tag:blogger.com,1999:blog-5681618427919509226.post9176686455700046904..comments2024-03-28T20:24:27.279-03:00Comments on O SER DA MÚSICA: Ludwig van Beethoven (1770-1795) - Symphony No. 7 in A major, Op. 92, Leonore Overture no.3, Op. 72a, Egmont Overture, Op. 84 e The Consecration of the House, Overture for Orchestra Op. 124Carlinushttp://www.blogger.com/profile/10690173697421129482noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-5681618427919509226.post-61817056771228991472014-07-28T20:17:47.112-03:002014-07-28T20:17:47.112-03:00Carlinus:
Eu adoro as interpretações do Dorati na...Carlinus:<br /><br />Eu adoro as interpretações do Dorati nas sinfonias de Haydn. São precisas.<br /><br />Então baixei esse CD com a sétima de Beethoven e gostei muito. <br /><br />O Dorati consegue fundir dois tipos de interpretação dessa sinfonia que eu vejo existir em algumas gravações: uma visão mais clássica e suave (Solti, por exemplo) e outra mais romântica e pesada (Karajan e Furtwangler). <br /><br />Ele consegue impor a personalidade do Beethoven e, ao mesmo tempo, extrai um tom clássico. <br /><br />A gravação também é excelente (dá para se ouvir quase todos os instrumentos distintamente). <br /><br />A melhor interpretação da sétima, para mim, é a do Karajan (porque foi com ela que tive contato com essa obra-prima), mas Dorati vai ser um dos meus preferidos, sem dúvida. <br /><br />Por fim, discordo de você sobre a Sétima ser uma sinfonia voltada contra Napoleão. Vejo ela como uma síntese da quinta e da sexta sinfonias. Ela tem a força pessoal e existencial da quinta e uma mística da natureza (onde se aproxima da sexta). <br /><br />A sinfonia "política" por excelência é a Eroica (é, inclusive, uma sinfonia maçônica, pois, tal como Flauta Mágica de Mozart, há uma ênfase no número 3). As demais fogem dessa temática. Aliás, tenho, para mim, que a Oitava é uma peça humorística e uma verdadeira paródia, inclusive da Eroica. Observe os compassos finais de ambas as sinfonias. Nas Eroica há uma sucessão de acordes, como um soldado marchando, e culminan em um final heróico, firme. Na oitava há os mesmos acordes, mas o soldado aqui está bêbado, e, no final, ele dá uma pendida para trás. Tente observar isso e veja se estou longe da verdade!Fabio ZFhttps://www.blogger.com/profile/14306082785078513520noreply@blogger.com