sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Anton Bruckner (1824-1896) - Te Deum in C major, Wab. 45 e Psalm 150, Wab. 38

Adquiri este material de Anton Bruckner por aí. Ainda não havia escutado esta obra. Não disponho de maiores informações sobre ele. Refiro-me à interpretação. O Te Deum é um hino litúrgico católico atribuído a Santo Agostinho e a Santo Ambrósio. É iniciado pelas palavras latinas Te Deum Laudamus. Uma tradução aproximada seria "A Vós, ó Deus, louvamos". Segundo a tradição da Igreja, estes hinos teriam a sua gênese na Catedral de Milão quando esses dois santos tiveram um arroubo de fervor religioso. Bruckner consegue, como lhe é peculiar, construir uma densa massa sonora, que nos faz pensar em hostes celestiais. É como se tivéssemos chegado ao paraíso e contemplassêmos querubins e serafins melômanos. Outra peça que ainda surge é o Psalm 150. Conforme, mostra-se no texto bíblico, é uma canção de exaltação a Deus. Um hino de louvor. É o fechamento do Saltério hebraico, ou seja, a reunião dos salmos. Os Salmos são poemas criados, escritos, por vários sujeitos da história de Israel. Bruckner se utilizou do último poema do livro, que possui uma caracteírtica eminentemente glorificadora. É característico do compositor. Suas peças possuem esta densidade peculiar. Bruckner é o homem dos mosteiros barrocos escondidos e encravados no coração das montanhas. Sua alma era uma catedral cheia de temores religiosos. Infelizmente, não possuo maiores informações obre os intérpretes da obra. Mas, mesmo assim, desejo a você uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - Te Deum in C major, Wab. 45 e Psalm 150, Wab. 38

Te Deum in C major, Wab. 45
01. Te Deum laudamus
02. Te ergo quaesumus
03. Aeterna fac
04. Salvum fac populum tuum
05. In te Domine speravi

Psalm 150, Wab. 3806. Psalm 150

????

BAIXAR AQUI (Mega)

BAIXAR AQUI (One)

*Se possível, deixe um comentário!

6 comentários:

  1. Thank you.
    Celibidache has opened my ears to a great experience.

    ResponderExcluir
  2. Dirceu Scarparo Vargas7 de maio de 2013 às 18:40

    Entrou como um raio em minha alma.
    Como é celestial este Te Deum.
    E o time que atua é divino também.
    Grato. Um abraço do Dirceu.

    ResponderExcluir
  3. Caro Carlinus, se não estou enganado trata-se de uma versão dessas obras regidas por Helmut Hilling, num cd em que conta também a missa n.2, do mesmo compositor.
    Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho com que você tanto nos disponibiliza!

    ResponderExcluir
  4. https://www.discogs.com/pt_BR/release/14461156-Anton-Bruckner-Helmuth-Rilling-G%C3%A4chinger-Kantorei-Stuttgart-Bachcollegium-Stuttgart-Missa-No-2-Psal/image/SW1hZ2U6NDMyMzc2OTg=

    ResponderExcluir
  5. https://classicalmjourney.blogspot.com/2016/03/anton-bruckner-te-deum-motets-psalm-150.html

    ResponderExcluir