domingo, 20 de junho de 2010

Wagner (1813-1883) - Prelude and Liebestod from Tristan and Isolde, Mahler (1860-1911) - Rückert Lieder e Brahms - Sinfonia No. 1 em Dó menor, Op. 68

Apesar de não gostar da obra de Wagner e achá-lo pretencioso e excessivo, devo reconhecer que há belos momentos, belas paisagens naquilo que escreveu. Com certeza O Prelúdio da Ópera Tristão e Isolda é um desses momentos. É uma música triste, repleta de paisagens turvas. É como se estivessêmos em um lago frio, vestidos em trajes de luto, em silêncio. A água escura é singrada calmamente. Uma neblina espessa, quase táctil, envolve todas as coisas. Essa passagem de Tristão e Isolda só me faz vir à mente esse âmbito trágico, misterioso. Penso que Wagner tenha retratado com uma beleza triste, terrível, nesse prelúdio, aquilo que tornar-se-á evidente, palpável, na obra Tristão e Isolda. Resolvi postar esse registro com o Rattle porque sou imensamente apaixonado por essas gravações ao vivo. Uma fato peculiar com relacão a esse post é a presença do casal Rattle/Kozena. Julgo Rattle como bem-afortunado duas vezes: (1) por ter casado com Magdalena Kozena (sendo feio), essa beldade com voz angélica; (2) ser o regente da Filarmônica de Berlim (não sendo um dos melhores regentes para o cargo). Mas não entremos em maiores detalhes. Trata-se de uma visão pessoal. Aqui Rattle está à frente da Filarmônica de Rotterdam. Aparecem ainda Mahler e Brahms. Boa apreciação!

Magdalena Kožená em ação

Richard Wagner (1813-1883) - Prelude and Liebestod from Tristan and Isolde
01. Prelude and Liebestod from Tristan and Isolde

Gustav Mahler (1860-1911) - Rückert Lieder
02. Rückert Lieder No. 1 - Liebst du um Schönheit
03. Rückert Lieder No. 3 - Blicke mir nicht in die Lieder
04. Rückert Lieder No. 2 - Ich atmet’ ein linden Duft
05. Rückert Lieder No. 4 - Um Mitternacht
06. Rückert Lieder No. 5 - Ich bin der Welt abhanden gekommen

Johannes Brahms (1833-1897) - Sinfonia No. 1 em Dó menor, Op. 68
07. I. Un poco sostenuto - Allegro
08. II. Andante sostenuto
09. III. Un poco allegretto e grazioso
10. IV. Adagio - Più andante - Allegro non troppo, ma con brio

Rotterdam Philharmonic Orchestra
Sir Simon Rattle, regente
Magdalena Kožená, mezzo soprano

BAIXAR AQUI

*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante!

7 comentários:

  1. seu blog e bom mas voce posta pouca coisa perto do acervo que tu tem

    ResponderExcluir
  2. Caro visitante, a sua afirmação me fez pensar. Na verdade o SER DA MÚSICA é um blog de um homem só. Tenho tarefas outras que me impede de dedicar uma maior exclusividade ao espaço. Assim, geralmente posto aquilo que ouço, que é do meu agrado. Queria postar mais. É diferente, pois há blogs que têm mais de uma pessoa postando, o que torna inevitavelmente um lugar com um trânsito mais intenso de postagens. Postar é uma tarefa aparentemente não tão facil. Baixamos o arquivo, muitas vezes temos que converter os arquivos para uma extensão compatível; enviamos o arquivo para um servidor; a minha conexão oferece certos problemas com a velocidade. Não estou a reclamar, mas são por essas limitações que o número de postagens é mirrado.

    Obrigado pelo comentário e pela visita.

    Saudações musicais!

    ResponderExcluir
  3. Acho uma grosseria criticar um blog tão bem feito como esse, e justamente por uma suposta escassez de postagens!
    Não se preocupe com esses que sempre querem mais, Carlinus! Quem tem um mínimo de noção sabe que o ritmo blog tem que se adequar ao seu ritmo (e não o contrário!)
    E do jeito que está, está ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Wagner é um dos Deuses sagrados da música,assim como Bach,Schubert,Mozart,etc. É sempre um deleite para os ouvidos ouví-lo.

    ResponderExcluir
  5. Dear blogger, thank you very much for all these riches. I discovered you blog today and I really got amazed. Excellent (and clever choises, and good taste!

    ResponderExcluir
  6. Thank you for the comment and kindness.

    Musical Hugs!

    ResponderExcluir
  7. Puedes reactivar el link
    Gracias
    Miguel
    P.S: te sigo diariamente

    ResponderExcluir