sábado, 31 de dezembro de 2016

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Brandenburg Concertos Nos. 2 & 5; Cantata No. 202 "Wedding"; Orchestral Suite No. 2 in B Minor, BWV 1067

Escolhi Bach para que terminássemos bem as postagens do ano de 2016. Foi um ano estranho sob muitos aspectos. O país mergulhou em uma instabilidade política e jurídica em níveis alarmantes. As velhas oligarquias vieram à luz mais uma vez  com seus interesses  antipovo e aplicaram um "golpe" em uma presidenta democraticamente eleita com mais de 54 milhões de votos. Ou seja, democracia neste país é um espectro anêmico. Mas, isso é papo para outro espaço. Também cheguei a pensar em finalizar o blog no meio do ano. Após vários pedidos de visitantes carinhosos e fraternos, decidi colocar o pé no freio na quantidade de postagens diárias; e, assim, o blog continuou ativo. Finalizamos o ano bem. Chegamos a mais de 3 mil postagens. Quero desejar a todos um extraordinário 2017 com muita música; com o espírito de beleza, leveza e esperança que encontramos neste disco de grandiosidade poética. Espero que o blog continue pelo próximo ano, quando chegaremos ao oitavo ano de atividade. Um forte abraço musical a todos os visitantes de todas as partes do planeta.

Johann Sebastian Bach (1685-1750) -

01. Brandenburg Con.. No. 2 in F Major, BWV 1047- I. Allegro
02. 2. Andante
03. 3. Allegro assai
04. Brandenburg Con. No. 5 in D Major, BWV 1050- 1. Allegro
05. 2. Affettuoso
06. 3. Allegro
07. kleine Hochzeitskantate No. 202- 1. Aria 'Weichet nur, betrubte Schatten'
08. 2. Recitative 'Die Welt wird wieder neu'
09. 3. Aria 'Phoebus eilt mit schnellen Pferden'
10. 4. Recitative 'Drum sucht auch Amor sein Vergnugen'
11. 5. Aria 'Wenn die Fruhlingslufte streichen'
12. 6. Recitative 'Und dieses ist das Glucke'
13. 7. Aria 'Sich uben im lieben, in Scherzen sich herzen'
14. 8. Recitative 'So sei das Band der keuschen Liebe'
15. 9. Gavotte 'Sehet in Zufriedenheit'
16. Orchestral Suite No. 2 in B Minor, BWV 1067- 1. Overture
17. 2. Rondeau
18. 3. Sarabande
19. 4. Bourree I & II
20. 5. Polonaise; Double
21. 6. Menuet
22. 7. Badinerie

Württembergisches Kammerorchester Heilbronn
James Levine, regente
Jörg Faerber, regente
Katlheen Battle, soprano

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Claude Debussy (1862-1918) - String Quartet in G minor, Op. 10, Maurice Ravel (1875-1937) - String Quartet in F & Igor Stravinsky (1872-1971) - 3 Pieces, Concertino etc

Este disco traz três compositores que fizeram história no século XX. Foram decisivos por implementarem caminhos na forma como se passou a escrever música. Pode se comentar ainda sobre a beleza que os dois quartetos - o de Debussy e o de Stravinsky - possuem. Esta é uma gravação premiada. A coleção EMI Classics trouxe à tona gravações especiais. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Claude Debussy (1862-1918) - 

String Quartet in G minor, Op. 10
01. 1. Animé et tres décidé (Debussy Streichquartett g-moll op.10)
02. 2. Assez vif et bien rythmé (Debussy Streichquartett g-moll op.10)
03. 3. Andantino, doucement expressif (Debussy Streichquartett g-moll op.10)
04. 4. Tres modéré - Tres mouvenenté (Debussy Streichquartett g-moll op.10)

Maurice Ravel (1875-1937) - 

String Quartet in F 
05. 1. Allegro moderato - Tres doux (Ravel Streichquartett F-dur 1903)
06. 2. Assez vif - Tres rythmé (Ravel Streichquartett F-dur 1903)
07. 3. Tres lent (Ravel Streichquartett F-dur 1903)
08. 4. Vif et agité (Ravel Streichquartett F-dur 1903)

Igor Stravinsky (1872-1971) -

09. No.1 (Stravinsky 3 Stücke für Streichquartett 1914)
10. No.2 (Stravinsky 3 Stücke für Streichquartett 1914)
11. No.3 (Stravinsky 3 Stücke für Streichquartett 1914)
12. Stravinsky, Concertino 1920
13. Stravinsky Double Canon (Raoul Dufy in Memoriam) 1959

Alban Berg Quartet

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sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Piano Concerto No. 2 in G minor Op. 16 e Piano Concerto No. 3 in C major Op. 26

Baita disco! Os concertos para piano de Prokofiev não são fáceis. São obras profundas e engenhosas. Exigem bastante! Mas, este disco passa-nos a ideia de que o compositor russo é fácil, tal é o virtuosismo de Horacio Gutiérrez. A qualidade do disco é fenomenal. Traz dois concertos de Prokofiev. O número 2 e, talvez, aquele que é uma das pérolas do repertório prokofieviano - o número 3. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Sergei Prokofiev (1891-1953) - 

Piano Concerto No. 2 in G minor Op. 16
01. 1. Andantino - Allegro
02. 2. Scherzo.  Vivace
03. 3. Intermezzo.  Allegro moderato
04. 4. Finale.  Allegro Tempestuoso

Piano Concerto No. 3 in C major Op. 26
05. 1. Andante - Allegro
06. 2. Theme and Variations
07. 3. Alegro ma non troppo

Royal Concertgebouw Orchestra
Neeme Järvi, regente
Horacio Gutiérrez, piano

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Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) - Symphony No. 2 in C minor, Op. 17 "Little Russian" & Symphony 4, Op. 36

Tenho uma admiração prazerosa pelas sinfonias de Tchaikovsky. Eis que aqui surgem duas delas. Decidi postar as sinfonias do russo gravadas pela Naxos. Acredito que por aqui já existam alguns discos do Tchai pela Naxos - dois talvez. Aqui vai mais um! As gravações são boas! Entusiasmam! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) -

01. Symphonie Nr.2  Op.17 Petite Russie I. Andante sostenuto - Allegro vivo
02. Symphonie Nr.2 II. Andante marziale quasi moderato
03. Symphonie Nr.2 - III. Scherzo_ Allegro molto vivace
04. Symphonie Nr.2   - IV. Finale_ Moderato assai - Presto
05. Symphonie Nr.4  Op.36 - I. Andante sostenuto - Moderato con anima
06. Symphonie Nr.4 II. Andantino in modo di canzona
07. Symphonie Nr.4 - III. Scherzo_ Pizzicato ostinato - allegro
08. Symphonie Nr.4 - IV. Finale_ Allegro con fuoco

Polish National Radio Symphony Orchestra
Adrian Leaper, regente

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quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Gabriel Fauré (1845-1924) - Violin Sonata No.1 in A major, Op.13 & Violin Sonata No.2 in E minor, Op.108

Gabriel Fauré foi um compositor imensamente talentoso. Alguém que sabia o que fazia. Curiosamente, Fauré ainda é visto como um compositor "menor", uma espécie de "parêntese histórico", o que pode ser entendido como uma compreensão pouco acertada. Ao olharmos a data de nascimento do compositor, 1845, percebemos que havia outras frentes na música europeia. Schumann ainda estava vivo; Mendelssohn morreria próximo a esta data; Tchaikovsky ainda era uma criança; Brahms também era um jovem; Wagner produzia suas óperas megalomaníacas; Bruckner ajustava suas galáxias luminosas em forma de sinfonia; Mahler nasceria quinze anos depois; Liszt arrebatava as plateias com suas apresentações performáticas. Enquanto esses compositores criaram formas grandiosas, Fauré ficou com "formas menores", utilizando uma linguagem que mais tarde seria "robustecida" por Debussy. Assim, enquanto determinados compositores criavam lagos enormes, Fauré preferia ficar com os pequenos regatos luminosos àquilo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gabriel Fauré (1845-1924) -

01. Violin Sonata No.1 in A major, Op.13 - I. Allegro molto
02. Violin Sonata No.1 in A major, Op.13 - II. Andante
03. Violin Sonata No.1 in A major, Op.13 - III. Allegro vivo
04. Violin Sonata No.1 in A major, Op.13 - IV. Allegro quasi presto
05. Violin Sonata No.2 in E minor, Op.108 - I. Allegro non troppo
06. Violin Sonata No.2 in E minor, Op.108 - II. Andante
07. Violin Sonata No.2 in E minor, Op.108 - III. Allegro non troppo

Krysia Osostomowicz, violino
Susan Tomes, piano

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quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Antonio Vivaldi (1678-1741) - Gloria in D major, RV 589, Magnificat in G minor & Giovanni B. Pergolesi (1710-1736) - Magnificat in C major

Disco extraordinário! Dois compositores italianos sendo interpretados pelos ingleses. Sonoridade espetacular! O disco reúne duas obras religiosas de Vivaldi, o belíssimo Magnificat e o Gloria. Nestas obras notamos a versatilidade, a genialidade e o aspecto pomposo de sua música. O outro compositor do disco é Pergolesi, outro genial compositor italiano, morto ainda muito jovem. Não hesite em escutar este disco. Uma boa apreciação!

01. Gloria in excelsis Deo
02. Et in terra pax
03. Laudamus Te
04. Gratias agimus tibi
05. Propter magnam gloriam
06. Domine Deus
07. Domine Fili unigenitum
08. Domine Deus, Agnus Dei
09. Qui tolis peccata mundi
10. Qui sedes
11. Quoniam tu solus sanctus
12. Cum sanctus spiritus
13. Magnificat
14. Et misericordia
15. Deposuit petentes
16. Suscepit Israel
17. Sicut locutus locutus est... Gloria
18. Magnificat...Et exsultavit
19. Et misericordia
20. Fecit potentiam...Deposuit potentes
21. Esurientes
22. Suscepit Israel...Sicut locutus est
23. Gloria

The Academy of the Saint Martin in the Fields
The Choir of King's College, Cambridge
David Willcocks, diretor
Philip Ledger, diretor


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terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Dmitri Kabalevsky (1904-1987) - Cello Concerto No.2, Aram Kabalevsky (1903-1978) - Cello Concerto No.2 & Sergey Rachmaninov (1873-1943) - Vocalise, Op.34 No.14


Este é um disco todo "russo". A música é de alto nível. Traz pelo menos dois compositores - Kabalevsky e Khachaturian - que, geralmente, não os escutamos com tanta recorrência, principalmente obras para cello. Foram importantes no período em que viveram na União Soviética. Dos três, Rachmaninov é o mais "europeizado". O disco traz a sua famosa obra "Vocalise", escrita em 1915. Vladimir Ashkenazy é imbatível quando rege os russos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Kabalevsky - Cello Concerto No.2 - I. Molto sostenuto - Allegro molto e energico - Tempo I
02. Kabalevsky - Cello Concerto No.2 - Cadenza I (Tempo I Rubato - Allegro molto agitato)
03. Kabalevsky - Cello Concerto No.2 - II. Poco marcato
04. Kabalevsky - Cello Concerto No.2 - Cadenza II (L'istesso tempo - Molto sostenuto)
05. Kabalevsky - Cello Concerto No.2 - III. Andante con moto - Allegro agitato - Molto tranquillo
06. Khachaturian - Cello Concerto - I. Allegro moderato
07. Khachaturian - Cello Concerto - II. Andante sostenuto
08. Khachaturian - Cello Concerto - III. Allegro
09. Rachmaninov - Vocalise, Op.34 No.14

Gothenburg Symphony Orchestra
Vladimir Ashkenazy, regente
Mats Lidstrom, regente

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Gustav Holst (1874-1934) - The Planets, Op. 32

É curioso notar como Gustav Holst captou uma atmosfera essencialmente espiritual, intimista e sideral nesta obra. Holst identifica de forma mágica a personalidade de cada um dos planetas. Não há como não viajar, por exemplo, na reflexão que é feita sobre Vênus e Saturno; ou sobre o gigantismo de Júpiter. O compositor ficou famoso por esta obra. Quando mencionamos o seu nome, para poucos deve vir alguma outra obra à mente - assim como acontece com Carl Orff e sua Carmina Burana. E, nesse sentido, não há problema com relação a esse fato. Ser o autor de uma obra com a magnitude de Os Planetas já o suficiente para a imortalidade. Esta gravação é do ano de 1975. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Gustav Holst (1874-1934) -

01. MARS, The Bringer of War
02. VENUS, The Bringer of Peace
03. MERCURY, The Winged Messenger
04. JUPITER, The Bringer of Jollity
05. SATURN, The Bringer of Old Age
06. URANUS, The Magician
07. NEPTUNE, The Mystic

Saint Louis Symphony Orchestra
Walter Susskind, regente

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segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Edward Elgar (1857-1934) - Symphonies 1, 2 & 3

Elgar, um dos grandes compositores ingleses, escreveu três sinfonias. Certamente, a mais conhecida delas é a Sinfonia no. 1, uma joia sob vários aspectos. Quando da sua estreia em 1908, a obra fez um enorme sucesso. O fato é que Elgar foi um dos compositores mais famosos e badalados do início do século XX no continente europeu, principalmente em seu país. O conjunto de sua obra reúne obras poderosas e populares como, por exemplo, Pompa e Circunstância, Variações Enigma, o espetacular Concerto para violoncelo e a Sinfonia no. 1. Já as outras duas sinfonias escritas por ele não gozam do mesmo sucesso da primeira. A segunda é do ano de 1911. Já a terceira ficou inacabada e foi completada somente em 1997 por Anthony Payne. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Edward Elgar (1857-1934) -

DISCO 01

01. Symphony No 1 in A flat, Op. 55 - I. Andante. Nobilmente e semplice - Allegro
02. Symphony No 1 in A flat, Op. 55 - II. Allegro molto
03. Symphony No 1 in A flat, Op. 55 - III. Adagio
04. Symphony No 1 in A flat, Op. 55 - IV. Lento - Allegro

DISCO 02

01. Symphony No 2 in E flat, Op. 63 - I. Allegro vivace e nobilimente
02. Symphony No 2 in E flat, Op. 63 - II. Larghetto
03. Symphony No 2 in E flat, Op. 63 - Presto
04. Symphony No 2 in E flat, Op. 63 - IV. Moderato e maestoso

DISCO 03

01. Symphony No 3 in C minor, sketches elaborated by Anthony Payne - I. Allegro molto maestoso
02. Symphony No 3 in C minor, sketches elaborated by Anthony Payne - Allegretto
03. Symphony No 3 in C minor, sketches elaborated by Anthony Payne - III. Adagio solenne
04. Symphony No 3 in C minor, sketches elaborated by Anthony Payne - IV. Allegro

London Symphony Orchestra
Sir Colin Davis, regente

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domingo, 25 de dezembro de 2016

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a, Christmas Cantata, BWV 63 etc

Hoje, segundo a tradição cristã, é o dia de nascimento de Jesus Cristo, o Salvador, o Messias, o Verbo que virou carne e andou entre os homens, em referência joanina. O nascimento de Cristo representa a esperança e a solidariedade divina para com os homens pecadores. Cristo é o Cordeiro que se ofereceu como expiação pelos pecados do mundo. Saber isso gera uma profunda alegria para aqueles que creem, pois a chegada de Cristo representa a passagem da morte para a vida; da escuridão para a plena luz. Este disco tem a finalidade de exaltar esse momento. Não é nada menos do que a música de Bach, alguém que escreveu obras religiosas com esta finalidade. Muitas de suas obras eram escritas para cumprir um determinado serviço religioso. Bach não era um compositor convencional, desses que escreviam para que as obras fossem apresentadas em salas de concerto. Primeiramente elas foram apresnetadas em igrejas. O presente disco é resultado de uma pesquisa que buscou reproduzir o ambiente de execução das obras originais de Bach. O resultado é muito bonito. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 

01 - Organ Prelude- Vom Himmel kam, BWV 607
02 - Motet- Hodie Christus natus est a8
03 - Das Orgel-Buchlein- No. 2, Gott, durch deine Gute, BWV 600
04 - Christen, atzet diesen Tag, BWV 63 - I. Chorus Christen, aaatzet diesen Tag
05 - Christen, atzet diesen Tag, BWV 63 - II. Recit O selger Tag
06 - Christen, atzet diesen Tag, BWV 63 - III. Aria Gott, du hast es wohl gefuaaget
07 - Christen, atzet diesen Tag, BWV 63 - IV. Recit So kehret sich nun heut
08 - Christen, atzet diesen Tag, BWV 63 - V. Aria Ruft und fleht den Himmel an
09 - Christen, atzet diesen Tag, BWV 63 - VI. Recit Verdoppelt euch demnach
10 - Christen, atzet diesen Tag, BWV 63 - VII. Chorus Hoaachster, schau in Gnaden an
11 - Das Orgel-Buchlein- No. 8, Vom Himmel hoch, BWV 606
12 - Neu Leipziger Gesangbuch- Vom Himmel hoch
13 - Organ Prelude- Der Tag, der ist so freudenreich, BWV 605
14 - Congregational Pulpit Hymn- Ein Kindelein so loebelich
15 - Fuga sopra il Magnificat, BWV 733 (Meine Seele erhebet den Herren)
16 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - I. Magnificat
17 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - IIa. Et exsultavit
18 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - IIb. Vom Himmel hoch
19 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - III. Quia respexit
20 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - IV. Omnes generationes
21 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - Va. Quia fecit
22 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - Vb. Freut euch und jubiliert
23 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - VI. Et misericordia
24 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - VIIa. Fecit potentiam
25 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - VIIb. Gloria in excelsis Deo!
26 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - VIII. Deposuit potentes
27 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - IXa. Esurientes implevit bonis
28 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - IXb. Virga Jesse
29 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - X. Suscepit Israel
30 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - XI. Sicut locutus est
31 - Magnificat in E-Flat Major, BWV 243a - XII. Gloria
32 - Responsory, Collect, Blessing, Response to Blessing
33 - Das Orgel-Buchlein- Puer natus in Bethlehem, BWV 603
34 - Neu Leipziger Gesangbuch- Puer natus in Bethlehem

Dunedin Consort
John Butt, diretor


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sábado, 24 de dezembro de 2016

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Symphonies 4, 7, 6, 8 & 9 (CDs 3, 4 & 5 - final)

Vamos aos três últimos discos da caixa! Como explicitei nos dois primeiros discos, o material é de alto nível. Ouvir Beethoven é sempre um exercício de humanização. É uma tarefa que nos preenche, que nos transforma em seres mais mais mansos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) -

DISCO 03

01. Symphony No. 4- 1. Adagio - Allegro vivace
02. Symphony No. 4- 2. Adagio
03. Symphony No. 4- 3. Allegro molto e vivace - Trio- Un poco meno...
04. Symphony No. 4- 4. Allegro ma non troppo
05. Symphony No. 7- 1. Poco sostenuto - Vivace
06. Symphony No. 7- 2. Allegretto
07. Symphony No. 7- 3. Presto - Trio I und II- Assai meno presto
08. Symphony No. 7- 4. Allegro con brio

DISCO 04

01. Symphony No. 6- 1. Angenehme, heitere Empfindungen, welche bei...
02. Symphony No. 6- 2. Szene am Bach- Andante molto mosso
03. Symphony No. 6- 3. Lustiges Zusammensein der Landleute- Allegro
04. Symphony No. 6- 4. Donner Sturm- Allegro
05. Symphony No. 6- 5. Hirtengesang Wohltatige, mit Dank an die...
06. Symphony No. 8- 1. Allegro vivace e con brio
07. Symphony No. 8- 2. Allegretto scherzando
08. Symphony No. 8- 3. Tempo di Menuetto - Trio
09. Symphony No. 8- 4. Allegro vivace

DISCO 05

01. Symphony No. 9- 1. Allegro ma non troppo e un poco maestoso
02. Symphony No. 9- 2. Molto vivace - Presto - Molto vivace - Presto
03. Symphony No. 9- 3. Adagio molto e cantabile
04. Symphony No. 9- 4a. Presto
05. Symphony No. 9- 4b. Presto - Recitativo »O Freunde, nicht diese...

Berliner Philharmoniker
Sir Simon Rattle, regente

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sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77 e Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129

Dmitri Shostakovich é uma das minhas grandes paixões. Quando olho a imagem daquela figura circunspecta por trás daqueles óculos fundo de garrafa, com aquele ar irremediável de nerd, fico imaginativo. Sua existência como artista não foi fácil. Teve que suportar algumas investidas da censura soviética. No momento em que devia falar, sabiamente, falou; no entanto, no momento em que devia silenciar, ele silenciou. Ele sabia que qualquer movimento mais brusco, poderia ser reduzido a um campo de concentração. Contudo, notamos cada vez que ouvimos as suas obras uma denúncia velada. Quem for sensível à sua música, perceberá dramas indomáveis e uma atmosfera psicológica bastante dolorosa. É o caso de seu Primeiro Concerto para violino, escrito nos anos de 1947 e 1948, época do relatório Zhadov, que buscava "ajustar" as produções musicais e artísticas e transformá-las em documentos políticos a fim de engrandecer o mundo soviético. Nota-se como muita clareza os humores dessa força asfixiante no primeiro Concerto para violino. É uma maravilha! Mais tarde ele seria dedicado a David Oistrkh. Já o Concerto de número 2 foi escrito vinte anos mais tarde. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

Violin Concerto No. 1 in A Minor, Op. 77
01. I. Nocturne Adagio
02. II. Scherzo Allegro non troppo
03. III. Passacaglia Andante
04. IV. Burlesca Allegro con brio

Violin Concerto No. 2 in C-Sharp Minor, Op. 129
05. I. Moderato
06. II. Adagio
07. III. Adagio - Allegro

NDR Elbphilharmonie Orchester
Alan Gilbert, regente
Frank Peter Zimmermann

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quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

George F. Handel (1685-1759) - Music for the Royal Fireworks, Suite HWV 351, Water Music Suite #1 in F, HWV & Water Music Suite No.3 in G, HWV 350 348

Handel é, certamente, um os maiores compositores da história. Um dos nomes mais poderosos da música barroca. Entre as muitas obras famosas que escreveu - óperas, oratórios e uma quantidade elástica de obras de ocasião - estão as obras encontradas neste disco. É o caso de sua Música Aquática (presente neste disco) e a Música real para fogos de artifício, uma das suas composições mais famosas. Handel era alemão. Viveu algum tempo na Itália, mas passou boa parte da sua vida Inglaterra, onde alcançou fama e respeito. Este disco da DG é de excelente qualidade. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

George F. Handel (1685-1759) -

01. Handel · Music for the Royal Fireworks, Suite HWV 351 - 1. Ouverture
02. Handel · Music for the Royal Fireworks, Suite HWV 351 - 2. Bourree
03. Handel · Music for the Royal Fireworks, Suite HWV 351 - 3. La paix
04. Handel · Music for the Royal Fireworks, Suite HWV 351 - 4. La rejouissance
05. Handel · Music for the Royal Fireworks, Suite HWV 351 - 5. Menuet I
06. Handel · Music for the Royal Fireworks, Suite HWV 351 - 6. Menuet II
07. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - 1. Ouverture (Grave - Allegro)
08. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - 2. Adagio e staccato
09. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - Allegro
10. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - Andante
11. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - without indication (da capo)
12. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - Presto
13. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - 5. Air
14. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - 6. Menuet
15. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - 7. Bourree
16. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - 8. Hornpipe
17. Handel · Water Music Suite #1 in F, HWV 348 - without indication (da capo)
18. Handel · Water Music Suite No.3 in G, HWV 350 - 16. without indication
19. Handel · Water Music Suite No.3 in G, HWV 350 - 17. Rigaudon - 18. without in
20. Handel · Water Music Suite No.3 in G, HWV 350 - 19. Menuet - 20. without indi
21. Handel · Water Music Suite No.3 in G, HWV 350 - 21. without indication - 22
22. Handel · Water Music Suite No.2 in D, HWV 349 - 11. Allegro
23. Handel · Water Music Suite No.2 in D, HWV 349 - 12. Alla hornpipe
24. Handel · Water Music Suite No.2 in D, HWV 349 - 13. Minuet
25. Handel · Water Music Suite No.2 in D, HWV 349 - 14. Lentement
26. Handel · Water Music Suite No.2 in D, HWV 349 - 15. Bourree

Orpheus Chamber Orchestra

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quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Carl Orff (1895-1982) - Carmina Burana

Carmina Burana é uma das obras mais famosas da história da música. Quem não conhece o primeiro movimento, largamente utilizado em filmes e em músicas dos mais variados gêneros? Se for feita uma pesquisa para se saber quais obras o compositor escreveu, certamente pairará uma atmosfera de dificuldades. Mas, sabe-se que ele é o responsável por essa maravilha da música coral. Aqui temos o tratamento maravilhoso dado por Eugene Ormandy, um dos grandes mestres da regência do século passado. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Carl Orff (1895-1982) - Carmina Burana


01 Fortuna imperatrix mundi -- O Fortuna
02 Fortuna imperatrix mundi -- Fortune plango vulnera
03 Primo vere -- Veris leta facies
04 Primo vere -- Omnia sol remperat
05 Primo vere -- Ecce gratum
06 Uf dem Anger -- Tanz
07 Uf dem Anger -- Floret silva
08 Uf dem Anger -- Chramer, gip die Varwe mir
09 Uf dem Anger -- Reie
10 Uf dem Anger -- Swaz hie gat umbe
11 Uf dem Anger -- Were diu werlt alle min
12 In taberna -- Estuans interius
13 In taberna -- Olim lacus colueram
14 In taberna -- Ego sum abbas Cucaniensis
15 In taberna -- In taberna quando sumus
16 Cour d'amours -- Amor volat undique
17 Cour d'amours -- Dies, nox et omnia
18 Cour d'amours -- Stetit puella
19 Cour d'amours -- Circa mea pectora
20 Cour d'amours -- Si puer cum puellula
21 Cour d'amours -- Veni, veni venias
22 Cour d'amours -- In trutina
23 Cour d'amours -- Tempus est iocundum
24 Cour d'amours -- Dulcissime
25 Blanziflor et Helena -- Ave formosissima
26 Fortuna imperatrix -- O Fortuna

Philadelphia Orchestra
Rutgers University Choir - R.Walter, dir.
Eugene Ormandy, regente

Janice Harsanyi
Harve Presnell
Rudolf Petrak


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terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Wolfgang Amadeus Mozart (1770-1791) - Violin Sonatas 5, 9, 15, 18, 21, 27 & 33

Vamos a um disco bastante delicado e agradável. Traz a bela e talentosa Alina Ibragimova executando algumas das sonatas para violino e piano de Mozart, ao lado de Cédric Tiberghien. Essas obras de Mozart possuem duas qualidades essenciais: uma alegria primaveril e uma sensibilidade típica de quem sabia escrever com uma beleza e delicadeza únicas. São quase duas horas de música. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Wolfgang Amadeus Mozart (1770-1791) - 

01. Violin Sonata in G major, K301 - 1 Allegro con spirito
02. Violin Sonata in G major, K301 - 2 Allegro
03. Violin Sonata in B flat major, K10 - 1 Allegro
04. Violin Sonata in B flat major, K10 - 2 Andante
05. Violin Sonata in B flat major, K10 - 3 Menuetto
06. Violin Sonata in E flat major, K481 - 1 Molto allegro
07. Violin Sonata in E flat major, K481 - 2 Adagio
08. Violin Sonata in E flat major, K481 - 3 Allegretto (with variati
09. Violin Sonata in G major, K379 - 1 Adagio – Allegro
10. Violin Sonata in G major, K379 - 2 Theme and variations An
11. Violin Sonata in F major, K30 - 1 Adagio
12. Violin Sonata in F major, K30 - 2 Rondo Tempo di Menuetto
13. Violin Sonata in C major, K14 - 1 Allegro
14. Violin Sonata in C major, K14 - 2 Allegro
15. Violin Sonata in C major, K14 - 3 Menuetto
16. Violin Sonata in E minor, K304 - 1 Allegro
17. Violin Sonata in E minor, K304 - 2 Tempo di Menuetto

Alina Ibragimova, violino
Cédric Tiberghien, piano

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segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Félix Mendelssohn (1809-1847) - Symphony No.3 'Scottish' Op.56 e Symphony No.4 'Italian' Op.90

Já fazia um certo tempo que as sinfonias de Mendelssohn não apareciam por aqui. Gosto de cada uma delas - e especialmente da número 4, a Italiana, que julgo um primor. Do ponto de vista da crítica, certamente seu maior trabalho sinfônico é a número 5, Da Reforma, uma obra cujo louvor à fé protestante é realizada de forma magistral, com a introdução de trechos do hino Castelo Forte, escrito por Martinho Lutero. Mas, possuo uma grande admiração pela Italiana. É um trabalho primoroso. Foi escrita após uma viagem realizada por Mendelssohn à Itália. Ele voltou de lá impressionado com as paisagens ensolaradas do território italiano. Escreveu um trabalho que representa essa efervescência natural, essa grandiosidade incontestável. Neste disco, há duas de suas sinfonias. Além da Italiana, aparece ainda a Escocesa. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Félix Mendelssohn (1809-1847) -

Symphony No.3 'Scottish' Op.56
01. I. Andante con moto - Allegro un poco agitato
02. II. Vivace non troppo
03. III. Adagio
04. IV. Allegro vivacissimo - Allegro assai

Symphony No.4 'Italian' Op.90
05. I. Allegro vivace
06. II. Andante con moto
07. III. Con moto moderato
08. IV. Presto and Finale Saltarello

Freiburger Barockorchester
Pablo Heras-Casado, regente

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domingo, 18 de dezembro de 2016

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Variations Goldberg, BWV 988

Vamos a uma imperdível postagem! Trata-se de As variações Goldberg, de Bach. É uma das suas obras mais conhecidas de Bach e revelam o quanto a matemática musical do compositor estava a serviço da perfeição. Existem algumas histórias em torno dessa fabulosa obra. O fato é que Bach utiliza-se de um tema inicial e constrói uma série de variações sobre este tema, voltando a evocá-lo no movimento final do trabalho. Apenas As variações Diabelli, de Beethoven, podem ser comparadas a essa obra de Bach. Aqui temos o tratamento cuidadoso de Angela Hewitt. A famosa pianista já havia gravado uma versão da obra, em 2000. Esta que agora aparece é deste ano. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Variações Goldeberg, BWV 988 

01 Goldberg Variations, BWV 988 - Aria
02 Variatio 1 A 1 Clav.
03 Variatio 2 A 1 Clav.
04 Variatio 3 Canone All'Unisono. A 1. Clav.
05 Variatio 4 A 1 Clav.
06 Variatio 5 A 1 Ovvero 2 Clav.
07 Variatio 6 Canone Alla Seconda. A 1 Clav.
08 Variatio 7 A 1 Ovvero 2 Clav. Al Tempo Di Giga
09 Variatio 8 A 2 Clav.
10 Variatio 9 Canone Alla Terza. A 1. Clav.
11 Variatio 10 Fughetta. A 1 Clav.
12 Variatio 11 A 2 Clav.
13 Variatio 12 Canone Alla Quarta. (A 1 Clav.)
14 Variatio 13 A 2 Clav.
15 Variatio 14 A 2 Clav.
16 Variatio 15 Canone Alla Quinta. A 1 Clav. Andante
17 Variatio 16 Ouverture. A 1 Clav.
18 Variatio 17 A 2 Clav.
19 Variatio 18 Canone All Sesta. A 1 Clav.
20 Variatio 19 A 1 Clav.
21 Variatio 20 A 2 Clav.
22 Variatio 21 Canone Alla Settima. A 1 Clav.
23 Variatio 22 Alla Breve A 1 Clav.
24 Variatio 23 A 2 Clav.
25 Variatio 24 Canone All'Ottava. A 1 Clav.
26 Variatio 25 A 2 Clav. Adagio
27 Variatio 26 A 2 Clav.
28 Variatio 27 Canone Alla Nona. A 2 Clav.
29 Variatio 28 A 2 Clav.
30 Variatio 29 A 1 Ovvero 2 Clav.
31 Variatio 30 Quodlibet. A 1 Clav.
32 Aria Da Capo

Angela Hewitt, piano

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sábado, 17 de dezembro de 2016

Georg Phillip Telemann (1681-1767) - Noveaux Quatuors en Six Suites

Georg Phillip Telemann foi um compositor poderoso, desses que alcançam uma fama inquestionável. Possuía uma capacidade criativa invejável. Dizem que aos dez anos de idade, o pueril Telemann já executava vários instrumentos, além de escrever, também, algumas obras de invulgar qualidade. O catálogo com a sua obra também assusta. Se Haydn escreveu uma quantidade de obras grandiosa, Telemann o superou. O compositor teria escrito mais de 3 mil obras, sendo que algumas foram perdidas. Com o tempo, seu brilho como compositor barroco acabou arrefecendo - principalmente por conta de nomes como Bach, Handel e Vivaldi. Mas Telemann era dono de um estilo singular, imensamente agradável. Este disco possui um time de intérpretes que impõe respeito - Brüggen, Bylsma e Leonhardt. Noveaux Quatuors en Six Suites é um dos conjuntos de obras de Telemann mais festejados e famosos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Georg Phillip Telemann (1681-1767) - 


DISCO 01

01. Qt No.1 in D, TWV 43, D 3: Prelude, Vivement
02. Qt No.1 in D, TWV 43, D 3: Tendrement
03. Qt No.1 in D, TWV 43, D 3: Vite
04. Qt No.1 in D, TWV 43, D 3: Gaiment
05. Qt No.1 in D, TWV 43, D 3: Moderement
06. Qt No.1 in D, TWV 43, D 3: Vite
07. Qt No.2 in a, TWV 43, a 3: Allegrement
08. Qt No.2 in a, TWV 43, a 3: Flatteusement
09. Qt No.2 in a, TWV 43, a 3: Legerement
10. Qt No.2 in a, TWV 43, a 3: Un peu vitement
11. Qt No.2 in a, TWV 43, a 3: Vite
12. Qt No.2 in a, TWV 43, a 3: Coulant
13. Qt No.3 in G, TWV 43, G4: Prelude, Un peu vivement
14. Qt No.3 in G, TWV 43, G4: Legerement
15. Qt No.3 in G, TWV 43, G4: Gracieusement
16. Qt No.3 in G, TWV 43, G4: Vite
17. Qt No.3 in G, TWV 43, G4: Modere
18. Qt No.3 in G, TWV 43, G4: Gai
19. Qt No.3 in G, TWV 43, G4: Lentement (- Vite-Lentement-Vite)
20. Qt No.4 in b, TWV 43, h2: Prelude, Vivement
21. Qt No.4 in b, TWV 43, h2: Flatteusement
22. Qt No.4 in b, TWV 43, h2: Coulant
23. Qt No.4 in b, TWV 43, h2: Gai
24. Qt No.4 in b, TWV 43, h2: Vite
25. Qt No.4 in b, TWV 43, h2: Triste
26. Qt No.4 in b, TWV 43, h2: Menuet, Modere

DISCO 02

01. Qt No.5 in A, TWV 43, A3: Prelude, Vivement
02. Qt No.5 in A, TWV 43, A 3: Gai
03. Qt No.5 in A, TWV 43, A 3: Modere
04. Qt No.5 in A, TWV 43, A 3: Modere
05. Qt No.5 in A, TWV 43, A 3: Pas vite
06. Qt No.5 in A, TWV 43, A 3: Un peu gai
07. Qt No.6 in e, TWV 4 3, e 4: Prelude, A discretion (-tres vite-A discretion)
08. Qt No.6 in e, TWV 4 3, e 4: Gai
09. Qt No.6 in e, TWV 4 3, e 4: Vite
10. Qt No.6 in e, TWV 4 3, e 4: Gracieusement
11. Qt No.6 in e, TWV 4 3, e 4: Distrait
12. Qt No.6 in e, TWV 4 3, e 4:Modere
13. St in F: Presto - Jaap Schroder
14. St in F: Corsicana - Jaap Schroder
15. St in F: Allegrezza - Jaap Schroder
16. St in F: Scherzo - Jaap Schroder
17. St in F: Gigue - Jaap Schroder
18. St in F: Polacca - Jaap Schroder
19. St in F: Minuetto - Jaap Schroder
20. St ' La Lyra ' in E flat, TWV 55, Es 3: Ouverture (Andante/Allegro/Andante) - Concerto
21. St ' La Lyra ' in E flat, TWV 55, Es 3: Menuet I/Menuet II (Doucement)/Menuet I - Concerto
22. St ' La Lyra ' in E flat, TWV 55, Es 3: La Vielle - Concerto
23. St ' La Lyra ' in E flat, TWV 55, Es 3: Sicilienne avec Cadence
24. St ' La Lyra ' in E flat, TWV 55, Es 3: Rondeau - Concerto
25. St ' La Lyra ' in E flat, TWV 55, Es 3: Bourree/ Bourree II/Bourree I - Concerto
26. St ' La Lyra ' in E flat, TWV 55, Es 3: Gigue - Concerto

The Paris Quartett
Concerto Amsterdam

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sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Antonio Vivaldi (1678-1741) - Gloria, Rv 589, Beatus Vir, Rv 597 & Magnificat, Rv 610


Que disco, meus amigos! Reúne três obras sacras de Antonio Vivaldi, uma figura icônica da história da música. Vivaldi possuía uma qualidade notável: compunha com muita facilidade. Quando afirmo "facilidade" não estou falando da música (que não era "fácil" e repetitiva como alguns críticos antipáticos afirmaram), mas sim, da capacidade que ele tinha. O italiano deixou um número considerável de obras. É aquele tipo de indivíduo para o qual não temos outro adjetivo a não ser "gênio". As três obras são belíssimas! A qualidade do som da Erato é outro prodígio. Sendo assim, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Antonio Vivaldi (1678-1741) -

01. Gloria, Rv 589 : Gloria In Excelsis
02. Gloria, Rv 589 : Et In Terra Pax
03. Gloria, Rv 589 : Laudamus Te
04. Gloria, Rv 589 : Gratias Agimus
05. Gloria, Rv 589 : Propter Magnam Gloriam
06. Gloria, Rv 589 : Domine Deus
07. Gloria, Rv 589 : Domine Fili Unigenite
08. Gloria, Rv 589 : Domine Deus
09. Gloria, Rv 589 : Qui Tollis
10. Gloria, Rv 589 : Qui Sedes
11. Gloria, Rv 589 : Quoniam Tu Solus Sanctus
12. Gloria, Rv 589 : Cum Sancto Spiritu
13. Beatus Vir, Rv 597 : Beatus Vir
14. Beatus Vir, Rv 597 : Potens In Terra
15. Beatus Vir, Rv 597 : Gloria Est Divitiae
16. Beatus Vir, Rv 597 : Exortum Est
17. Beatus Vir, Rv 597 : Jucundus Homo
18. Beatus Vir, Rv 597 : In Memoria Aeterna
19. Beatus Vir, Rv 597 : Paratum Cor Ejus
20. Beatus Vir, Rv 597 : Peccator Videbit
21. Beatus Vir, Rv 597 : Gloria Patri
22. Magnificat, Rv 610 : Magnificat
23. Magnificat, Rv 610 : Et Exultavit
24. Magnificat, Rv 610 : Et Misericordia
25. Magnificat, Rv 610 : Fecit Potentiam
26. Magnificat, Rv 610 : Deposuit Potentes
27. Magnificat, Rv 610 : Excurientes
28. Magnificat, Rv 610 : Suscepit Israel
29. Magnificat, Rv 610 : Sicut Locutus Est
30. Magnificat, Rv 610 : Gloria

Orchestre de Chambre de Lausanne
Ensemble Vocal
Ensemble Instrumental et
Michael Corboz, diretor

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Jazz - Charlie Parker (1920-1955) - Complete Greatest Verve Bop Quintets

Eis o disco de uma lenda, um mito. Julguei estas informações da wikipédia bem relevantes: "Parker é comumente considerado um dos melhores músicos de jazz. Em termos de influência e impacto, sua contribuição foi tão significativa que Charles Mingus comentou que se Bird fosse vivo hoje, ele poderia pensar que estava vivendo em uma parede de espelhos. O talento de Bird é comparado, quase sem argumentos, com músicos lendários tais como Louis Armstrong e Duke Ellington. Sua reputação como um dos melhores saxofonistas é tal que alguns críticos dizem que ele é insuperável; o crítico de jazz Scott Yanow fala por muitos fãs do jazz e músicos, quando sugere que "Parker foi indubitavelmente o melhor saxofonista de todos os tempos."

Figura fundadora do bebop, a forma inovadora de Parker para melodia, ritmo e harmonia tem exercido uma incalculável influência no jazz. Varias canções de Parker tornaram-se standards do repertório do jazz, e inúmeros músicos têm estudado a música de Parker e absorvido elementos do seu estilo.

Parker tornou-se um ícone para a geração do Beat, e foi uma figura-chave no desenvolvimento conceptivo do jazz como um artista descompromissado e intelectual, ao invés de apenas um entretenedor popular. Por várias vezes, Parker fundiu o jazz com outros estilos musicais, do clássico (buscando estudar com Edgard Varese e Stefan Wolpe) à música latina (gravando com Machito), abrindo um caminho seguido mais tarde por outros.

Consumido pelo álcool e pelas drogas, Parker teve uma existência breve e trágica, que inspirou criadores como o escritor argentino Julio Cortázar (que se inspirou nele para delinear o personagem central do conto "O Perseguidor") e o cineasta Clint Eastwood (que recebeu seu primeiro Globo de Ouro com o filme "Bird", de 1988, estrelado por Forest Whitaker, o qual, por sua vez, levou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes graças a este trabalho).

A biografia de Parker contabilizou duas tentativas de suicídio e uma longa internação em um sanatório, antes de chegar ao fim, aos 34 anos -o estrago causado em seu corpo pela vida desregrada era tão grande que o legista atribuiu ao morto a idade de 65 anos. Faleceu em 12 de março de 1955. Encontra-se sepultado no Cemitério Lincoln, Kansas City, Missouri nos Estados Unidos".

Charlie Parker (1920-1955) -

01. Segment
02. Passport
03. Bloomdido
04. An Oscar For Treadwell
05. Mohawk
06. My Melancholy Baby
07. Leap Frog
08. Relaxin’ With Lee
09. Celebrity
10. Ballade
11. Au Privave
12. She Rote
13. K.C. Blues
14. Srat Eyes
15. Blues For Alice
16. Si Si
17. Swedish Schnapps
18. Back Home Blues
19. Lover Man
20. Passport
21. An Oscar For Treadwell
22. Mohawk
23. Relaxin With Lee

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quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Béla Bártok (1881-1945) - The Strings Quartets

Das formas tradicionais da música clássica, o quarteto de cordas é a única que permanece um desafio para os compositores. Enquanto sinfonias e concertos hoje tem poucos adeptos nos compositores contemporâneos, escrever um quarteto de cordas continua a ser um desafio para autores como Boulez, Carter, Dutilleux, Ligeti, Rihm, Scelsi, e Xenakis. Para que o quarteto continue a ser um gênero tão praticado no século XXI quanto o foi no século XIX, a contribuição-chave sem dúvida foi a de Béla Bartók. Seus quartetos de cordas representam uma completa renovação. Bartók construiu um universo totalmente particular, capaz de levar a mente do ouvinte para passeios interestelares.

Ouçam o quarteto no. 5. O segundo movimento ("Adagio molto") é uma música lunar, descarnada, etérea. Uma introdução em que o cello sustenta uma viagem feita pelos violinos. Quando menos se espera, estamos flutuando numa outra dimensão, levados por sons inesperados. O violino leva a tensão quase insustentável (como na "Grande Fuga" de Beethoven). A resposta do cello e da viola é uma corda que nos traz de volta à Terra. Como Bartók consegue isto? O segredo de todo grande artista é permitir diferentes interpretações, mas há a visão predominante é que a apropriação da música folclórica da Europa Central permitiu a Bartók libertar-se das harmonias tradicionais da música bem-comportada, mas manter seus quartetos no limiar da compreensão por mortais comuns. O quarteto no. 5 tem cinco movimentos simétricos (allegro-adagio-scherzo-andante-allegro) onde a inspiração folclórica é mais evidente no movimento central ("Scherzo alla bulgarese") e no quinto movimento. Após momentos de extrema tensão, o último movimento é quase um rondó clássico onde às vezes recuperamos um pouco da estética de Beethoven (op. 131). Embora Bartók não deixe de produzir sons inovadores, a introdução de um tema folclórico no meio do movimento representa uma pausa necessária para o ouvinte depois de tanta tensão. O efeito final é de uma viagem por luas inexploradas, que nos traz de volta à Terra e nos deixa desconcertados de tanta criatividade.

A interpretação do quarteto Takács, das que conheço (Emerson, Vegh, Linsday, Budapest) é de longe a melhor. Ela mantém o caráter cigano de Bartók, com as ênfases nas horas certas e uma articulação impecável. É preciso estar inteiramente disponível para esta música. Para mim, a melhor experiência foi ouvi-la no meio de uma trilha em Campos do Jordão, depois de jogar muita endofina no cérebro em uma longa subida.


Béla Bártok (1881-1945) -

String Quartet No.1, op.7 Sz 40 (1908-09)
01. Lento - attacca:
02. Poco a poco accelerando all'Allegretto - Introduzione: Allegro - attacca:
03. Allegro vivace

String Quartet No.3, Sz 85 (1927)
04. Prima parte: Moderato - attacca:
05. Seconda parte: Allegro - attacca:Ricapitulazione della prima parte: Moderato
06. Coda: Allegro molto

DISCO 02

String Quartet No.4, Sz 91 (1928)

01. Allegro
02. Prestissimo, con sordino
03. Non troppo lento
04. Allegretto pizzicato
05. Allegro molto

String Quartet No.5, Sz 102 (1934)
06. Allegro
07. Adagio molto
08. Scherzo: Alla bulgarese
09. Andante
10. Finale: Allegro vivace

DISCO 03

String Quartet No.2, op.17 Sz 67 (1915-17)

01. Moderato
02. Allegro molto capriccioso
03. Lento

String Quartet No.6, Sz 114 (1939)
04. Mesto - Piu mosso, pesante - Vivace
05. Mesto - Marcia
06. Mesto - Burletta
07. Mesto

Tokyo String Quartet


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quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Symphonies 1, 3, 2 & 5 (CDs 1 & 2 de 5)

Os alemães não são brincadeira. Eles sabem fazer "a coisa". O Beethoven da poderosa Filarmônica impõe respeito. Os grandes regentes, quando conduziram com Orquestra alemã, sempre fizeram gravações que ficaram como referência. Esta integral de Beethoven com Simon Rattle saiu este ano. Trata-se de um pacote com cinco discos e um material em vídeo. Devo assentir do auge de minha simplicidade, que é um material fantástico. Timbres cristalinos. Som claro e de alta eficiência. Rattle está muito bem! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

P.S. No filme francês Elle (2016), que vi esta semana, a personagem principal - vivida por Isabelle Huppert - em algumas cenas do filme, procura escutar música clássica. Em uma das cenas ela assiste à condução de a Pastoral (Sinfonia no. 6) de Beethoven, com Simon Rattle. Quando vi a cena, dei um grande sorriso. Quem sabe o diretor Paul Verhoeven tenha utilizado este material? Claro, aqui vai somente a música sem os vídeos. Mas já é alguma coisa!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) -

DISCO 01

01. Symphony No. 1- 1. Adagio molto - Allegro con brio
02. Symphony No. 1- 2. Andante cantabile con moto
03. Symphony No. 1- 3. Menuetto- Allegro molto e vivace - Trio
04. Symphony No. 1- 4. Finale- Adagio - Allegro molto e vivace
05. Symphony No. 3- 1. Allegro con brio
06. Symphony No. 3- 2. Marcia funebre- Adagio assai
07. Symphony No. 3- 3. Scherzo- Allegro vivace - Trio
08. Symphony No. 3- 4. Finale- Allegro molto - Poco andante - Presto

DISCO 02

01. Symphony No. 2- 1. Adagio - Allegro con brio
02. Symphony No. 2- 2. Larghetto
03. Symphony No. 2- 3. Scherzo- Allegro - Trio
04. Symphony No. 2- 4. Finale- Allegro molto
05. Symphony No. 5- 1. Allegro con brio
06. Symphony No. 5- 2. Andante con moto
07. Symphony No. 5- 3. Allegro
08. Symphony No. 5- 4. Allegro - Presto

Berliner Philahrmoniker
Sir Simon Rattle, regente

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terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Richard Wagner (1813-1883) - O crepúsculo dos deuses (Die Götterdämmerung)

Uma das grandes produções do engenho humano: O anel do Nibelungo, a famosa tetralogia de Richard Wagner. São quinze horas de música. Um verdadeiro assombro. Não é minha intenção postar as quatro óperas desta caixa. Apenas O crepúsculo dos deuses. Não sou muito versado na obra de Wagner, mas fica a certeza de algo grandioso, imponente, pretensioso. O crepúsculo dos deuses é a quarta obra da tetralogia. A obra foi composta entre os anos de 1869 e 1874. Está dividida em três atos. A gravação realizada por Haitink do ciclo da tetralogia é bastante elogiada, pela elegância e equilíbrio da mão do regente holandês. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Richard Wagner (1813-1883) - Die Götterdämmerung

DISCO 01

01. Prologue. Prelude
02. Prologue. Welch Licht leuchtet dort?
03. Prologue. Dämmert der Tag?
04. Prologue. Dawn
05. Prologue. Zu neuen Taten, teurer Helde
06. Prologue. Mehr gabst du, Wunderfrau
07. Prologue. O heilige Götter
08. Prologue. Siegfried's Rhine Journey
09. Act 1. Scene 1. Nun hör, Hagen
10. Act 1. Scene 1. Ein Weib weiß ich
11. Act 1. Scene 1. Vom Rhein her tört das Horn
12. Act 1. Scene 2. Wer ist Gibichs Sohn?
13. Act 1. Scene 2. Begrüße froh, o Held
14. Act 1. Scene 2. Vergäß' ich alles

DISCO 02


01. Act 1. Scene 2. Gutrune
02. Act 1. Scene 2. Blühenden Lebens
03. Act 1. Scene 2. Was nahmst du am Eide nicht teil?
04. Act 1. Scene 2. Hier sitz' ich zur Wacht
05. Act 1. Scene 3. Altgewohntes Geräusch
06.  Act 1. Scene 3. Höre mit Sinn, was ich dir sage!
07. Act 1. Scene 3. Welch banger Träume Mären
08. Act 1. Scene 3. Blitzend Gewölk
09. Act 1. Scene 3. Brünnhild'! Ein Freier kam
10. Act 1. Scene 3. Jetzt bist du mein

DISCO 03


01. Act 2. Scene 1. Prelude
02. Act 2. Scene 1. Schläfst du, Hagen, mein Sohn?
03. Act 2. Scene 2. Hoiho! Hagen!
04. Act 2. Scene 3. Hoiho! Hoihohoho!
05. Act 2. Scene 3. Rüstet euch wohl
06. Act 2. Scene 3. Groß Glück und Heil
07. Act 2. Scene 4. Heil dir, Gunther!
08. Act 2. Scene 4. Brünnhild', die hehrste Frau
09. Act 2. Scene 4. Gegrüßt sei, teurer Held
10. Act 2. Scene 4. Einen Ring sah ich an deiner Hand
11. Act 2. Scene 4. Betrug! Betrug!
12. Act 2. Scene 4. Helle Wehr! Heilige Waffe!
13. Act 2. Scene 4. Glaub, mehr zürnt es mich als dich
14. Act 2. Scene 5. Welches Unholds List
15. Act 2. Scene 5. Vertraue mir, betrog'ne Frau!
16. Act 2. Scene 5. Auf, Gunther, edler Gibichung!
17. Act 2. Scene 5. So soll es sein!

DISCO 04

01. Act 3. Scene 1. Prelude
02. Act 3. Scene 1. Frau Sonne sendet lichte Strahlen
03. Act 3. Scene 1. Ein Albe führte mich irr
04. Act 3. Scene 1. Siegfried!
05. Act 3. Scene 1. Ein goldner Ring glänzt dir am Finger!
06. Act 3. Scene 1. Behalt ihn, Held
07. Act 3. Scene 1. Weialala leia
08. Act 3. Scene 2. Hoiho!
09. Act 3. Scene 2. Trink, Gunther, trink!
10. Act 3. Scene 2. Mime hieß ein mürrischer Zwerg
11. Act 3. Scene 2. In Leid zu dem Wipfel
12. Act 3. Scene 2. Was hör' ich?
13. Act 3. Scene 2. Brünnhilde, heilige Braut!
14. Act 3. Scene 2. Siegfried's Funeral March
15. Act 3. Scene 3. War das sein Horn?
16. Act 3. Scene 3. Hoiho! Hoiho!
17. DAct 3. Scene 3. Siegfried - Siegfried erschlagen!
18. Act 3. Scene 3. Schweigt eures Jammers jauchzenden Schwall
19. Act 3. Scene 3. Starke Scheite schichtet mir dort
20. Act 3. Scene 3. Wie Sonne lauter strahlt mir sein Licht
21. Act 3. Scene 3. O ihr, der Eide ewige Hüter!
22. Act 3. Scene 3. Mein Erbe nun nehm' ich zu eigen
23. Act 3. Scene 3. Fliegt heim, ihr Raben!
24. Act 3. Scene 3. Grane, mein Roß, sei mir gegrüßt!
25. Act 3. Scene 3. Zurück vom Ring!

Choir und Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks
Bernard Haitink, regente

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segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Duo - Hélène Grimaud & Sol Gabetta - Robert Schumann, Brahms, Debussy e Shostakovich

Este disco é do ano de 2012. Reúne duas das mais famosas musicistas da atualidade - a já experimentada e consagrada Grimaud ao lado da argentina Sol Gabetta, outro talento incontestável. O repertório parece ter sido escolhido a dedo. Há um destilar de emoções profundas e profusas. A música escorre fácil, num lirismo irretocável. Virtuosismo e um sentir profundo são elementos que tornam este disco uma maravilha. O destaque ao meu modo de ver fica por conta das obras de Brahms e Shostakovich. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Schumann_Fantasiestücke op. 73 Nr. 1-3 (für Klarinette und Klavier) - 1. Zart
02. Schumann_Fantasiestücke op. 73 Nr. 1-3 (für Klarinette und Klavier) - 2. Lebh
03. Schumann_Fantasiestücke op. 73 Nr. 1-3 (für Klarinette und Klavier) - 3. Rasc
04. Brahms_Cellosonate Nr. 1 Op. 38 e-moll - 1. Allegro non troppo
05. Brahms_Cellosonate Nr. 1 Op. 38 e-moll - 2. Allegretto quasi menuetto - Trio
06. Brahms_Cellosonate Nr. 1 Op. 38 e-moll - 3. Allegro
07. Debussy_Cellosonate d-Moll L 135 d-moll - 1. Prologue. Lent, sostenuto
08. Debussy_Cellosonate d-Moll L 135 d-moll - 2. Sérénade. Modérément anim
09. Debussy_Cellosonate d-Moll L 135 d-moll -  3. Final. Animé, léger et ne
10. Schostakowitsch_Cellosonate Op. 40 d-moll - 1. Allegro non tropppo
11. Schostakowitsch_Cellosonate Op. 40 d-moll - 2. Allegro
12. Schostakowitsch_Cellosonate Op. 40 d-moll - 3. Largo
13. Schostakowitsch_Cellosonate Op. 40 d-moll - 4. Allegro

Hélène Grimaud, piano
Sol Gabetta, violoncelo

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Mieczyslaw Weinberg (1919-1996) - Symphony No. 10 in A minor & Symphony No. 6 in A minor

eczyslaw Weinberg (1919-1996) -

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Escutei este disco com profunda reverência à música de Mieczyslaw Weinberg, principalmente a espetacular Sinfonia No. 10. A vida de Mieczyslaw Weinberg foi gestada no seio da perseguição. Nascido em Varsóvia, Polônia, Weinberg se viu obrigado a fugir ainda muito jovem para a Ucrânia - URSS - por causa dos nazistas. Mais tarde, descobriu que toda a sua família que havia ficado na Polônia, fora queimada pelos nazistas. Já na URSS foi obrigado a fugir quando os nazistas invadiram o país. Neste período, ele envia para Shostakovich a partitura da primeira sinfonia. Shostakovich se entusiasmou com aquilo que viu e o chamou a Moscou. Haveria, a partir daí, uma mudança na sina do compositor. Este disco nos fornece uma noção dos seus trabalhos sinfônicos, sob a regência de um dos grandes mestres da batuta do século XX, Kirill Kondrashin. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Mieczyslaw Weinberg (1919-1996) - 

01.Symphony No 10 _ I Concerto Grosso
02.II Pastoral -III. Canzone - IV. Burlesque - V. Inversion
03.Symphony No 6_ I Adagio sostenuto
04.II Allegretto
05.III. Allegro molto - IV. Largo - V. Andantino

Moscow Philharmonic Orchestra
Moscow Choir School Boys Choir
Kirill Kondrashin, regente

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domingo, 11 de dezembro de 2016

Sergei Prokofiev (1891-1953) - Symphonies (complete)

Espetacular a interpretação das sinfonias de Prokofiev encontradas neste disco. Ela é resultado de um projeto realizado na Rússia - quando ainda era União Soviética. As gravações foram realizadas entre os anos de 1965 e 1967. As sinfonias de Prokofiev são um grande evento da música da Rússia. Estão dentro de um patamar grandioso do milagre que os russos são capazes de realizar. Não são tão conhecidas como as sinfonias de Tchaikovsky ou Shostakovich, mas são fabulosas. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Sergei Prokofiev (1891-1953) -

DISCO 01

01. Symphony No.1 in D major, Op.25 - I Allegro
02. Symphony No.1 in D major, Op.25 - II Larghetto
03. Symphony No.1 in D major, Op.25 - III Gavotta_ Non troppo allegro
04. Symphony No.1 in D major, Op.25 - IV Finale_ Molto vivace
05. Symphony No.2 in D minor, Op.40 - I Allegro ben articolato
06. Symphony No.2 in D minor, Op.40 - II Tema con variazioni
07. Symphony No.3 in C minor, Op.44 - I Moderato
08. Symphony No.3 in C minor, Op.44 - II Andante
09. Symphony No.3 in C minor, Op.44 - III Allegro agitato - Allegretto
10. Symphony No.3 in C minor, Op.44 - IV Andante mosso - Allegro moderato

DISCO 02

01. Symphony No.4 in C major, Op.112 - I Andante - Allegro eroico
02. Symphony No.4 in C major, Op.112 - II Andante tranquillo
03. Symphony No.4 in C major, Op.112 - III Moderato, quasi allegretto
04. Symphony No.4 in C major, Op.112 - IV Allegro risoluto
05. Symphony No.5 in B-flat major, Op.100 - I Andante
06. Symphony No.5 in B-flat major, Op.100 - II Allegro marcato
07. Symphony No.5 in B-flat major, Op.100 - III Adagio
08. Symphony No.5 in B-flat major, Op.100 - IV Allegro giocoso

DISCO 03

01. Symphony No.6 in E-flat minor, Op.111 - I Allegro moderato
02. Symphony No.6 in E-flat minor, Op.111 - II Largo
03. Symphony No.6 in E-flat minor, Op.111 - III Vivace
04. Symphony No.7 in C-sharp minor, Op.131 - I Moderato
05. Symphony No.7 in C-sharp minor, Op.131 - II Allegretto
06. Symphony No.7 in C-sharp minor, Op.131 - III Andante espressivo
07. Symphony No.7 in C-sharp minor, Op.131 - IV Vivace

Moscow Radio Symphony Orchestra
Gennady Rozhdestvensky, regente

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sábado, 10 de dezembro de 2016

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) - Symphonies 4 - 7; Francesca da Rimini, Op.32, Manfred Symphony, Op.58 etc (CDs 4 a 7 de 7 - final)

Como afirmei na primeira postagem, houve uma grande alegria ao escutar este material. Existem grandes gravações das sinfonias de Tchaikovsky. Gosto especialmente das gravações do Haitink, Mravinsky e Rostropovich. Mas, esta gravação com o Pletnev entrou em boa expectativa. Com esta postagem, chegamos ao fim dos sete discos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Piotr I. Tchaikovsky (1840-1893) -

DISCO 04

01. Symphony No.4 in F minor, Op.36_ 1. Andante sostenuto - Moderato con anima -
02. Symphony No.4 in F minor, Op.36_ 2. Andantino in modo di canzone
03. Symphony No.4 in F minor, Op.36_ 3. Scherzo. Pizzicato ostinato - Allegro
04. Symphony No.4 in F minor, Op.36_ 4. Finale (Allegro con fuoco)
05. Francesca da Rimini, Op.32

DISCO 05

01. Symphony No.5 in E minor, Op.64_ 1. Andante - Allegro con anima
02. Symphony No.5 in E minor, Op.64_ 2. Andante cantabile, con alcuna licenza - M
03. Symphony No.5 in E minor, Op.64_ 3. Valse (Allegro moderato)
04. Symphony No.5 in E minor, Op.64_ 4. Finale (Andante maestoso - Allegro vivace)
05. Hamlet - Overture-Fantasy after Shakespeare, Op.67

DISCO 06

01. The Voyevode, Op.78
02. Capriccio italien, Op.45
03. Symphony No.6 in B minor, Op.74 -'Pathetique'_ 1. Adagio - Allegro non troppo
04. Symphony No.6 in B minor, Op.74 -'Pathetique'_ 2. Allegro con grazia
05. Symphony No.6 in B minor, Op.74 -'Pathetique'_ 3. Allegro molto vivace
06. Symphony No.6 in B minor, Op.74 -'Pathetique'_ 4. Finale (Adagio lamentoso -

DISCO 07

01. The Tempest, Op.18
02. Manfred Symphony, Op.58_ 1. Lento lugubre - Moderato con moto - Andante
03. Manfred Symphony, Op.58_ 2. Vivace con spirito
04. Manfred Symphony, Op.58_ 3. Andante con moto
05. Manfred Symphony, Op.58_ 4. Allegro con fuoco

Russian National Orchestra
Mikhail Pletnev, regente


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sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Franz Schubert (1797-1828) - Sonatas for Violin & Piano

Franz Schubert foi um compositor único e poderoso. Se fossem colocados vários compositores para serem escutados, certamente apontaríamos decididamente: "Isso é Schubert!" Sua música possui um selo de qualidade. O compositor era um menino inquieto, que escrevia e produzia com uma velocidade incrível. Tudo o que fez é bom! Neste disco, temos alguns de seus trabalhos interpretados por dois grandes nomes que conhecem com muita propriedade o repertório barroco e romântico - Egarr e Manze. O mais interessante ainda na sonoridade do disco é a presença do pianoforte. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Franz Schubert (1797-1828) - 

Sonata in D major, D.384
01. I. Allegro molto
02. II. Andante
03. III. Allegro vivace

Sonata in A minor, D. 385
04. I. Allegro moderato
05. II. Andante
06. III. Menuetto (Allegro) - Trio
07. IV. Allegro

Sonata in G minor, D. 408 
08. I. Allegro giusto
09. II. Andante
10. III. Menuetto - Trio
11. IV. Allegro moderato

Sonata in A major, D.574    
12. I. Allegro moderato
13. II. Scherzo (Presto) - Trio
14. III. Andantino
15. IV. Allegro vivace

Richard Egarr, fortepiano
Andrew Manze, violino 

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Orlandus Lassus (1532-1594) - Missa Osculetur Me

Ouvir a música dos compositores renascentistas da escola franco-flamenga é sempre um grande privilégio. Esses compositores foram nomes revolucionários para as suas épocas, principalmente pela polifonia, que trouxe uma salto de mudança estrutural para a música. Certamente, um dos maiores nomes dessa escola foi Orlando de Lassus, compositor que foi um dos mais conhecidos do século XVI, ao lado de outro gigante, Palestrina, ambos da escola católica. Este disco traz uma das missas de Lassus. É um estilo polido, sóbrio, de grande envergadura espiritual. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Orlandus Lassus (1532-1594) -

01 - Osculetur me
02 - Kyrie
03 - Gloria
04 - Credo
05 - Sanctus and Benedictus
06 - Agnus Dei
07 - Hodie completi sunt
08 - Timor et tremor
09 - Alma Redemptoris Mater
10 - Salve Regina
11 - Ave Regina caelorum
12 - Regina caeli

The Tallis Scholars 
Peter Phillips, diretor

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quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Johannes Brahms (1833-1897) - Piano Trio No. 1 in B, Op. 8 & Piano Trio No. 2 in C, Op. 87

Este disco delicadamente belo - e que deve ser escutado. O primeiro fato que chama a atenção no disco é o time de intérprete - simplesmente uma nata musical que marcou uma geração. Outro fato é a qualidade excelsa da música de Brahms, que atinge patamares indizíveis. Os trios de Brahms estão entre as belezas da música de câmara. Resta-nos ouvir com imensa atenção e devoção. Uma boa apreciação!

Johannes Brahms (1833-1897) -

Piano Trio No. 1 in B, Op. 8
01. I. Allegro con brio
02. II. Allegro con molto - Meno allegro
03. III. Adagio
04. IV. Allegro

Piano Trio No. 2 in C, Op. 87
05. I. Allegro
06. II. Andante con moto
07. III. Scherzo. Presto - Poco meno presto
08. IV. Finale. Allegro giocoso

Henryk Szeryng, violino
Pierre Fournier, cello
Arthur Rubinstein, piano

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quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Pietro Mascagni (1863-1945) - Cavalleria Rusticana

A Cavalleria Rusticana é uma das óperas mais populares que existem. Ela foi escrita pelo compositor italiano Pietro Mascagni, que tem esta ópera como a sua principal ópera. Mascagni escreveu aproximadamente dezessete óperas. Algumas outras receberam certo louvor, mas nada se compara à Cavalleria Rusticana. Pela data em que viveu, Mascagni assumiu uma posição abertamente fascista em defesa de Mussolini. Escreveu um trabalho em homenagem ao ditador italiano. Trata-se da ópera Nerone. Não conheço o trabalho, mas pelo nome deve fazer algum tipo de relação entre Mussolini e o César polêmico que ateou fogo em Roma. A Cavalleria Rusticana é um trabalho curioso escrito em apenas um ato. Possui um dos mais bonitos intermezzos já escritos, uma reflexão levíssima e bastante singela. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Pietro Mascagni (1863-1945) -

01 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Prelude.. O Lola, Bianca Come Fior Di Spino
02 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Gli Aranci Olezzano
03 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Dite, Mamma Lucia
04 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Il Cavallo Scalpita
05 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Regina Coeli.. Beato Voi, Compar Alfio
06 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Voi Lo Sapete, O Mamma
07 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Tu Qui, Santuzza _
08 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Fior Di Giaggiolo
09 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Turiddu, Ah! Lo Vedi
10 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Oh! Il Signore Vi Manda
11 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Intermezzo
12 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - A Casa, A Casa, Amici
13 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Viva Il Vino Spumeggiante
14 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - A Voi Tutti Salute
15 Mascagni_ Cavalleria Rusticana - Mamma, Quel Vino E Generoso

Czecho-Slovak Radio Symphony Orchestra
Slovak Philharmonic Choir 
Alexander Rahbari, regente


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