quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Federico Moreno Torroba (1891-1982) - Luisa Fernanda


Ambientada na Espanha do século XIX, em meio às tensões entre liberais e conservadores durante as guerras carlistas, “Luisa Fernanda” vai além de uma simples história de amor. O enredo acompanha o triângulo amoroso entre Luisa Fernanda, o militar liberal Javier, e a aristocrata Duchessina, usando os conflitos sentimentais como reflexo de um país dividido. Torroba constrói uma narrativa na qual sentimentos pessoais e ideologias se entrelaçam, conferindo profundidade dramática à obra. A obra procura fundir temas universais como o amor, a liberdade, a lealdade e as diferenças políticas.

A obra é uma zarzuela, algo bastante peculiar do mundo espanhol. É um gênero lírico-dramático tipicamente espanhol, surgido no século XVII, que alterna números cantados (árias, duetos, coros) com diálogos falados. Diferentemente da ópera, em que toda a narrativa é cantada, a zarzuela se aproxima mais do teatro musical, preservando o uso da palavra falada como elemento central da ação dramática.

Embora eu venha a colocar “Maria Fernanda” na categoria “Óperas” aqui no blog, é importante que se estabeleça a distinção de maneira bem rápida e sintética sobre o que é uma ópera, uma opereta e uma zarzuela. A ópera é inteiramente cantada, sem diálogos falados. Geralmente apresenta maior complexidade musical e vocal, com orquestração densa e estruturas formais rigorosas. Sua origem volta-se para a tradição francesa, alemã e italiana. A opereta surgiu no século XIX, especialmente na França e na Áustria. É mais leve e cômica que a ópera, com melodias simples, temas românticos ou satíricos e diálogos falados. Nomes como Offenbach e Johann Strauss II são referências prioritárias para o gênero. Já a zarzuela combina elementos da ópera e da opereta, mas mantém identidade própria ao valorizar a língua espanhola, os costumes locais e a música popular ibérica; pode combinar ainda elementos cômicos e dramáticos.

Sendo assim, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Federico Moreno Torroba (1891-1982) - 

DISCO 01

01. Introduction - first scene
02. Habanera
03. Duet Javier - Mariana, romance
04. Duet Luisa Fernanda - Vidal
05. Duet Carolina - Javier
06. Act I - Final
07. The pilgrimage of St Anton
08. Mazurka of the umbrellas
09. Duet Carolina - Vidal

DISCO 02


01. Scene
02. Second scene
03. Vidal's romance
04. Acte II - Final
05. Introduction (orchestra)
06. Vidal and choir - Ay mi morena
07. Duet Luisa Fernanda - Javier
08. Acte III - Final

Orquestra Sinfónica de Madrid
Coro da Universidad Politécnica de Madrid

Antoni Ros Marbà, regente 

Você pode comprar este disco na Amazon

*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário