terça-feira, 17 de junho de 2025

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 7, Op. 60 -"Leningrad"


A Sinfonia No. 7 é um dos trabalhos mais simbólicos e emblemáticos do século XX. Ela se constitui como uma espécie de hino de resistência do povo soviético à invasão perpetrada pelos nazistas. É uma denúncia da truculência da guerra, dessa noite escura e espessa, geradora de atrocidades impensáveis. Ela recebe o nome de Leningrado, pois aponta para o cerco de 900 (de 1941 a 1944) dias dos nazistas à cidade e que ceifou a vida de milhares de pessoas. Foi um dos bloqueios mais violentos da história, resultando em fome, doenças e bombardeios. A cidade ficou sem energia elétrica, sem água, sem aquecimento para resistir ao rigoroso inverno russo. Apesar da inclemente ação das forças nazistas, apesar da fome e da escassez material, a população resistiu bravamente, formando milícias urbanas e defendendo a cidade.

Carlos Drummond de Andrade escreveu em referência à cidade os seguintes versos:

Depois de Madri e de Londres, ainda há grandes cidades!
O mundo não acabou, pois que entre as ruínas
outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora,
e o hálito selvagem da liberdade
dilata os seus peitos, Stalingrado,
seus peitos que estalam e caem,
enquanto outros, vingadores, se elevam
.

Shostakovich nasceu em Leningrado (atual São Petersburgo).  Teve de sair de lá. Começou a escrever a Sétima Sinfonia antes e durante a invasão nazista. Sua escrita se deu entre junho e dezembro de 1941. A estreia mundial da Sinfonia nº 7 aconteceu em 5 de março de 1942, na cidade de Kuibyshev, conduzida por Samuil Samosud. A performance foi transmitida por rádio e rapidamente a sinfonia tornou-se símbolo de resistência soviética.

No entanto, o episódio mais notável foi a estreia em Leningrado, em 9 de agosto de 1942, durante o cerco. A apresentação foi feita por uma orquestra montada às pressas com músicos que haviam sobrevivido à fome e ao frio, muitos sendo retirados diretamente da linha de frente. Para garantir silêncio, os soviéticos lançaram uma operação militar para silenciar a artilharia nazista no dia do concerto.

A Sinfonia Leningrado é um documento histórico feito em forma de música. Somente alguém com uma personalidade complexa como Shostakovich poderia criar algo com a sua envergadura. Ela possui elementos grandiloquentes de contestação da guerra, mas o compositor pode ter desejado realizar críticas ao stalinismo. Certamente ele não perderia a oportunidade de criar essa ambiguidade. Diferentemente de outros compositores que foram acossados pelo regime, Shostakovich realizava concessões, “pero no mucho”.

A “Leningrado” possui quatro movimentos. (1) Allegretto – contém o trecho mais famoso da Sinfonia – uma marcha marcial repetitiva que vai rompendo em um crescendo até se tornar ensurdecedora. Representa a marcha do exército. Faz lembrar o Bolero de Ravel. (2) Moderato (poco allegretto) – trata-se de um interlúdio sombrio e melancólico; explora as dores e tragédias humanas. (3) Adagio – absurdamente triste, emocional; representa o luto, o sofrimento e possui um forte sabor espiritual. (4) Allegro non tropo – possui um final dramático, pois combina a ideia de um triunfo contido e denúncia da estupidez da guerra; além disso pode ser sentido como uma crítica ao totalitarismo.

Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01 - Allegretto
02 - Moderato (Poco Allegretto)
03 - Adagio
04 - Allegro non troppo

Leningrad Philharmonic Orchestra
Yevgeny Mravinsky, regente 

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