 Simplesmente indescritível este disco. Lindo. De fazer chorar. Traz dois nomes expressivos da música ocidental - pré-Bach, principalmente o nome de Giovanni da Palestrina (1525-1594). O compositor italiano é considerado "o príncipe da música". Assim como Bach está para o protestantismo, Palestrina está para o catolicismo. Ele conseguiu captar com perfeição o espírito de sobridade da Contra-Reforma - a reação Católica à Reforma Protestante. Ele introduziu a polifonia à música do seu tempo, trazendo inovações que seriam transformadoras. A música de Palestrina está adornada pela espiritualidade dos claustros e, talvez, ninguém conseguiu como ele expressar esse lado tão belo da história da fé cristã. A diafanidade e suavidade da sua música faz remontar o cantochão. Tomás Luiz de Victoria (1548-1611), de origem espanhola, é o segundo nome mais importante da escola católica. É possível que Victoria tenha sido aluno de Palestrina. O que caracteriza Victoria é o seu fervor religioso. Ouvi-lo é como está vendo uma pintura de El Greco ou Rafael. Esta postagem é homenagem a este período tão importante para os cristãos - a comemoração da Páscoa, a saber, a morte e ressurreição e de Jesus, como assim acreditam a cristandade. Outras obras com conotação religiosa surgirão. Não deixe de ouvir. Belíssima interpretação do The Hilliard Ensemble. Uma boa apreciação!
Simplesmente indescritível este disco. Lindo. De fazer chorar. Traz dois nomes expressivos da música ocidental - pré-Bach, principalmente o nome de Giovanni da Palestrina (1525-1594). O compositor italiano é considerado "o príncipe da música". Assim como Bach está para o protestantismo, Palestrina está para o catolicismo. Ele conseguiu captar com perfeição o espírito de sobridade da Contra-Reforma - a reação Católica à Reforma Protestante. Ele introduziu a polifonia à música do seu tempo, trazendo inovações que seriam transformadoras. A música de Palestrina está adornada pela espiritualidade dos claustros e, talvez, ninguém conseguiu como ele expressar esse lado tão belo da história da fé cristã. A diafanidade e suavidade da sua música faz remontar o cantochão. Tomás Luiz de Victoria (1548-1611), de origem espanhola, é o segundo nome mais importante da escola católica. É possível que Victoria tenha sido aluno de Palestrina. O que caracteriza Victoria é o seu fervor religioso. Ouvi-lo é como está vendo uma pintura de El Greco ou Rafael. Esta postagem é homenagem a este período tão importante para os cristãos - a comemoração da Páscoa, a saber, a morte e ressurreição e de Jesus, como assim acreditam a cristandade. Outras obras com conotação religiosa surgirão. Não deixe de ouvir. Belíssima interpretação do The Hilliard Ensemble. Uma boa apreciação!
01 - Victoria - Officium Defunctorum - Taedet Animam Meam
02 - Graduale Romanum, Toul - Introitus
03 - Graduale Romanum, Toul - Kyrie
04 - Palestrina - Motets Book II for 4 voices - Domine Quando Veneris
05 - Graduale Romanum, Toul - Graduale
06 - Victoria - Officium Defunctorum - Libera Me Domine
07 - Graduale Romanum, Toul - Tractus
08 - Palestrina - Motets Book II for 4 voices - Ad Dominum Cum Tribularer Clamavi
09 - Graduale Romanum, Toul - Sequentia
10 - Graduale Romanum, Toul - Offertorium
11 - Victoria - Officium Defunctorum - Peccantem Me Quotidie
12 - Graduale Romanum, Toul - Sanctus - Benedictus
13 - Palestrina - Motets Book II for 4 voices - Heu Mihi Domine
14 - Graduale Romanum, Toul - Agnus Dei
15 - Toul Graduale Romanum Anonymous - Communio
16 - Palestrina - Libera Me Domine
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The Hilliard Ensemble
David James, contratenor
Rogers Covey-Crump, tenor
John Potter, tenor
Gordon Jones, barítone 
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Se não foram, Tomas Luiz de Victoria e Palestrina deveriam ser canonizados. As obras postadas destes dois compositores se fundem com a fé e religião católica.
ResponderExcluirÉ uma conexão direta com o sagrado.
Belas postagens de fervor espiritual. Grato. Um abraço do Dirceu.