terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Gioacchino Rossini (1792-1868) - Overtures

Gioacchino Rossini pode ser considerado como um dos maiores fenômenos musicais do seu tempo. Ainda muito jovem, conquistou reconhecimento e fortuna. O compositor conseguiu combinar talento melódico excepcional, senso teatral apurado e uma produtividade quase lendária. Seu nome tornou-se sinônimo de energia musical, humor refinado e inovação na escrita vocal. 

Rossini dominou a cena operística do início do século XIX com uma habilidade rara para criar melodias memoráveis e ritmos irresistíveis. Sua música é marcada pelo chamado “crescendo rossiniano” - técnica em que uma frase musical é repetida com aumento gradual de intensidade, orquestração e expectativa dramática, conduzindo o público a um clímax eletrizante. Esse recurso tornou-se uma de suas assinaturas estilísticas mais reconhecíveis.

No campo dramático, Rossini revelou igual versatilidade. Soube equilibrar a leveza da ópera-bufa - cômica, dinâmica e espirituosa - com obras sérias de grande força emocional. Em suas comédias, os conjuntos vocais são ágeis e cheios de diálogos musicais rápidos, exigindo precisão técnica e expressividade dos cantores. Já nas óperas sérias, investiu em linhas vocais amplas, ornamentação sofisticada e intensa carga dramática.

Neste disco, encontramos algumas das principais aberturas das composições operísticas do compositor italiano. Não deixe deixe de ouvir. Uma boa apreciação! 

Gioacchino Rossini (1792-1868) - 

01. The Thieving Magpie
02. The Silken Ladder
03. Semiramide
04. The Barber of Seville
05. The Italian Girl in Algiers
06. William Tell

Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário