaient (Carmen, Mercédès, Frasquita)
03. Vous avez quelque chose à nous dire (Zuniga, Pastia, Frasquita, andrès, Mercédès, Carmen)
04. "Tout est bien alors" - "Vivat! vivat le toréro!" (Carmen, Zuniga / Choeur, Zuniga, Mercédès, Frasquita, Escamillo, Carmen, Andrès, Pastia)
05.  "Votre toast... je peux..." - "Toréador, en garde" (Escamillo , tout le monde , Pastia , Zuniga , Carmen/ Choeur, Frasquita, Pastia, Dancaire,
06. Nous avons en tête une affaire! (Dancaire, Frasquita, Mercédès, Remendado, Carmen)
07. "Amoureuse... ce n'est pas une raison" - "Halte-là! Qui va là?" (Dancaire,Remendado,Frasquita,Mercédès, Carmen/Don José,Mercédès,Frasquita,Dancaire,Carmen)
08. Je vais danser en votre honneur (Carmen, Don José)
09. La fleur que tu m'avais jetée (Don José)
10. Non, tu ne m'aimes pas! (Carmen, Don José)
11. Holà! Carmen! Holà! (Zuniga, Don José, Carmen, Dancaire, Remendado, Les Bohémiens)
12. Suis-nous à travers la campagne (Frasquita, Mercédès, Dancaire, Remendado, Les Bohémiens, Les Bohémiennes)

DISCO 03

01. Entracte (between Act II & III)
02. Écoute, compagnon, écoute! (les Contrebandiers, Frasquita, Mercédès, Carmen, Don José, Dancaire, Remendado)
03. Halte! nous allons nous arrêter ici! (Dancaire, Remendado, Don José, Carmen)
04. "Mêlons!"/"Mêlons!"/"Coupons!" (Frasquita, Mercédès)
05. Carreau! Pique!... La mort! (Carmen)
06. Parlez encore, parlez, mes belles (Frasquita, Mercédès, Carmen)
07. Eh! bien, j'avais raison. (Dancaire, Carmen, Remendado, Frasquita, Mercédès, Don José)
08.  Quant au douanier, c'est notre affaire! (Carmen, Mercédès, Frasquita, Les Bohémiennes, Les Bohémiens, Dancaire, Remendado)
09. Nous y sommes (Le Guide, Micaela)
10. Je dis que rien ne m'épouvante (Micaela)
11.  "Mais... je ne me trompe pas..." - "Je suis Escamillo, toréro de Grenade." (Micaela, Escamillo, Don José / Escamillo, Don José)
12. Holà, José! (Carmen, Escamillo, Dancaire, Don José, Les Contrebandiers, Les Contrebandières)
13.  Halte! quelqu'un est là qui cherche à se cacher. (Remendado, Carmen, Dancaire, Don José, Micaela, Choeur)
14.  Entr'acte
15. Choeur: "A dos cuartos!"
16. Les voici! voici le quadrille! (Choeur)
17. Si tu m'aimes, Carmen (Escamillo, Carmen, Frasquita, Mercédès)
18.  "C'est toi!" "C'est-moi!"

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London Symphony Orchestra
Claudio Abbado, regente
Carmen: Teresa Berganza
Don José: Plácido Domingo
Escamillo: Sherrill Milnes
Micaëla: Ileana Cotrubas
Frasquita: Yvonne Kenny
Mercédès: Alicia Nafé
Zuniga: Robert Lloyd
Moralès: Stuart Harling
Dancaïre: Gordon Sandison
Remendado: Geoffrey Pogson
Andrès: Jean Lainé
Une Marchande: Shirley Minty
Un Bohèmien: Leslie Fyson
Lillas Pastia: George Main

The Ambrosian Singers
Chorus master: John McCarthy
George Watson's College Boy's Chorus
Chorus master: Patrick Criswell

BAIXAR AQUI CD01

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8 comentários:

  1. Feliz aniversário atrasado! Muitas felicidades para voce e sucesso para o blog.

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  2. Obrigado, Vivelo!

    Obrigado também pelo comentário lá no meu outro blog!

    Abraços!

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  3. Dirceu Scarparo Vargas23 de janeiro de 2013 às 06:48

    Minha tendência frente as Óperas é apreciar sómente as árias mais bonitas e conhecidas da obra.As exceções são Mozart , Puccini , Verdi e alguma outra.
    Ouvi na íntegra esta Carmen de Bizet e como a língua usada é o francês ,os espanhóis Teresa Berganza e Placido Domingo além do americano Sherril Milnes tiveram trabalho com a língua de Napoleão,
    Mas o resultado final ficou gratificante.Abraço.Dirceu.

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  4. Abração e obrigado pelos comentário e disponibilização dos links.

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  5. Excelente Ópera. Obrigado por disponibilizar o link.

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  6. Muchas gracias! Magnífica ópera! La mejor grabación que he escuchado.

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