A Sinfonia No. 7 é um dos
trabalhos mais simbólicos e emblemáticos do século XX. Ela se constitui como
uma espécie de hino de resistência do povo soviético à invasão perpetrada pelos
nazistas. É uma denúncia da truculência da guerra, dessa noite escura e
espessa, geradora de atrocidades impensáveis. Ela recebe o nome de Leningrado,
pois aponta para o cerco de 900 (de 1941 a 1944) dias dos nazistas à cidade e
que ceifou a vida de milhares de pessoas. Foi um dos bloqueios mais violentos
da história, resultando em fome, doenças e bombardeios. A cidade ficou sem
energia elétrica, sem água, sem aquecimento para resistir ao rigoroso inverno
russo. Apesar da inclemente ação das forças nazistas, apesar da fome e da
escassez material, a população resistiu bravamente, formando milícias urbanas e
defendendo a cidade.
Carlos Drummond de Andrade
escreveu em referência à cidade os seguintes versos:
O mundo não acabou, pois que entre as ruínas
outros homens surgem, a face negra de pó e de pólvora,
e o hálito selvagem da liberdade
dilata os seus peitos, Stalingrado,
seus peitos que estalam e caem,
enquanto outros, vingadores, se elevam.
Shostakovich nasceu em Leningrado (atual São Petersburgo). Teve de sair de lá. Começou a escrever a Sétima Sinfonia antes e durante a invasão nazista. Sua escrita se deu entre junho e dezembro de 1941. A estreia mundial da Sinfonia nº 7 aconteceu em 5 de março de 1942, na cidade de Kuibyshev, conduzida por Samuil Samosud. A performance foi transmitida por rádio e rapidamente a sinfonia tornou-se símbolo de resistência soviética.
No entanto, o episódio mais
notável foi a estreia em Leningrado, em 9 de agosto de 1942, durante o cerco. A
apresentação foi feita por uma orquestra montada às pressas com músicos que
haviam sobrevivido à fome e ao frio, muitos sendo retirados diretamente da
linha de frente. Para garantir silêncio, os soviéticos lançaram uma operação
militar para silenciar a artilharia nazista no dia do concerto.
A Sinfonia Leningrado é um
documento histórico feito em forma de música. Somente alguém com uma
personalidade complexa como Shostakovich poderia criar algo com a sua
envergadura. Ela possui elementos grandiloquentes de contestação da guerra, mas
o compositor pode ter desejado realizar críticas ao stalinismo. Certamente ele
não perderia a oportunidade de criar essa ambiguidade. Diferentemente de outros
compositores que foram acossados pelo regime, Shostakovich realizava
concessões, “pero no mucho”.
A “Leningrado” possui quatro
movimentos. (1) Allegretto – contém o
trecho mais famoso da Sinfonia – uma marcha marcial repetitiva que vai rompendo
em um crescendo até se tornar ensurdecedora. Representa a marcha do exército. Faz
lembrar o Bolero de Ravel. (2) Moderato
(poco allegretto) – trata-se de um interlúdio sombrio e melancólico;
explora as dores e tragédias humanas. (3) Adagio
– absurdamente triste, emocional; representa o luto, o sofrimento e possui um
forte sabor espiritual. (4) Allegro non tropo
– possui um final dramático, pois combina a ideia de um triunfo contido e
denúncia da estupidez da guerra; além disso pode ser sentido como uma crítica
ao totalitarismo.
Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Dmitri Shostakovich (1906-1975) -
01 - Allegretto
02 - Moderato (Poco Allegretto)
03 - Adagio
04 - Allegro non troppo
Leningrad Philharmonic Orchestra
Yevgeny Mravinsky, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário