Eu sou um grande admirador da polifonia produzida ao longo da Renascença. A música produzida nesse momento da história, passava por um momento de transformação. Há uma lista com grandes compositores desse período - Palestrina, Lassus, Victoria, Machaut, Pérotin. A polifonia caracteriza-se pela sobreposição de várias linhas melódicas independentes, que, conectada à fé cristã, criou um dos movimentos musicais mais bonitos e sensíveis da história; criam-se texturas belíssimas e delicadas.
Josquiz Desprez, certamente, foi um dos mestres do movimento polifônico. Aquilo que Palestrina representou para o século XVI, Desprez representou para as décadas anteriores ao compositor italiano. Desprez era francês. Ele pode ser considerado como um dos principais nomes da virada dos séculos XV para o XVI. É considerado por muitos como o nome mais importante entre Guilherme Dufay e o próprio Palestrina.
O francês escreveu obras de grande beleza. Neste disco, por exemplo, encontramos alguns dos seus trabalhos. Em primeiro lugar, é importante ressaltar a importância e a beleza do seu Stabat Mater. Existem inúmeras versões desse texto medieval. Acontece que, nas mãos de Desprez, há um ganho em beleza, emoção e expressividade ao texto. Além do Stabat Mater, encontramos ainda alguns dos seus motetos. Vale ressaltar que o compositor escreveu mais de cem dessas obras. Um moteto é um gênero musical surgido no século XIII, em que se usam textos diferentes para cada voz. As vozes se entrelaçam com melancolia e precisão matemática, criando uma atmosfera solene, quase atemporal. É possível sentir o lamento. Johann Sebastian Bach, mais tarde, baseado nessa tradição, escreveu os seus belos motetos.
Não deixe de ouvir este bonito e importante disco de Josquin Desprez, compositor cuja importância foi reverenciada até por Martinho Lutero. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!
Josquin Desprez (c.1440-1521) -
01. Ave Maria
02. Stabat Mater Dolorosa
03. Salve Regina
04. Ave Nobilissima Creatura
05. O Bone Et Dulcissime Jesu
06. Usquequo, Domine, Oblivisceris Me
07. Miserere Mei, Deus
La Chapelle Royale
Philippe Herreweghe, regente
Você pode comprar este disco na Amazon
*Para acessar o link, por favor, clicar na imagem.
*Se possível, deixe um comentário. Sua participação é importante. Ela ajuda a manter o nosso blog!
Estimado, muchísimas gracias por su valioso trabajo. Le comento que no hay un link para bajar el álbum (por ejemplo, si se hace clic en la imagen).
ResponderExcluirCarlinus, bom dia! Obrigado, muitíssimas vezes, pela semeadura da boa música! O link não está ativo :)
ResponderExcluirOlá, Carlinus. Muito obrigado pela postagem sobre o "desconhecido" (para mim, é óbvio) Desprez. Fiquei curioso para ouvir e conhecer. Mas o link para o down, não foi inserido na capa do álbum, nem no texto. Consegue, por favor, compartilhar? Agradeço muito. Abraços daqui do interior de SP.
ResponderExcluirOlá Carlinus, antes de mais nada, parabéns e muito obrigado pelo excelente trabalho!
ResponderExcluirQuando clico na foto da capa, abre a foto ampliada da mesma e não o download do CD como costuma acontecer.
Link missed,thanks
ResponderExcluirThanks for the post. Unfortunately there is no download link.thank you
ResponderExcluirO link não está disponível. podia corrigir pf. obrigado
ResponderExcluirO link não está funcionando.
ResponderExcluirGreetings from the Piedmont! No link on this one, it goes to album art. Thanks!
ResponderExcluirA imagem não tem o link para o ficheiro
ResponderExcluirNo found
ResponderExcluirMuito obrigado. Baixando para conhecer. Receba mais um abraço. E parabéns pelo excelente blog.
ResponderExcluirSomente a agradecer pela atenção cuidadosa e a liderança musical, Carlinus! Viva o Ser da Música! :-D
ResponderExcluirMuito obrigado!
ResponderExcluir