quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Jean Sibelius (1865-1957) - Violin Concerto in D minor, Op. 47 (Version Original - 1903/04) e Violin Concerto in D minor, Op. 47 (Version Final - 1905)

O Concerto para violino de Sibelius é uma das joias do gênero. Esta é a única obra escrita por ele para um instrumento solo. Algo que é visto com grande pesar pelos amantes da boa música. O compositor produziu a obra em 1903, um ano após a escrita de sua monumental Sinfonia No. 2, um hino verdadeiramente épico. Neste disco, regido com grande maestria por Osmo Vanska, um finlandês que entende tudo de Sibelius, encontramos as duas versões da obra. A primeira, escrita nos anos de 1903 e 1904; e a definitiva, do ano de 1905. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Jean Sibelius (1865-1957) -

Violin Concerto in D minor, Op. 47 (Version Original - 1903/04)
01. Allegro moderato.
02. Adagio di molto
03. Allegro

Violin Concerto in D minor, Op. 47 (Version Final - 1905)
04. Allegro moderato.
05. Adagio di molto
06. Allegro

Lahti Symphony Orchestra
Osmo Vanska, regente
Leonidas Kavakos, violino


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terça-feira, 29 de novembro de 2016

Carl Nielsen (1865-1931) - Clarinet Concerto & Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) - Clarinet Concerto in A major, K622


Um disco sem muitas pretensões. O que vale destacar mesmo nele é o Concerto para clarinete do compositor dinamarquês Carl Nielsen, o maior daquela terra. É uma grande referência para o gênero. A outra obra importante - e mais conhecida - é o belíssimo - e sempre necessário - Concerto para clarinete de Mozart. Esta obra de Mozart é famosa por ser a última obra escrita para um instrumento com solista, isso no ano da morte do compositor, 1791. É uma obra de grande leveza e forte tom reflexivo. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Clarinet Concerto - I. Allegretto un poco
02. Clarinet Concerto - II. Poco adagio
03. Clarinet Concerto - III. Allegro un poco
04. Clarinet Concerto - IV. Allegro vivace
05. Non che non sei capace, K. 419
06. Der Liebe himmlisches Gefühl, K. 119
07. Clarinet Concerto in A major, K622 - I. Allegro
08. Clarinet Concerto in A major, K622 - II. Adagio
09. Clarinet Concerto in A major, K622 - III. Rondo Allegro

Royal Northern Sinfonia
Mario Venzago, regente
Julian Bliss, clarinete

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segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Arnold Schoenberg (1874-1951) - Verklärte Nacht, Op.4 e Pelleas und Melisande Op.5

Vamos a uma grande postagem para iniciarmos bem a segunda-feira, a última do mês. Traz duas das principais obras do jovem Schoenberg. São obras poderosas, que juntas com o Gurrelieder, formam uma trindade especial na produção schoenbergeana. Essas obras são revolucionárias. A versão com Karajan é de alto nível. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Arnold Schoenberg (1874-1951) - 

Verklärte Nacht, Op.4
01. 1. Grave
02. 2. Molto rallentando
03. 3. Pesante - Grave
04. 4. Adagio
05. 5. Adagio

Pelleas und Melisande Op.5
06. Die Achtel ein wenig bewegt - zögernd
07. Heftig
08. Ciff. 9: Lebhaft
09. Ciff. 16: Sehr rasch
10. Ciff. 33: Ein wenig bewegt
11. Ciff. 36: Langsam
12. Ciff. 43: Ein wenig bewegter
13. Ciff. 50: Sehr langsam
14. Ciff. 55: Etwas bewegt
15. Ciff. 59: In gehender Bewegung
16. Ciff. 62: Breit

Berliner Philharmoniker
Herbert von Karajan, regente



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domingo, 27 de novembro de 2016

Henri Dutilleux (1916-2013) - Complete Orchestral Works

Postagem imperdível! Traz a música de Henri Dutilleux. O compositor foi, sem sombras de dúvida, o nome mais importante da música francesa na segunda metade do século XX. Dutilleux foi herdeiro da tradição musical iniciada por Ravel, Debussy e Roussel, mas conseguiu imprimir uma estilo próprio, o que o tornou uma celebridade admirada no mundo todo. Este disco é uma preciosidade, já que a produção do compositor não é extensa. Escreveu pouco. O repertório chega a três dezenas de obras. Escutei os discos ao longo da semana. Posso dizer que a descoberta foi singular. Não conhecia boa parte das obras. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Henri Dutilleux (1916-2013) - Complete Orchestral Works

DISCO 01

(01)_[Henri_Dutileux]_Symphony_No_1_-_I_Passacaille._Andante
(02)_[Henri_Dutileux]_II_Scherzo._Molto_vivace
(03)_[Henri_Dutileux]_III_Intermezzo._Lento
(04)_[Henri_Dutileux]_IV_Finale,_con_variazioni._Largamente_-_Allegro_-_Scherzo_-Lento
(05)_[Henri_Dutileux]_Symphony_No_2_'Le_Double'_-_I_Animato,_ma_misterioso
(06)_[Henri_Dutileux]_II_Andantino_sostenuto
(07)_[Henri_Dutileux]_III_Allegro_fuocoso_-_Calmato

DISCO 02

(01)_[Dutilleux]_L'arbe_des_songes_a
(02)_[Dutilleux]_L'arbe_des_songes_b
(03)_[Dutilleux]_L'arbe_des_songes_c
(04)_[Dutilleux]_L'arbe_des_songes_d
(05)_[Dutilleux]_L'arbe_des_songes_e
(06)_[Dutilleux]_L'arbe_des_songes_f
(07)_[Dutilleux]_L'arbe_des_songes_g
(08)_[Dutilleux]_Two_sonnets_by_Jean_Cassou_a
(09)_[Dutilleux]_Two_sonnets_by_Jean_Cassou_b
(10)_[Dutilleux]_Timbres,_espaces,_mouvement_avec_interlude_a
(11)_[Dutilleux]_Timbres,_espaces,_mouvement_avec_interlude_b
(12)_[Dutilleux]_Timbres,_espaces,_mouvement_avec_interlude_c
(13)_[Alain]_Prière_pour_nous_autres_charnels

DISCO 03

(01)_[Dutilleux]_I_-_Metaboles_-_Incantatoires
(02)_[Dutilleux]_II_-_Metaboles_-_Lineaire
(03)_[Dutilleux]_III_-_Metaboles_-_Obessionnel
(04)_[Dutilleux]_IV_-_Metaboles_-_Torpide
(05)_[Dutilleux]_V_-_Metaboles_-_Flamboyant
(06)_[Dutilleux]_I_-_Tout_un_mode_lointain_-_Enigme
(07)_[Dutilleux]_II_-_Regard
(08)_[Dutilleux]_III_-_Houles
(09)_[Dutilleux]_IV_-_Miroirs
(10)_[Dutilleux]_V_-_Hymne
(11)_[Dutilleux]_I_-_Mystère_de_l'instant_-_Appels
(12)_[Dutilleux]_II_-_Echos
(13)_[Dutilleux]_III_-_Prismes
(14)_[Dutilleux]_IV_-_Espaces_lointains
(15)_[Dutilleux]_V_-_Litanies
(16)_[Dutilleux]_VI_-_Choral
(17)_[Dutilleux]_VII_-_Rumeurs
(18)_[Dutilleux]_VIII_-_Soliloques
(19)_[Dutilleux]_IX_-_Metamorphoses_sur_le_nom_de_Sacher
(20)_[Dutilleux]_X_-_Embrasement

DISCO 04

(01)_[Dutilleux]_The_shadows_of_time_a
(02)_[Dutilleux]_The_shadows_of_time_b
(03)_[Dutilleux]_The_shadows_of_time_c
(04)_[Dutilleux]_The_shadows_of_time_d
(05)_[Dutilleux]_The_shadows_of_time_e
(06)_[Dutilleux]_The_shadows_of_time_f

BBC Philharmonic
Yan Pascal Tortelier, regente


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sábado, 26 de novembro de 2016

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - Mass in B minor, BWV 232

A Missa em Si, de Bach, é uma das maravilhas da música religiosa ocidental. Diria que a expressão máxima de uma Missa. Outros compositores escreveram belas missas - Haydn, Schubert, Mozart, Palestrina, Victoria etc. Mas, coube a Bach elevar o significado de uma missa. As passagens são de arrepiar. As árias são de uma profusão e elevação espirituais inigualáveis. Tanto pela extensão, quanto pelo formato, a obra de impressiona. Trata-se de uma produção de Bach maduro em extremo, pleno de sua produção - se é que houve um momento em que ele não estivesse pleno de sua produção. Bach teria escrito quando da escrita da obra: "...um produto insignificante da habilidade que alcancei na música". Bastante humilde o moço! A obra foi escrita em 1733 e completada um ano de sua morte, 1749. Não deixe de ouvir essa bonita versão com o Jochum. Uma boa apreciação!

P.S. O disco apresenta um pequeno problema no final da última faixa, mas nada que impeça a audição completa do material.

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 

DISCO 01

1-01 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Kyrie_ Kyrie Eleison
1-02 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Kyrie_ Christe Eleison
1-03 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Kyrie_ Kyrie Elesion
1-04 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Gloria In Excelsis Deo
1-05 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Et In Terra Pax
1-06 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Laudamus Te
1-07 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Gratias Agimus
1-08 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Domine Deus
1-09 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Qui Tollis
1-10 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Qui Sedes Ad Dexteram Patris
1-11 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Quoniam Tu Solus Sanctus
1-12 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Gloria_ Cum Sancto Spiritu

DISCO 02

2-01 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Credo In Unum Deum
2-02 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Patrem Omnipotentem
2-03 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Et In Unum Dominum
2-04 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Et Incarnatus Est
2-05 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Crucifixus
2-06 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Et Resurrexit
2-07 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Et In Spiritum Sanctum
2-08 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Confiteor Unum Baptisma
2-09 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Credo_ Et Expecto
2-10 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Sanctus
2-11 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Osanna
2-12 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Benedictus
2-13 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Osanna #2
2-14 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Agnus Dei_ Agnus Dei
2-15 Bach_ Mass In B Minor, BWV 232 - Agnus Dei_ Dona Nobis Pacem

Chor & Symphonie Orchester des Bayerischen Rundfunks
Eugene Jochum, regente
Helen Donath, soprano
Robert Holl, bass
Roland Hermann, barítono
Brigitte Fassbaender, contralto

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sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - Symphony No. 1 in F minor, Op. 10 e Cello Concerto No. 1 in E flat major, Op. 107

Este é um daqueles discos que somos obrigados a ouvir mais de uma vez. Fica a impressão de obra devassadora, de obra perscrutadora, demolidora. As duas obras encontradas neste disco, executado brilhantemente pela batuta de Ormandy, são de períodos bem distintos da vida de Shosta. A Sinfonia número 1 é um dos primeiros trabalhos escritos pelo compositor quando ainda bastante jovem. Ele ainda era um estudante. Mas a obra é genial, densa, perturbadora. Já o Concerto para violoncelo é uma das maravilhas do gênero. Aqui, recebe a interpretação primorosa de Rostropovich, para quem a obra foi dedicada. Não deixe de ouvir esta maravilha. Uma boa apreciação!

Dmitri Shostakovich (1906-1975) - 

01. Shostakovich_ Symphony No. 1 in F minor, Op. 10_ 1. Allegretto
02. Shostakovich_ Symphony No. 1 in F minor, Op. 10_ 2. Allegro
03. Shostakovich_ Symphony No. 1 in F minor, Op. 10_ 3. Lento
04. Shostakovich_ Symphony No. 1 in F minor, Op. 10_ 4. Allegro molto
05. Shostakovich_ Cello Concerto No. 1 in E flat major, Op. 107_ 1. Allegretto
06. Shostakovich_ Cello Concerto No. 1 in E flat major, Op. 107_ 2. Moderato
07. Shostakovich_ Cello Concerto No. 1 in E flat major, Op. 107_ 3. Cadenza
08. Shostakovich_ Cello Concerto No. 1 in E flat major, Op. 107_ 4. Allegro con moto

The Philadelphia Orchestra
Eugene Ormandy, regente
Mstlav Rostropovich, cello
Mason Jones, horn

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Jazz - Red Garland Quintet with John Coltrane - High Pressure

Postagem jazzística! Traz o quinteto do lendário Red Garland ao lado de John Coltrane. O disco é do ano de 1957. Foi o quarto disco gravado por Garland atuando como leader. Disquinho sensacional com extraordinários músicos e o estilo de Garland, que veio a influenciar inúmeros pianistas do movimento. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Red Garland Quintet with John Coltrane - High Pressure

01. Soft Winds
02. Solitude
03. Undecided
04. What is There to Say
05. Two Bass Hit

Red Garland, piano
John Coltrane, tenor saxophone
Donald Byrd, trumpet
George Joyner, bass
Arthur Taylor, drums

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quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Béla Bártok (1881-1945) - Concerto For Orchestra, SZ 116, Dance Suite e Music for Strings, Percussion and Celesta

Este é um daqueles discos que ficam como referência para qualquer amante da música. Traz um Bártok executado com mãos exímias e peritas. São três obras conduzidas com a maestria daquele que foi um dos grandes condutores do século XX, Sir Georg Solti. Bártok foi um sujeito que fundiu a sua obra às pesquisas sobre folclore, principalmente a partir do início do século. Saiu do seu país, fugido do regime nazista, radicando-se, finalmente, nos Estados Unidos. Lá passou por maus bocados. Ensinou. Deu aula. Morreu em condições bem adversas. Foi um sujeito de uma inteligência extremamente refinada. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Béla Bártok (1881-1945) -

01 Bartók  Concerto For Orchestra, SZ 116 - 1  Introduzione
02 Bartók  Concerto For Orchestra, SZ 116 - 2  Presentando Le Coppie
03 Bartók  Concerto For Orchestra, SZ 116 - 3  Elegia
04 Bartók  Concerto For Orchestra, SZ 116 - 4  Intermezzo Interrotto
05 Bartók  Concerto For Orchestra, SZ 116 - 5  Finale
06 Dance Suite  I  Moderato
07 Dance Suite  II  Allegro Molto
08 Dance Suite  III  Allegro Vivace
09 Dance Suite  IV  Molto Tranquillo
10 Dance Suite  V  Comodo
11 Dance Suite  VI  Finale   Allegro
12 Music for Strings, Percussion and Celesta  I  Andante Tranquillo
13 Music for Strings, Percussion and Celesta  II  Allegro
14 Music for Strings, Percussion and Celesta  III  Adagio
15 Music for Strings, Percussion and Celesta  IV  Allegro Molto

Chicago Symphony Orchestra
Georg Solti, regente

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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

The Unknown Piazzolla

Este é um disco bastante curioso. Estamos acostumados a um Piazzolla com as feições encantadoras do tango. Toda aquela elegância, aquele estilo inconfundível, que nos aquece sensualmente a alma. Neste disco, por sua vez, encontramos um Piazzolla mais voltado para o piano, para um tipo de reflexão mais triste. Não deixe de ser bonito. O disco é bastante "feliz" com o título, pois se alguém chegasse para outro sujeito acostumado àquele Piazzolla de que falei e dissesse: "Escute isto. De quem é?". Certamente o interlocutor balbuciaria outra reposta que não o grande mestre argentino. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ástor Piazzolla (1921-1992) - The Unknown Piazzolla

01. Vayamos al Diablo
02. Dos Piezas Breves 1. Tanguango
03. Dos Piezas Breves 2. Noche
04. Preludio 1953
05. Milonga En Re
06. Suite Op. 2 1. Preludio
07. Suite Op. 2 2. Siciliana
08. Suite Op. 2 3. Toccata
09. Milonga Sin Palabras
10. Preludio No. 1
11. Suite No. 2 1. Nocturno
12. Suite No. 2 2. Miniatura
13. Suite No. 2 3. Vals
14. Suite No. 2 4. Danza Criolla
15. Tres Piezas Breves 1. Pastoral
16. Tres Piezas Breves 2. Serenade
17. Tres Piezas Breves Siciliana
18. Sonata No. 1 Op. 7 1. Presto
19. Sonata No. 1 Op. 7 2. Coral con Variaciones
20. Sonata No. 1 Op. 7 3. Rondo

Allison Brewster, piano
Hector Falcon, violino
Nardo Poy, viola
Eugene Moye, cello

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terça-feira, 22 de novembro de 2016

Johann Sebastian Bach (1685-1750) - 3 Cello Sonatas, Antonio Vivaldi (1678-1741) - 2 Cello Sonatas

Um disco cujo conteúdo é belíssimo. São reunidos dois dos compositores mais importantes do barroco musical. O time de intérpretes também é especial. São por essas e outras que o disco se torna, no mínimo, uma curiosidade. A obra que abre o disco é de uma beleza e uma leveza típicas de Bach. É ouvir e se deleitar! Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Bach - Sonata for Violoncello and Piano No.1 in G major - I. Adagio
02. II. Allegro ma non tanto
03. III. Andante
04. IV. Allegro moderato
05. Vivaldi - Concerto for Violoncello and Orchestra in A minor - I. Allegro
06. II. (without tempo indication)
07. III. Allegro
08. Bach - Cello Sonata No.2 in D major - I. Adagio
09. II. Allegro
10. III. Andante
11. IV. Allegro
12. Vivaldi - Cello Concerto in B minor - I. Allegro non molto
13. II. Largo
14. III. Allegro
15. Bach - Cello Sonata No.3 in G minor - I. Vivace
16. II. Adagio
17. III. Allegro

Orpheus Chamber Orchestra
Martha Argerich, piano
Mischa Maisky, cello

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segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No.7 in E major

Um disco com todos os efeitos para uma grande postagem. Trata-se de uma gravação realizada em 1958, ao vivo. Percebe-se pela sonoridade, que se trata de algo bastante antigo. Bruckner e Klemperer, resultado para algo grandioso. A Sétima Sinfonia de Bruckner marca um período especial na carreira do compositor. Foi com ela que o austríaco começou a experimentar ventos mais favoráveis. Sua tão incansável busca havia chegado a um resultado positivo. E sobre vários aspectos é um trabalho genial. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) -

Symphony No.7 in E major
01. I. Allegro moderato
02. II. Adagio. Sehr feierlich und sehr langsam
03. III. Scherzo. Sehr schnell - Trio. Etwas langsamer
04. IV. Finale. Bewegt, doch nicht schnell

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Wiener Symphoniker
Otto Klemperer, regente

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domingo, 20 de novembro de 2016

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Symphonies 3, 6, 7, 8, 9, Ouvertuere ''Fidelio'', Op. 72c, Ouvertuere ''Leonore'' Nr. 3, Op. 72b & Ouvertuere ''Die Weihe des Hauses'', Op. 124 (CDs 3, 4, 5 & 6 de 6 - final)

Trazemos à tona os seis discos dessa bela caixa. O dois primeiros discos saíram semana passada. Escutei atentamente, com um ar de profunda reverência - que essas obras merecem - cada uma das sinfonias. A impressão inicial ainda prevaleceu. Não é um dos melhores ciclos com as gravações das sinfonias, mas vale a pena ouvir. Gostei da interpretação da Sétima e da Oitava. Muti acaba por extrair aquela força, a grandiloquência dos trabalhos beethoveanos. É algo mais recatado, mais para a reflexão. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig Beethoven (1770-1827) - 

DISCO 03

01 - Symphonie Nr. 3 - I. Allegro con brio
02 - Symphonie Nr. 3 - II. Marcia funebre. Adagio assai
03 - Symphonie Nr. 3 - III. Scherzo. Allegro vivace
04 - Symphonie Nr. 3 - IV. Finale. Allegro molto
05 - Ouvertuere ''Fidelio'', Op. 72c
06 - Ouvertuere ''Die Weihe des Hauses'', Op. 124

DISCO 04

01 - Symphonie Nr. 6 - I. Erwachen heiterer Empfindungen bei der Ankunft auf dem Lande
02 - Symphonie Nr. 6 - II. Szene am Bach
03 - Symphonie Nr. 6 - III. Lustiges Zusammensein der Landleute
04 - Symphonie Nr. 6 - IV. Gewitter. Sturm
05 - Symphonie Nr. 6 - V. Hirtengesang. Frohe und dankbare Gefuehle nach dem Sturm
06 - Ouvertuere ''Leonore'' Nr. 3, Op. 72b

DISCO 05

01 - Symphonie Nr. 7 - I. Poco sostenuto. - Vivace
02 - Symphonie Nr. 7 - II. Allegretto
03 - Symphonie Nr. 7 - III. Presto
04 - Symphonie Nr. 7 - IV. Allegro con brio
05 - Symphonie Nr. 8 - I. Allegro vivace e con brio
06 - Symphonie Nr. 8 - II. Allegretto scherzando
07 - Symphonie Nr. 8 - III. Tempo di Menuetto
08 - Symphonie Nr. 8 - IV. Allegro vivace

DISCO 06

01 - Symphonie Nr. 9 - I. Allegro ma non troppo, un poco maestoso
02 - Symphonie Nr. 9 - II. Molto vivace. - Presto
03 - Symphonie Nr. 9 - III. Adagio molto e cantabile. - Andante moderato
04 - Symphonie Nr. 9 - IV. Finale. Hymne an die Freude

The Philadelphia Orchestra
Ricardo Muti, regente

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sábado, 19 de novembro de 2016

Igor Stravinsky (1882-1971) - Petrushka, Apollon Musagète, Le Chant du rossignol, Symphony of Psalms etc (CDs 3, 4 e 5 de 5 - final)

Postei os dois primeiros desta caixa no início do mês. Somente agora, resolvi trazer os outros três discos. Escutei-os. Apreciei-os. Gostei. O disco é uma reunião com as principais obras do "velho bruxo" Igor Stravinsky - Petrushka, Apollon Musagète, Oedipus Rex, Symphony of Psalms etc. A regência fica a cargo do experiente Neeme Järvi. Não deixe de ouvir esta preciosidade. Uma boa apreciação!

Igor Stravinsky (1882-1971) -

DISCO 03

01. Petrushka_ Tableau I, The Shrovetide Fair_ The Crowds
02. Petrushka_ Tableau I, The Shrovetide Fair_ The Mountbank's Booth
03. Petrushka_ Tableau I, The Shrovetide Fair_ Russian Dance
04. Petrushka_ Tableau II, Petrushka's Room
05. Petrushka_ Tableau III_ The Moor's Room
06. Petrushka_ Tableau III_ Dance of the Ballerina
07. Petrushka_ Tableau III_ Waltz
08. Petrushka_ Tableau IV_ The Shrovetide Fair (evening)
09. Petrushka_ Tableau IV_ Wet Nurses' Dance
10. Petrushka_ Tableau IV_ Peasant and Bear
11. Petrushka_ Tableau IV_ Dance of the Gypsy Girls
12. Petrushka_ Tableau IV_ Dance of the Coachmen and Ostlers
13. Petrushka_ Tableau IV_ The Masqueraders
14. Petrushka_ Tableau IV_ Death of Petrushka
15. Apollon Musag¨¨te_ Tableau I_ Birth of Apollo
16. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Apollo's Variation
17. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Pas d'action
18. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Calliope's Variation - Allegretto
19. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Polyhymna's Variation - Allegro
20. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Terpsichore's Variation - Allegretto
21. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Apollo's Variation - Lento
22. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Pas de deux
23. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Coda. Vivo - Tempo sostenuto - Agitato
24. Apollon Musag¨¨te_ Tableau II_ Apotheose. Largo e tranquillo
25. Circus Polka

DISCO 04

01. Le Chant du rossignol_ Presto -
02. Le Chant du rossignol_ Marche chinoise
03. Le Chant du rossignol_ Le Chant du rossignol -
04. Le Chant du rossignol_ Le jeu du rossignol m¨¦chanique
05. Symphony in Three Movements_ I. . = 160
06. Symphony in Three Movements_ II. Andante - Pi¨´ mosso - Tempo I
07. Symphony in Three Movements_ III. Con moto
08. Capriccio for Piano and Orchestra_ I. Presto
09. Capriccio for Piano and Orchestra_ II. Andante rapsodico

DISCO 05

01. 1. Exaudi orationem meam, Domine
02. 2. Expectans expectavi Dominum
03. 3. Alleluja, laudate Dominum
04. 1. Largo - Allegro - Pi¨´ mosso - Maestoso (Largo del principo)
05. 2. Largo - Pi¨´ mosso - Doppio valore - Tempo primo
06. 3. Allegro - Agitato - Lento - Strigendo
07. 1. Moderato alla breve - Tempo agitato senza troppo accelerare - Tempo
08. 2. Larghetto concertante - Doppio movimento - Doppio valore
09. 3. Allegretto
10. 4. Largo - Tempo giusto, alla breve

Orchestre De La Suisse Romande 
Neeme Järvi, regente

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sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Anton Webern (1883-1945) - Vocal and Chamber Works

Anton Webern foi um importante músico. Sua contribuição foi grandiosa, ao lado de Alban Berg e Schoenberg. Os três constituíram a famosa Segunda Escola de Viena, responsável por imprimir um novo estilo que trouxe inovações inigualáveis à música moderna - o dodecafonismo. Curiosamente, Webern morreu no mesmo ano em que Béla Bártok, outro monstro da música do século XX. Este disco excelente, com a regência de Robert Craft é de alto nível. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Webern (1883-1945) - 

01. Five Songs from Der siebente Ring, Op.3 - Dies ist ein Lied für dich allein
02. Im Windesweben
03. An Bachesranft
04. Im Morgentaun
05. Kahl reckt der Baum
06. Five Songs on Poems by Stefan George, Op.4 - Eingang
07. Noch zwingt mich Treue
08. Ja Heil und Dank
09. So ich traurig bin
10. Ihr tratet zu dem Herde
11. Six Bagatelles for String Quartet, Op.9 - Mäßig
12. Leicht bewegt
13. Ziemlich fließend
14. Sehr langsam
15. Äußerst langsam
16. Fließend
17. Four Songs for Voice and Piano, Op.12 - Der Tag ist vergangen
18. Die Geheimnisvolle Flöte
19. Schien mir's, als ich sah die Sonne
20. Gleich und gleich
21. Three Songs from Viae inviae, Op.23 - Das dunkle Herz
22. Es stürzt aus Höhen Frische
23. Herr Jesus mein
24. Three Songs on Poems by Hildegard Jone, Op.25 - Wie bin ich froh!
25. Des Herzens Purpurvogel
26. Sterne
27. String Quartet, Op.28 - Mäßig
28. Gemächlich
29. Sehr fließend
30. Cantata No.1, Op.29 - Zündender Lichtblitz des Lebens - Getragen; Lebhaft
31. Kleine Flügel Ahornsamen - Leicht bewegt
32. Tönen die seligen Saiten Apolls - Ruhig
33. Schoenberg - Chamber Symphony, Op.9 arr. Webern - Langsam; sehr rasch
34. Sehr rasch
35. Viel langsamer
36. Viel langsamer
37. Schwungvoll

Philharmonia Orchestra
Robert Craft, regente

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Jazz - Charles Mingus - Passions of a Man - The Complete Atlantic Recordings (CDs 5 e 6 de 6 - final)

Com esta postagem, finalizamos a caixa com seis discos imperdíveis de Charles Mingus. São as gravações realizadas pela Atlantic no final dos anos 50 e início dos anos 60. Ao todo são cinco disco. O sexto é uma entrevista do grande Mingus para Nesuhi Ertegun. Este disco traz algumas pérolas como, por exemplo, Peggy's Blue Skylight, uma das músicas mais de que mais aprecio do monstro sagrado que foi Charles Mingus. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!


Charles Mingus - Passions of a Man - The Complete Atlantic Recordings

DISCO 05

01. Devil Woman
02. Ecclusiastics
03. 'Old' Blues For Walt's Torin
04. Peggy's Blue Skylight
05. Hog Callin' Blues
06. Oh Lord Don't Let Them Drop That Atomic Bomb On Me
07. Passions Of A Man
08. Wham Bam Thank You Ma'am
09. Invisible Lady
10. Eat That Chicken

DISCO 06

01. Charles Mingus Interviewed By Nesuhi Ertegun

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quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) - Uirapuru, Symphony No. 12 e Mandu-Çarará

Hoje é um dia especial! Trata-se da data da morte de nosso maior compositor, Heitor Villa-Lobos. Como é de praxe, sempre procuro fazer uma postagem em homenagem a esta data singular. Villa-Lobos é um dos artistas que mais buscaram entender o Brasil. O compositor soube construir bailados inusitados a respeito de nossa cultura, das facetas mais identitárias na constituição de determinada imagem do Brasil. Possuía uma inteligência inquieta. É o caso, por exemplo, da Sinfonia No. 12, escrita quando Villa completou setenta anos. Ela está dentro da tradição sinfônica, diferentemente de alguns dos seus trabalhos sinfônicos. Já o Uirapuru, uma das suas composições mais executadas, foi escrito em 1917, um período em que se mostra a sua influência da música europeia, plasmada à tradição folclórica brasileira. O Mandu-Çarará é do ano de 1940 e está baseada em uma lenda amazônica (região do Rio Solimões"). Mandu-Çarará é o deus da dança. Sendo assim, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação deste disco espetacular!

Villa-Lobos (1887-1959) -

01. Uirapuru
02. Symphony No. 12 I. Allegro non troppo
03. Symphony No. 12 II. Adagio
04. Symphony No. 12 III. Scherzo
05. Symphony No. 12 IV. Molto allegro
06. Mandu-carara

São Paulo Symphony Orchestra
Choir and Children's Choir
Isaac Karabtchevsky, regente

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quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Robert Schumann (1810-1856) - Piano Concerto in A minor, Op.54 & Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Piano Concerto No. 3 in C minor, Op.37

Um disco digno dos elogios mais densos e exagerados. O disco traz dois dos grandes concertos românticos, sempre a encher os olhos de músicos e do público que prestigia. Trata-se do extraordinário Concerto para piano de Schumann. O primeiro movimento é avassalador. O outro concerto é de outro alemão. Simplesmente, o Concerto número 3, um dos mais belos e profundos entre os cinco que foram escritos por Beethoven. É o dileto de muita gente. O segundo movimento é uma das mais belas reflexões beethoveanas. Ao piano, a grande Clara Haskil, uma das grandes pianistas do século XX. É para ouvir embasbacado. Não deixe de fazê-lo. Uma boa apreciação!

01. Piano Concerto in A minor, Op.54 - I. Allegro affetuoso
02. Piano Concerto in A minor, Op.54 - II. Intermezzo
03. Piano Concerto in A minor, Op.54 - III. Finale_ Allegro vivace
04. Piano Concerto in C minor, Op.37 - I. Allegro con brio
05. Piano Concerto in C minor, Op.37 - II. Largo
06. Piano Concerto in C minor, Op.37 - III. Rondo_ Allegro

Orchestre de La Suisse Romande
Ernest Ansermet, regente
Clara Haskil, piano

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Jazz - Charles Mingus - Passions of a Man - The Complete Atlantic Recordings (CDs 3 e 4 de 6)

Vamos a mais dois discos dessa excepcional caixa com a música de Charles Mingus, que soa como um grande orgasmo. Os discos, como avisei no primeiro post, foram gravadas pelo poderoso selo Atlantic. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

DISCO 03

01. E's Flat Ah's Flat Too
02. My Jelly Roll Soul
03. Tensions
04. Moanin'
05. Cryin' Blues
06. Wednesday Night Prayer Meeting
07. E's Flat Ah's Flat Too (alt take)
08. My Jelly Roll Soul (Alt. Take)
09. Tensions (Alt. Take)
10. Wednesday Night Prayer Meeting (Alt Take)

DISCO 04

01. Prayer For Passive Resistance
02. Better Git Hit In Your Soul
03. Wednesday Night Prayer Meeting
04. Folk Forms I
05. What Love_
06. I'll Remember April

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terça-feira, 15 de novembro de 2016

Concerto Italiano - Domenico Dall'oglio, Michele Stratico, Pietro Nardini, Antonio Lolli

Um disco imensamente agradável para finalizar os trabalhos no dia de hoje. Os compositores são italianos, como se pode observar pelo título do disco. São nomes desconhecidos, mas que faziam uma excelente música. Estão naquela fase entre o classicismo e o barroco, todavia, a música está fincada na tradição barroca. Outro aspecto relevante do disco é a presença do instrumentalizado e famoso violinista Giuliano Carmignola. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Domenico Dall'oglio - Violin Concerto in C major - 1. Allergo
02. Domenico Dall'oglio - Violin Concerto in C major - 2. Largo
03. Domenico Dall'oglio - Violin Concerto in C major - 3. Allegro
04. Michele Stratico - Violin Concerto in G minor - 1. Allergo
05. Michele Stratico - Violin Concerto in G minor - 2. Grave
06. Michele Stratico - Violin Concerto in G minor - 3. Allegro assai
07. Pietro Nardini - Violin Concerto in G major - 1. Allegro
08. Pietro Nardini - Violin Concerto in G major - 2. Adagio
09. Pietro Nardini - Violin Concerto in G major - 3. Allegro
10. Antonio Lolli - Violin Concerto in C major - 1. Andante
11. Antonio Lolli - Violin Concerto in C major - 2. Adagio
12. Antonio Lolli - Violin Concerto in C major - 3. Allegro

Venice Baroque Orchestra
Andrea Marcon, direção
Giuliano Carmignola, violino

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Jazz - Charles Mingus - Passions of a Man - The Complete Atlantic Recordings (CDs 1 e 2 de 6)

Já faz duas semanas que as postagens jazzísticas não aparecem por aqui. Acabei deixando o tempo passar. Resolvi, por conta disso, fazer três postagens até quinta-feira para quitar a minha dívida e não deixar uma lacuna com esse compromisso. Escolhi esta caixa com seis discos do imortal Charles Mingus, uma das figuras mais densas da história do jazz. São discos gravados pelo selo Atlantic. Hoje, saem os dois primeiros. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

DISCO 01

01. Pithecantropus Erectus
02. A Foggy Day
03. Love Chant
04. Profile Of Jackie
05. Laura
06. When Your Lover Has Gone
07. Just One Of Those Things
08. Blue Greens

DISCO 02

01. The Clown
02. Passions Of A Woman Loved
03. Blue Cee
04. Tonight At Noon
05. Reincarnation Of A Lovebird
06. Haitian Fight Song

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segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 5 in B flat, WAB 105

Mais um Bruckner! Dessa vez, um regente com habilidades e técnica incontestáveis. A Número 5 de Bruckner é um trabalho prodigioso do austríaco. Esta versão é do ano de 1878, sob a edição de Leopold Nowak. Bruckner começou a escrevê-la em 1875, um momento de bastantes incertezas e dificuldades pessoais. O compositor ainda perseguia a fama e o reconhecimento. Não é gratuito que o trabalho inicie com um Adagio, expressando melancolia e uma espécie de dúvida filosófica. Esta é gravação ao vivo de 2004. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 5 in B flat, WAB 105

01. I. Satz - Introduction - Adagio - Allegro
02. II. Satz - Adagio - Sehr langsam
03. III. Satz - Scherzo - Molto vivace (Schnell) - Trio. Im gleichen Tempo
04. IV. Satz - Finale - Adagio - Allegro moderato

Wiener Philharmoniker
Nikolaus Harnoncourt, regente

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domingo, 13 de novembro de 2016

Friedrich Nietzsche (1844-1900) - Lieder - Piano Works - Melodrama

A música era algo profundamente enraizado na existência de Nietzsche. Certa vez ele proferiu uma frase até hoje rememorada por muita gente: "Sem a música a vida seria um erro". Na verdade, a produção filosófica do alemão é uma grande música, uma sinfonia que anuncia o trágico, mas, que também, sugere a sua superação. Sua amizade com Wagner evidencia o quanto ele amava a música e encontrava no autor de "Tristão e Isolda", a capacidade de traduzir 'o apolíneo e o dionisíaco da vida'. Há poucas pessoas que sabem, no entanto, Nietzsche foi um compositor. Chegou a escrever algumas obras. Certa vez li (não lembro onde) alguém dizer que 'Nietzsche foi melhor filósofo que compositor'. Isto é inegável. Mesmo assim, notamos certa beleza em suas obras musicais. Elas estão grávidas por alto grau de idealismo e romantismo. Nutrem a solidão. Beijam o espírito profundo da poesia. Fazem jus a uma das coisas de que Nietzsche mais gostava: ficar sozinho "entre montanhas geladas". Este é um disco para que experimentemos a sua produção musical. Eu particularmente tenho uma paixão muito grande por Nachspiel, para mim, uma das belas canções do romantismo alemão. Outra belíssima é Es Winkt Und Neight Sich. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Friedrich Nietzsche (1844-1900) - 

01 - Mein Platz Von Der Tür
02 - Aus Der Jugendzeit
03 - Da Geht Ein Bach
04 - Das Zerbrochene Ringlein
05 - Wie Sich Rebenranken Schwingen
06 - Bechwörung
07 - Nachklang Einer Sylvesternacht
08 - Nachspiel
09 - Ständchen
10 - Unendlich
11 - Verwelkt
12 - Ungewitter
13 - Gern Und Gerner
14 - Das Kind An Die Erlochene Kerze
15 - Es Winkt Und Neight Sich
16 - Junge Fischerin
17 - Gebet An Das Leben
18 - Manfred-Meditation

Elmar Budde, piano
Aribert Reimann, piano
Dietrich Fischer-Dieskau, barítono

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Ludwig van Beethoven (1770-1827) - Symphonies 5, 1, 2 & 4 (CDs 1 & 2 de 5)

Riccardo Muti é um grande regente, mas não gosto de alguns de seus trabalhos. Parece faltar força, energia e paixão em algumas abordagens. Notei isso em um ciclo das sinfonias de Brahms que postei há alguns anos atrás. Com relação a este Beethoven que agora surge, pelo menos em minha fugidia impressão, notei repetir-se o mesmo fenômeno. Mas, tirando essa pequena e insignificante impressão pessoal, o que fica é a grandiosidade da música de Beethoven. É sempre bom voltar ao idealismo, à profundidade do sentimento moral de cada um desses trabalhos de Beethoven. Neste post, eis que saem os dois primeiros discos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Ludwig van Beethoven (1770-1827) - 

DISCO 01

01 - Symphonie Nr. 5 - I. Allegro con brio
02 - Symphonie Nr. 5 - II. Andante con moto
03 - Symphonie Nr. 5 - III. Allegro
04 - Symphonie Nr. 5 - IV. Allegro. - Presto
05 - Symphonie Nr. 1 - I. Adagio molto. - Allegro con brio
06 - Symphonie Nr. 1 - II. Andante cantabile con moto
07 - Symphonie Nr. 1 - III. Menuetto. Allegro molto e vivace
08 - Symphonie Nr. 1 - IV. Adagio. - Allegro molto e vivace

DISCO 02

01 - Symphonie Nr. 2 - I. Adagio molto. - Allegro con brio
02 - Symphonie Nr. 2 - II. Larghetto
03 - Symphonie Nr. 2 - III. Scherzo. Allegro
04 - Symphonie Nr. 2 - IV. Allegro molto
05 - Symphonie Nr. 4 - I. Adagio. - Allegro vivace
06 - Symphonie Nr. 4 - II. Adagio
07 - Symphonie Nr. 4 - III. Allegro vivace. - Un poco meno Allegro
08 - Symphonie Nr. 4 - IV. Allegro ma non troppo

The Philadelphia Orchestra
Riccardo Muti, regente

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sábado, 12 de novembro de 2016

Anton Bruckner (1824-1896) - Symphony No. 4 in E flat major - "Romantic"

Quem visita o blog, pelo menos com certa regularidade, sabe de minha admiração por Bruckner. Suas sinfonias, em minha humilde concepção, são tratados teológicos e filosóficos sobre a divindade e sobre o homem em sua pequenez diante do infinito. Elas se parecem com aquelas catedrais góticas da Idade Média, feitas para denunciar as limitações humanas diante da majestade divina. Portanto, todas as vezes que escuto Bruckner, vem-me à mente essa noção do grandioso que nos perscruta, que nos sonda, que nos pervade. Esta é mais uma versão da Quarta Sinfonia para o blog. Karl Richter, um dos maiores intérpretes de Bach (um luterano, portanto, protestante) da história, aqui se arvora em uma excelente interpretação desse trabalho bruckneriano (um católico inveterado). Percebem-se claramente andamentos mais lentos criando, com isso, uma noção ainda maior dos poderes da "Romântica". Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Anton Bruckner (1824-1896) -

01. Bewegt, nicht zu scnell
02. Andante quasi allegretto
03. Scherzo (Bewegt) - Trio (Nicht zu schnell. Keinesfalls schleppend)
04. Finale_ Bewegt, doch nicht zu schnell

Radio-Symphonie-Orchester Berlin
Karl Richter, regente

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sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Maurice Ravel (1875-1937) - Daphnis et Chloe, Le Tombeau de Couperin e La Valse

Mais um extraordinário disco sob a regência de Sergiu Celibidache. A qualidade do Ravel de Celibidache é espetacular. A magicidade do compositor, com a paleta de cores variadas, em tormenta, reveladas pelo grande regente romeno, provoca algo poderoso em nós. É para ouvir em grande êxtase. São explosões inevitáveis de uma orquestração repleta de efeitos e nuances delicados. Vale cada minuto da audição. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Maurice Ravel (1875-1937) -

01. Daphnis et Chloe - Lever du jour
02. Daphnis et Chloe - Pantomime
03. Daphnis et Chloe - Danse generale
04. Le Tombeau de Couperin - Prelude
05. Le Tombeau de Couperin - Forlane
06. Le Tombeau de Couperin - Menuet
07. Le Tombeau de Couperin - Rigaudon
08. La Valse - Poeme choregraphique pour orchestre

SWR Stuttgart Radio Symphony Orchestra
Sergiu Celibidache, regente

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quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Franz Liszt (1811-1886) - Piano Concerto no.1 in E flat major e Piano Concerto no.2 in A major; Piot I. Tchaikovsky (1840-1893) - Piano Concerto no.1 in B flat major

Nikita Magalov ou Magaloff foi um dos grandes pianistas nascidos na Rússia no século XX, morto em 1992. Neste disco, Magaloff interpreta os dois concertos para piano de Liszt e o mítico concerto para piano de Tchaikovsky. Um grande disco, deveras, não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Liszt - Piano Concerto no.1 in E flat major - I. Allegro maestoso - Tempo giusto
02. Liszt - Piano Concerto no.1 in E flat major - II. Quasi adagio
03. Liszt - Piano Concerto no.1 in E flat major - III. Allegretto vivace
04. Liszt - Piano Concerto no.1 in E flat major - IV. Allegro marziale animato
05. Liszt - Piano Concerto no.2 in A major - I. Adagio sostenuto assai - Allegro
06. Liszt - Piano Concerto no.2 in A major - II. Allegro moderato
07. Liszt - Piano Concerto no.2 in A major - III. Marziale, un poco meno allegro
08. Liszt - Piano Concerto no.2 in A major - IV. Allegro animato
09. Tchaikovsky - Piano Concerto no.1 in B flat major - I. Allegro non troppo e m
10. Tchaikovsky - Piano Concerto no.1 in B flat major - II. Andantino - Prestissi
11. Tchaikovsky - Piano Concerto no.1 in B flat major - III. Allegro con fuoco

Residentie Orkest Den Haag
Tonhalle Orchester Zürich
Willem van Otterloo, regente
Serge Baudo, regente
Nikitta Magaloff, piano

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quarta-feira, 9 de novembro de 2016

César Franck (1822-1890) - Piano Trio, Op. 1 No. 1 e Violin Sonata

César Franck foi um compositor formidável. Fez incursões em várias frentes. Possuía uma intimidade profunda com o órgão. Possui uma quantidade significativa de obras para esse instrumento. Fez incursões no campo sinfônico também. Sua Sinfonia em Ré é uma grande referência das sinfonias escritas no século XIX. Mas escreveu uma fina e delicada obra característica também. Um exemplo é a sua Sonata para Violino em Lá, que julgo como uma das obras camerísticas mais lindas que conheço. O primeiro movimento é digno da música brahmsiana. As irmãs Bekova lançaram - se não me engano - dois discos com as obras camerísticas de César Frank. Em 2010, postei o primeiro disco. O link não está mais ativo. E, agora, seis anos depois, sai o volume 1. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

César Franck (1822-1890) -

01. Piano Trio, Op. 1 No. 1 - I. Andante con moto
02. Piano Trio, Op. 1 No. 1 - II. Allegro molto -
03. Piano Trio, Op. 1 No. 1 - III. Finale_ Allegro maestoso
04. Violin Sonata - I. Allegretto ben moderato
05. Violin Sonata - II. Allegro
06. Violin Sonata - III. Recitativo-fantasia_ Ben moderato -
07. Violin Sonata - IV. Allegretto poco mosso

The Bekova Sisters
Elvira Bekova, violino
Alfia Bekova, cello
Eleonora Bekova, piano


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terça-feira, 8 de novembro de 2016

Béla Bártok (1881-1945) - Mikrokosmos (Complete) - Books 1 - 6

Que Bártok foi um genial compositor, isso não se pode negar. Nem sempre é fácil admiti-lo em uma primeira audição. O sujeito era um verdadeiro monstro, um profundo conhecedor do que de fato era a música. As obras encontradas neste disco denominadas Mikrokosmos ("pequeno universo") são um conjunto de 153 peças para piano, que revelam uma gradação incrível. É como se elas tivessem sido escritas para um principiante, mas o nível de dificuldade nos aponta outra disposição. É como se essas peças fossem "As variações Goldberg" do século XX. O gênio húngaro as escreveu em um espaço de 13 anos - de 1926 a 1926. Trata-se de um grande disco sem sombra de dúvida. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Béla Bártok (1881-1945) -

DISCO 01

01. No. 1 _ Six Unison Melodies (1)
02. No. 2 _ Six Unison Melodies (2) (versions A and B)
03. No. 3 _ Six Unison Melodies (3)
(..)
94. No. 94 _ Once Upon A Time
95. No. 95 _ Fox Song (Versions A And B Version B With Voice)
96. No. 96 _ Jolts

DISCO 02

01. No. 97 _ Notturno
02. No. 98 _ Thumbs Under
03. No. 99 _ Hands Crossing
(...)
55. No. 151 _ Six Dances in Bulgarian Rhythm 4
56. No. 152 _ Six Dances in Bulgarian Rhythm 5
57. No. 153 _ Six Dances in Bulgarian Rhythm 6

Jeno Jandó, piano

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segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Johann Baptist Vanhal (1739-1813) - Three Violin Concertos

Não cheguei a conferir, mas este é o segundo ou terceiro disco que posto de Vanhal. Trata-se de um compositor de grande importância. Ele foi um dos primeiros compositores a viver da sua obra e do ensino. Numerosos e importantes compositores - como Pleyel - estudaram com Vanhal. Além da importância no campo do ensino, assim como Haydn, Vanhal deu uma contribuição grandiosa ao desenvolvimento da sinfonia, tendo escrito mais de cem delas. Neste disco pelo selo Naxos, temos três dos seus concertos para violino. São tipicamente clássicos. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Johann Baptist Vanhal (1739-1813) -

Violin Concerto in G major (Weinmann IIbG3)
01. I. Allegro moderato
02. II. Adagio
03. III. Allegro

Violin Concerto in G major (Weinmann IIbG1)
04. I. Allegro moderato
05. II. Andante
06. III. Allegro

Violin Concerto in B flat major (Weinmann IIbBb1)
07. I. Allegro moderato
08. II. Adagio
09. III. Allegro

Cologne Chamber Orchestra
Helmut Müller-Brühl, regente
Takako Nishizaki, violino

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domingo, 6 de novembro de 2016

Robert Schumann (1810-1856) - Concerto for Piano & Orchestra in A minor, Op. 54, Franz Liszt (1811-1886) - Concerto for Piano & Orchestra No. 1 in E-flat, S 124 e Camille Saint-Saëns (1835-1921) - Concerto for Piano & Orchestra No. 2 in G minor, Op. 22

Há sempre o que se aprender com aquilo que já passou. Nem sempre o que se passou está datado. Um exemplo está representado neste disco. Traz três concertos que foram executados no final dos anos 50, do século XX. A distância talvez pudesse gerar alguma desconfiança. Mas não é o que vemos. Rubinstein é um campeão das interpretações românticas. Ele sabia mergulhar como ninguém nesse universo repleto de delicadezas e "rasgos" primais de sentimentos. O destaque fica para as interpretações de Schumann e Liszt. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Robert Schumann (1810-1856) -

Concerto for Piano & Orchestra in A minor, op. 54
01. I. Allegro affetuoso
02. II. Intermezzo_ Andantino - attacca
03. III. Allegro vivace

Chicago Symphony Orchestra
Carlo Maria Giulini, regente

Franz Liszt (1811-1886) -

Concerto for Piano & Orchestra No. 1 in E-flat, S 124
04. I. Allegro maestoso
05. II. Quasi adagio
06. III. Allegretto vivace - Allegro animato
07. IV. Allegro marziale animato

RCA Victor Symphony Orchestra
Alfred Wallenstein, regente

Camille Saint-Saëns (1835-1921) -

Concerto for Piano & Orchestra No. 2 in G minor, op. 22
08. I. Andante sostenuto
09. II. Allegro scherzando
10. III. Presto

Symphony of the Air
Alfred Wallenstein, regente

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sábado, 5 de novembro de 2016

Pietro Locatelli (1695-1674) - Concerti Grossi Op. 1 (Nos. 2, 4, 7, 8, 9, 10)

Pietro Locatelli foi um compositor italiano e talentoso violinista. É considerado como o maior violinista do seu tempo, sendo chamado pelos estudiosos de "Paganini do século XVII". Se não for exagero, pelo menos serve para nos fornecer uma ideia de suas habilidades. Tanto é assim, que a maior parte de sua obra foi escrita para violino. A postagem sai logo após eu ter escutado este delicioso disco, cuja elegância e frescor da música nos abre um horizonte para notarmos o virtuosismo do grande músico. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Pietro Locatelli (1695-1674) - Concerti Grossi Op. 1 (Nos. 2, 4, 7, 8, 9, 10)

01. Concerto XI a quattro in C minor I. Largo   
02. Concerto XI a quattro in C minor II. Allemanda: Allegro  
03. Concerto XI a quattro in C minor III. Sarabanda: Largo  
04. Concerto XI a quattro in C minor IV. Giga: Allegro  
05. Concerto VIII "Pastorale" a cinque in F minor I. Largo. Grave  
06. Concerto VIII "Pastorale" a cinque in F minor II. Vivace   
07. Concerto VIII "Pastorale" a cinque in F minor III. Grave   
08. Concerto VIII "Pastorale" a cinque in F minor IV. Largo Andante  
09. Concerto VIII "Pastorale" a cinque in F minor V. Andante  
10. Concerto VIII "Pastorale" a cinque in F minor VI. Pastorale ad libitum obbligata con tutto il concerto grosso: Largo Andante  
11. Concerto VII a cinque in F major I. Allegro   
12. Concerto VII a cinque in F major II. Largo 
13. Concerto VII a cinque in F major III. Allegro  
14. Concerto II a quattro in C minor I. Adagio 

15. Concerto II a quattro in C minor II. Allegro 
16. Concerto II a quattro in C minor III. Largo 
17. Concerto II a quattro in C minor IV. Allegro   
18. Concerto II a quattro in C minor V. Allegro  
19. Concerto IX a quattro in D major I. Allegro  
20. Concerto IX a quattro in D major II. Largo   
21. Concerto IX a quattro in D major III. Allemanda: Allegro  
22. Concerto IX a quattro in D major IV. Sarabanda: Largo  
23. Concerto IX a quattro in D major V. Allegro   
24. Concerto IV a quattro in E minor I. Adagio  
25. Concerto IV a quattro in E minor II. Allegro   
26. Concerto IV a quattro in E minor III. Largo   
27. Concerto IV a quattro in E minor IV. Allegro   

Freiburger Barockorchester
Gottfried von der Golt, direção

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Igor Stravinsky (1882-1971) - Oedipus Rex, Symphonies, Concertos, Ballets and Other Works (CDs 1 e 2 de 5)

Igor Stravinsky foi uma das figuras mais emblemáticas do século XX. É um tipo de sujeito cosmopolita por natureza, abrigando em si a capacidade de ser e estar em vários espaços e se senti um cidadão do mundo. Nasceu na Rússia, mas, apesar de seu país ser o maior da terra, aquele espaço era pequeno para a sua capacidade criativa inquieta. Notabilizou-se inicialmente pelos ballets que escreveu sob encomenda de Sergei Diaghilev. Impossível fazer qualquer referência à música do século XX sem mencionar a sua importância revolucionária. Esta imponente caixa é uma seleção com algumas de suas obras, sob a regência de Neeme Järvi. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Igor Stravinsky (1882-1971) -

DISCO 01

01. Oedipus Rex_ Prologue. Spectateurs (Speaker)
02. Oedipus Rex_ Act I. 'Caedit nos pestis' (Chorus)
03. Oedipus Rex_ Act I. 'Liberi, vos liberabo' (Oedipus)
04. Oedipus Rex_ Act I. 'Voici Cr¨¦on' (Speaker)
05. Oedipus Rex_ Act I. 'Respondit deus' (Cr¨¦on)
06. Oedipus Rex_ Act I. 'Non reperias' (Oedipus)
07. Oedipus Rex_ Act I. '.dipe interroge ...' (Speaker)
08. Oedipus Rex_ Act I. 'Delie exspectamus' (Chorus)
09. Oedipus Rex_ Act I. 'Dicere non possum' (Tiresias)
10. Oedipus Rex_ Act I. 'Invidia fortunam odit' (Oedipus)
11. Oedipus Rex_ Act II. 'Gloria!' (Chorus)
12. Oedipus Rex_ Act II. 'La dispute des princes ...' (Speaker)
13. Oedipus Rex_ Act II. 'Nonne erubescite reges' (Jocasta)
14. Oedipus Rex_ Act II. 'Laius in trivio' (Jocasta, Oedipus, Chorus)
15. Oedipus Rex_ Act II. 'Oracula ...' (Jocasta, Oedipus)
16. Oedipus Rex_ Act II. 'Le t¨¦moin du meurtre ...' (Speaker)
17. Oedipus Rex_ Act II. 'Adest omniscius' (Messenger, Chorus)
18. Oedipus Rex_ Act II. 'Oportebat tacere' (Shepherd)
19. Oedipus Rex_ Act II. 'Nonne monstrum rescituri' (Oedipus)
20. Oedipus Rex_ Act II. 'In montre reppertus est' (Shepherd, Messenger, Chorus)
21. Oedipus Rex_ Act II. 'Natus sum' (Oedipus)
22. Oedipus Rex_ Act II. 'Et maintenant ...' (Speaker)
23. Oedipus Rex_ Act II. 'Divum Jocastae caput mortuum' (Messenger, Shepherd)

DISCO 02

01. Symphony (No.1) in E flat major, Op.1 - 1. Allegro moderato
02. Symphony (No.1) in E flat major, Op.1 - 2. Scherzo. Allegretto
03. Symphony (No.1) in E flat major, Op.1 - 3. Largo
04. Symphony (No.1) in E flat major, Op.1 - 4. Finale. Allegro molto
05. Violin Concerto - 1. Toccata
06. Violin Concerto - 2. Aria I
07. Violin Concerto - 3. Aria II
08. Violin Concerto - 4. Capriccio

Orchestre De La Suisse Romande
Neeme Järvi, regente

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sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Olivier Messiaen (1908-1992) - Turangalila Symphony & L'ascension

A Turangalila é uma das principais do grande inspirado compositor Olivier Messiaen. Não se trata de uma obra simples, de imediata assimilação. Aliás, Messiaen não é um compositor fácil. Foi um dos mais geniais e prolíficos compositores do século XX. A Turangalila foi composta no período de 1946 a 1948 e teve a sua estreia sob a batuta de Leonard Bernstein. Possui uma dramaticidade comovente, uma matização bem particular, uma tonalidade espinhenta e uma linguagem rítmica típica do compositor. Como sempre, temos mais um excelente disco do selo Naxos, com o polivalente Antoni Wit. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Olivier Messiaen (1908-1992) -

DISCO 01

01. Turangalila Symphony - I Introduction
02. Turangalila Symphony - II Chant d'amour 1
03. Turangalila Symphony - III Turangalila 1
04. Turangalila Symphony - IV Chant d'amour 2
05. Turangalila Symphony - V Joie du sang des etoiles
06. Turangalila Symphony - VI Jardin du sommeil
07. Turangalila Symphony - VII Turangalila 2

DISCO 02

01. Turangalila Symphony - VIII Developpement de l'Amour
02. Turangalila Symphony - IX Turangalila 3
03. Turangalila Symphony - X Final
04. L'ascension - I Majeste du Christ demandant sa gloire a son Pere
05. L'ascension - II Alleluias sereins d'une ame qui desire le ciel
06. L'ascension - III Alleluia sur la trompette, Alleluia sur la cymbale
07. L'ascension - IV Priere du Christ montant vers son Pere

Polish National Radio Symphony Orchestra
Antoni Wit, regente
François Weigel, piano
Thomas Bloch, Ondes Martenot

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quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Modest Mussorgsky (1839 - 1881) - Pictures at an Exhibition e Igor Stravinsky (1882-1971) - The Fairy's Kiss

Este disco estava separado há alguns dias para ser postado. Somente hoje consegui fazê-lo. Trata-se de uma daquelas revitalizações da DG, com obras de Sergiu Celibidache. Não preciso dizer que é um material especial. Os discos que surgem com obras regidas por Celibidache geram, no mínimo, um misto de curiosidade e admiração por parte do ouvinte. Aqui o regente teuto-romeno, conduz dois grandes compositores russos - Mussorgsky e Stravinsky. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

01. Pictures at an Exhibition - Promenade
02. Pictures at an Exhibition - Gnomus
03. Pictures at an Exhibition - Promenade
04. Pictures at an Exhibition - Il vecchio castello
05. Pictures at an Exhibition - Promenade
06. Pictures at an Exhibition - Tuilleries
07. Pictures at an Exhibition - Bydto
08. Pictures at an Exhibition - Promenade
09. Pictures at an Exhibition - Ballet of the Unhatched Chicks
10. Pictures at an Exhibition - Samuel Goldberg et Schmuyle
11. Pictures at an Exhibition - Limoges - le marche
12. Pictures at an Exhibition - Catacombes
13. Pictures at an Exhibition - Cum mortuis in lingua mortua
14. Pictures at an Exhibition - The Hut on Chicken's Legs (Baba-Yaga)
15. Pictures at an Exhibition - The Great Gate of Kiev
16. The Fairy's Kiss - Sinfonia - Andante Allegro sostenuto
17. The Fairy's Kiss - Scene 2 - A Village Fete
18. The Fairy's Kiss - Valse - Poco piu lento
19. The Fairy's Kiss - Scene 3 - At the Mill
20. The Fairy's Kiss - Pas de deux -  Adagio
21. The Fairy's Kiss - Variation -  Allegretto grazioso
22. The Fairy's Kiss - Coda -  Presto

SWR Stuttgart Symphony Orchestra
Sergiu Celibidache, regente

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quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Marc-Antoine Charpentier (1645-1704) - Te Deum, Messe de Minuit pour Noel

Última postagem do dia, ainda com motivos religiosos. Escutei este disco umas duas vezes no dia de hoje. Trata-se de material de grande beleza e maviosidade. Marc-Antoine Charpentier foi um dos mais talentosos compositores de sua geração. Nascido na França Absolutista, apesar do talento, não alcançou nenhum posto importante na corte real, diferentemente do que se deu com Lully. Charpentier compôs uma quantidade considerável de material religioso - motetos, missas, dramas sacros etc. Seu estilo é considerado italianíssimo. As duas obras que aparecem neste disco são por demais delicadas, principalmente a Messe de Minuit pour Noel. Não deixe de ouvir. Uma boa apreciação!

Marc-Antoine Charpentier (1645-1704) -

01. Te Deum - Prelude
02. Te Deum laudamus
03. Te aeternum Patrem
04. Pleni sunt coeli et terra
05. Te per orbem terrarum
06. Tu devicto mortis aculeo
07. Judex crederis
08. Te ergo quaesumus
09. Aeterna fac cum sanctis
10. Dignare Domine
11. Fiat misericordia
12. In te Domine speravi
13. Messe de Minuit pour Noel - Kyrie
14. Gloria
15. Credo
16. Offertoire
17. Sanctus
18. Agnus Dei

Academy of the Saint Martin in the Fields
English Chamber Orchestra
Choir of King's College, Cambridge
Philip Ledger, direção
Sir David Willcocks, direção

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