terça-feira, 14 de julho de 2009

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No.1 em Ré maior, "Titã"

O SER DA MÚSICA está na ativa há pouco mais de 3 meses. Neste breve espaço de tempo, vários já foram os sentimentos que me habitaram. Já trabalhei a ideia, inclusive, de "excluir" este espaço. Desejei criar desde o início um lugar para um diálogo sobre música. "A música", que como diz Schubert no seu lieder An Die Musik ("À Música), que em "tantas horas cinzentas nos levou para um mundo melhor". Até agora isso não aconteceu. Já informei em outras postagens que não sou um especialista na matéria. Não sou um conhecedor de harmonia ou de estrutura musical. Meu interesse é puramente estético. Maupassant diz em um dos seus contos que "a música é vaga como um sonho, mas exata como uma equação matemática". Está aí o verdadeiro interesse, a condução, o itinenário na qual este espaço se dirige. Mas por que afirmo isso? Simplesmente, para dizer que demorei mais de 3 meses para postar Gustav Mahler! Meu Deus, que apostasia! Como pude deixar de postar um dos meus compositores prediletos assim por tanto tempo?! Busco a minha a minha remissão - e espero que aceitem - logo com a Sinfonia No.1 - "Titã". Esta Sinfonia é o póprio Mahler. É grande. Cheia de alegria, de entusiasmo. De agonia. De presságios de morte. No primeiro movimento, Dionísio nos fala. Segreda-nos expectativas. Diz-nos que a vida é alegria, dulcilidade, esperança e, sobretudo, ventura, sonho. Não conheço outra peça que tenha um início tão cheio de vida. No segundo movimento, temos a adaptalidade, o crescimento, a confiança na vida humana. O mundo é vasto e eu posso caminhar por ele. O terceiro movimento é emblemático. Traz uma extraordinária marcha fúnebre. Brutais contrastes entre trágico e irônico, entre o sério e o grotesco, produzem emoções que impelem ao silêncio. É música que para um cortejo, um préstito, de negras visagens num vale de estepes amarelicidas. Esses efeitos permanecem mesmo quando a peça acaba. O bailado de nuances oscila como uma luz bruxuleante. Se às vezes tem um fundo, doce, melancólico, outras vezes torna-se trágico, para de repente irromper no grosseiro, quase gritado, imitando um carnaval de espectros. O quarto movimento é um estouro, uma explosão. Quando o frêmito dos golpes do bombo e dos trompete se calam, aparece um tema leve, suave, convidando-nos para uma dolorosa e melancólica reflexão, que ascende numa inquietação, até chegar a um grau máximo de dramaticidade. Voltam temas de andamentos anteriores, e com eles estala de novo a tempestade, dessa vez sem conseguir acalmar-se por muito que tente, com osurgimento de novos episódios torturantes: as melodias estendem-se, inacabáveis, sem encontrar forma de se resolver. É inútil que os metais repitam fanfarronices e marchas, no final voltará sempre a calma que acompanha a verdadeira dor. Outro intervalo interrompe esse grito estridente para refletir temas de chamamentos doces, cantos de pássaros. É como se a natureza nos devolvesse a paz e a tranquilidade. A gravidade assoma-se mais uma vez. Sobre ela se levanta uma pequena marcha, que, à medida que chega ao seu final, traz novas tempestades. No final, depois desse estalo de vitória gloriosa, a única coisa que parece ficar é o ânimo - até que ponto indomável? - de não se deixar vencer. Mas não nos enganemos: no final, um só golpe terrível, explosão sem medida do medo - não só da morte, mas de desconsolo pelos outros, os que ficam - diz-nos que toda a revolta é inútil e acaba sempre da mesma maneira: na morte. Escolhi esta interpretação com Kubelik pois é muito boa. Não deixe ouvir este monumento mahleriano. "Titã", a grandiosidade, o poder, o mito, o símbolo. Isso é Mahler! Boa apreciação!

Gustav Mahler (1860-1911) - Sinfonia No.1 em Ré maior, "Titã"

01. Langsam, schleppend
02. Kraftig bewegt, doch nicht zu schnell
03. Feierlich und gemessen, ohne zu schleppen
04. 04 - Sturmisch bewegt

Bavarian Radio Symphony Orchestra
Rafael Kubelik, regente

BAIXAR AQUI

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7 comentários:

  1. Muito obrigado por tanto de bom que nos traz.
    (De um português em Portugal)
    HP

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  2. Agradeço muitíssimo tanto a generosidade em compartilhar conosco esse precioso acervo de música e beleza! Desde que descobri o blog acompanho semanalmente e tenho aprofundado muito meu conhecimento e interesse pela música erudita e jazz. Infelizmente não existem no Brasil canais de difusão dessa arte, e portanto devo reiterar a vital importância de iniciativas como a sua para arte musical no País. Muito obrigado e não desista pois estamos aqui! Abraço

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  3. Obrigado, Anônimo, pela força.

    Abraço musical!

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  4. Grazie per la tu attività
    Interessantissime registrazioni

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  5. peccato che degli mp3 non so che farmene

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  6. Boa noite (desde Lisboa, Portugal)
    Obrigado. Muito obrigado por este seu maravilhoso trabalho diário.
    Creia que o esperamos a cada novo dia, como a aurora luminosa que nos alenta e entusiasma.
    Infelizmente este post apresenta-me a seguinte mensagem:
    "Talvez este item não exista ou não esteja mais disponível
    Este item pode ter sido excluído ou ter expirado, ou talvez você não tenha permissão para vê-lo. Para saber mais, fale com o proprietário do item".
    Que posso fazer, pois, entre tantas possibilidades de escutar a 1.ª Sinfonia de Mahler, confio muito no seu gosto musical e nas suas referências.
    Muito obrigado! Bem haja.
    HP

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  7. O Link expirou ou não foi renovado, Carlinus
    Não consegui baixar

    Um abraço

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