sábado, 6 de fevereiro de 2010

Ludwig van Beethoven - Sonatas para piano nos. 20, 21("Waldstein Sonata"), 22, 23("Appassionata"), 24, 25, 26("Lex Adieux"), 27 e 29 - CDs 6 e 7

Nesta postagem há uma overdose de sonatas beethovianas. Entre elas temos 4 sonatas que, ao meu modo de ver, estão entre as peças mais belas que já foram compostas até o hoje. São elas: a de número 21, conhecida também como "Sonata Waldstein", composta entre os anos de 1803 e 1804. É um trabalho de magnitude incomparável; a de número 23, também conhecida como "Appassionata", escrita por Ludwig nos anos de 1804 e 1805 e que dispensa comentários. O primeiro movimento (allegro assai) é sucedido por uma segundo movimento de beleza e calma arrebatadores; a terceira é a número 26, conhecida como "Les Adieux", composta pelo mestre Beethoven nos anos de 1809 e 1810; e a quarta é 29, composta nos anos de 1817 e 1818. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Sonatas para piano nos. 20, 21("Waldstein Sonata"), 22, 23("Appassionata"), 24, 25, 26("Lex Adieux"), 27 e 29

Disco 6

Sonata no. 20 em G maior, Op. 49 no. 2
01. Allegro, ma non troppo
02. Tempo di Minuetto

Sonata No. 21 em C maior, Op. 53 - "Waldstein Sonata"
03. Allegro con brio
04. Introduzione. Adagio molto - attaca:
05. Rondo. Allegretto moderato

Sonata No. 22 em F maior, Op. 54
06. In tempo d'un Menuetto
07. Allegretto

Sonata No. 23 in F maior, Op. 57 - "Appassionata"
08. Allegro assai
09. Andante con moto - attaca:
10. Allegro, ma non troppo - Presto

Sonata No. 24 em F sustenido maior, Op. 78
11. Adagio cantabile - Allegro, ma non troppo
12. Allegro vivace

Disco 7

Sonata No. 25 em G maior, Op. 79
01. Presto alla tedesca
02. Andante
03. Vivace

Sonata No. 26 em E bemol maior, Op. 81a - "Les Adieux"
04. Das Lebewohl. Adagio - Allegro
05. Abwesenheit. Andante espressivo
06. Das Wiedersehn. Vivacissimamente

Sonata No. 27 em E menor, Op. 90
07. Mit Lebhaftigkeit und durchaus mit Empfindung und Ausdruck
08. Nicht zu geschwind und sehr singbar vorzutragen

Sonata No. 29 em B sustenido maior, Op. 106 - "Grosse Sonate für das Hammerklavier"
09. Allegro
10. Scherzo. Assai vivace
11. Adagio sustenuto. Apass
12. Largo. Molto risoluto

Wilhelm Kempff, piano

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Have Joy!

*Se possível, deixe um comentário!

5 comentários:

  1. Wilhelm Kempff foi um grande pianista, mas para Beethoven ele verdadeiramente não foi dos melhores. Pelo menos para mim, pois as estatísticas apontam justamente para o contrário. Prova disso é o destaque de apenas 4 das 9 sonatas apresentadas aqui. Sou um grande admirador do mestre e fico triste quando negligenciam qualquer de suas sonatas.
    A pequenina nº 20 é perfeita nas mãos de Friedrik Gulda, uma pequena jóia, de um Beethoven não tão maduro ainda. Já a 22ª é surpreendentemente linda com Kovacevich. E duvido que alguém toque a 24ª, também conhecida como “A Teresa”, melhor que Jeno Jando. A 25ª é, sem exagero, deliciosa como um ovomaltine, mas com outro Wilhelm, o Backhaus. E o que dizer da op.90? Pra mim é exatamente aí que começa a surgir o novo Beethoven, o Beethoven das últimas criações, o Beethoven que aponta um novo e fascinante mundo musical. Quer entender melhor isso? Então ouça o grande Richard Goode, numa gravação sublime e emocionante.

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    Ivan Ricardo

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  2. Ivan, percebo que você é um especialista, pelo menos no que percebi, nas sonatas de Beethoven. Suas dicas são preciosas. Como aqui no blogger temos que escolher uma ou outra versão, assim procedemos e ficamos limitados. Se fossêmos nos dedicar as essas várias versões, teríamos que nos ocupar somente com as sonatas do mestre Beethoven. Não seria ruim, pois sou apaixonado pela obra de Ludwig. Mas o fato é que vamos soltando uma peça aqui outra ali para nos ambientarmos com essas possibilidades. Agradeço os seus comentários sempre ricos. Já pensei em soltar as sonatas de Beethoven com o Brendel, Jandö ou Gulda. Escolhir o Kempff, porque gosto dos trabalhos do moço. Quem sabe no futuro nos enveredemos por outros interprétes?!

    Saudações musicais!

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  3. Me diz uma coisa, esse ciclo que você tem postado é o primeiro do Kempff (anos 50, em mono) ou o segundo (anos 60, stereo) ?

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  4. Evandro, as sonatas que tenho postado são da década de 50. Inclusive, todas as últimas sonatas que estão acima são do ano de 1951. Ou seja, a gravação não é stereo e sim mono.

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  5. Hello! Could you please post a new link? Thank you for this wonderful blog!

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