quinta-feira, 5 de maio de 2011

Antonio Salieri (1750-1825) - Ouvertures

Salieri é um caso curioso de incompreensão. A importância do compositor para a música do século XIX é grandiosa. Sua relevância foi minimizada em decorrência de boatos históricos. Sua música, entretanto, foi bastante conhecida à época em que o compositor viveu. Salieri não foi, historicamente, o sujeito invejoso e mesquinho retratado pelo cinema - mais precisamente no filme Amadeus (1984), de Milos Forman. O compositor gozou de um prestígio social considerável. Foi preceptor de Liszt, Mozart, Schubert, Meyerbeer, Beethoven, Hummel, entre outros. Esse quadro pintado por mim é uma pequena amostra do talento de Salieri. Talvez ele não possua a versatilidade de Mozart; a prodigalidade de Haydn; ou a passionalidade de Beethoven, mas Salieri merece ser conhecido por aquilo que fez. Não deixe de ouvir!

Antonio Salieri (1750-1825) - Ouvertures

01 - La secchia rapita
02 - Les Danaides
03 - Palmira Regina di Persia
04 - La fiera di Venezia
05 - Axur Re d'Ormus
06 - La Grotta di Trofonio
07 - Ouverture in Re maggiore
08 - Europa Riconosciuta
09 - Variazioni sulla Follia di Spagna

Você pode comprar este CD na Amazon

Moldavian National Symphony Orchestra
Silvano Frontalini, regente

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda manter o nosso blogo vivo!

4 comentários:

  1. Caríssimo amigo Carlinus e prezados seguidores e visitantes do augusto Blog: quem assistiu à adaptação da peça de Peter Schaffer para o cinema de " Amadeus " - dirigido por Milos Forman teve um impacto com a figura quase beirando ao non sense de Mozart e acabou por sentir raiva e pena de Sallieri, que roubou a cena, na interpretação de F.Murray Abraham. Sabemos que houve ali uma abordagem e enfoque poéticos sobre aspectos do homem Wolfgang Amadeus Mozart. Muito do filme em nada condiz com a realidade biográfica do personagem título ali retratado. A direção de arte, fotografia, reconstituição de época, cenas das óperas e a fabulosa música da Academia de Saint-Martin-in-the-Fields, sob a batuta de Sir Neville Marriner, são impecáveis, contudo. Mas retornando ao filme, o melômano sai do cinema com vontade de conhecer mais sobre a música de Salieri. Há algumas semanas adquiri a versão em blu-ray, sem cortes, de " Amadeus " e agora sou brindado com a música do Capelmeister da corte austríaca ! E não é que o homem tem valor ?!... Obrigado, amigo Carlinus ! Eu e certamente todos os teus amigos e seguidores agradecem. Saudações harmoniosas de teu amigo wagneriano, A.C.

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente o post que publiquei no meu blog há pouco mais de uma hora, tem um concerto para pianoforte e outro para flauta e oboé de Salieri. Vale a pena ouvi-los! ( http://oserdamusica.blogspot.com/ )

    ResponderExcluir
  3. Dude, I'm really sorry to write in English for I'm French and do not speak Spanish. Muchas gracias por la musica.

    ResponderExcluir
  4. Sorry, just realized it's written in Portuguese (Brazilian Portuguese).
    You can kill me if you want, that's pretty fair! ;)

    ResponderExcluir